Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: wxPython ::: Imagens e Fotos

Como adicionar uma imagem de fundo em janelas e formulários do wxPython usando uma classe wx.Panel personalizada

Quantidade de visualizações: 21 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos inserir uma imagem de fundo em janelas, diálogos e formulários do wxPython. Para isso criaremos um painel personalizado a partir da classe wx.Panel.

No nosso painel personalizado nós faremos uma interceptação do evento wx.EVT_ERASE_BACKGROUND para chamar uma função que carrega a imagem de fundo desejada como um objeto wx.Bitmap e a desenha no fundo do painel usando a função DrawBitmap do contexto de desenho.

Veja o código wxPython completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx

# classe que representa a janela da aplicação wxPython
class Janela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Imagem de fundo na aplicação wxPython", size=(800, 530))
    
    # Cria um painel
    painel = Painel(self)

    # criamos um BoxSizer
    vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL)
 
    # vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer
    btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30)) 
    btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30))
    btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30))
    vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
 
    # colocamos o sizer no painel
    painel.SetSizer(vbox)

# classe Painel personalizada que servirá para adicionarmos
# a imagem de fundo na aplicação wxPython
class Painel(wx.Panel):
  # método construtor
  def __init__(self, parent):
    wx.Panel.__init__(self, parent=parent)
    self.frame = parent

    # vamos criar uma função personalizada que intercepta o
    # evento wx.EVT_ERASE_BACKGROUND
    self.Bind(wx.EVT_ERASE_BACKGROUND, self.on_erase_background)

  # função que será chamada todas as vezes que o evento
  # wx.EVT_ERASE_BACKGROUND for disparado
  def on_erase_background(self, event):
    # obtemos o contexto de desenho do evento
    dc = event.GetDC()

    # não foi possível obter o contexto de desenho?
    if not dc:
      dc = wx.ClientDC(self)
      rect = self.GetUpdateRegion().GetBox()
      dc.SetClippingRect(rect)

    dc.Clear()
    # carregamos a imagem de fundo
    bmp = wx.Bitmap("imagem_fundo.jpg")
    # e a desenhamos na tela
    dc.DrawBitmap(bmp, 0, 0)

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = Janela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.