Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais (repetidos) e os escreva - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 418 vezes |
Pergunta/Tarefa: Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais (repetidos) e os escreva. Se não houver números duplicados, mostre uma mensagem informando. Sua saída deve ser parecida com: Informe o 1.o valor: 6 Informe o 2.o valor: 2 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 6 Informe o 5.o valor: 1 Informe o 6.o valor: 1 Informe o 7.o valor: 8 Informe o 8.o valor: 5 Informe o 9.o valor: 4 Informe o 10.o valor: 7 Os números repetidos foram: 6, 4, 1 Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 7 Informe o 3.o valor: 6 Informe o 4.o valor: 1 Informe o 5.o valor: 2 Informe o 6.o valor: 3 Informe o 7.o valor: 50 Informe o 8.o valor: 32 Informe o 9.o valor: 4 Informe o 10.o valor: 11 Não houve números repetidos Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Leia um vetor de 10 posições e verifique" // Enunciado do exercício: Leia um vetor de 10 posições e verifique // se existem valores iguais (repetidos) e os escreva. Se não houver // números duplicados, mostre uma mensagem informando. var // variáveis usadas na resolução do problema numeros: vetor[1..10] de inteiro repetidos: vetor[1..10] de inteiro i, j, aux, contador: inteiro registrado: logico inicio // vamos fazer a leitura dos 10 números inteiros para i de 1 ate 10 faca escreva("Informe o", i, ".o valor: ") leia(numeros[i]) fimpara // agora vamos verificar os valores repetidos no vetor // numeros e guardá-los no vetor repetidos contador <- 0 para i de 1 ate 10 faca para j de i ate 10 faca // vamos comparar os valores nos diferentes índices // do vetor numeros se ((numeros[i] = numeros[j]) e (i <> j)) entao // encontramos uma repetição. Vamos verificar se ela // já foi registrada registrado <- falso para aux de 1 ate contador faca se repetidos[aux] = numeros[i] entao registrado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara // essa repetição não foi registrada ainda se registrado = falso entao contador <- contador + 1 repetidos[contador] <- numeros[i] fimse fimse fimpara fimpara // vamos mostrar os valores repetidos se contador = 0 entao escreval() escreval("Não houve números repetidos") senao escreval() escreva("Os números repetidos foram:") para i de 1 ate contador faca escreva(repetidos[i], ", ") fimpara fimse fimalgoritmo |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversaQuantidade de visualizações: 699 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: def exibirInverso(valor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 932 O valor invertido é: 239 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem # inversa def exibirInverso(valor): # a parada da recursividade é o valor igual a 0 if valor != 0: print(valor % 10, end ="") valor = valor // 10 exibirInverso(valor) # efetua uma nova chamada recursiva # método principal def main(): # solicita um valor inteiro ao usuário numero = int(input("Informe um valor inteiro: ")) # exibe o valor na ordem invertida print("O valor invertido é: ", end =" ") exibirInverso(numero) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elasQuantidade de visualizações: 14283 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados. No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código Java completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; import javax.swing.event.*; public class Estudos extends JFrame{ int linha, coluna; public Estudos(){ super("JTable"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); class CellListener extends MouseMotionAdapter{ public void mouseMoved(MouseEvent e){ JTable tb = (JTable)e.getSource(); linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint()); coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint()); tb.repaint(); } } class ColorirCelula extends JLabel implements TableCellRenderer{ public ColorirCelula(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(row == linha && column == coluna){ this.setBackground(Color.yellow); } else{ this.setBackground(table.getBackground()); } this.setText(value.toString()); return this; } } Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); tabela.addMouseMotionListener(new CellListener()); tabela.setDefaultRenderer(Object.class, new ColorirCelula()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()Quantidade de visualizações: 28677 vezes |
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void *malloc(size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // aloca memória para um int ponteiro = malloc(4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = malloc(quant * sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como obter a quantidade de linhas em um controle TDBGrid do Delphi (duas formas)Quantidade de visualizações: 10130 vezes |
A quantidade de linhas em um controle TDBGrid pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira consiste em fazer uma conversão de TDBGrid para TStringGrid e usar a propriedade RowCount. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var quantLinhas: Integer; begin // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid quantLinhas := TStringGrid(DBGrid1).RowCount; // vamos mostrar o resultado ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.'); end; Ao executar este código você verá um mensagem parecida com: "O DBGrid possui 5 linhas." Note que a propriedade RowCount inclui a linha reservada aos títulos das colunas do DBGrid, ou seja, uma linha a mais que a quantidade de registros no controle. A segunda forma de se obter a quantidade de linhas no DBGrid consiste em obter a quantidade de registros no TDataSet no qual o DBGrid está conectado por meio de sua propriedade DataSource. Veja como isso pode ser feito: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var quantLinhas: Integer; begin // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid quantLinhas := DBGrid1.DataSource.DataSet.RecordCount; // vamos mostrar o resultado ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.'); end; Veja que aqui nós usamos a propriedade RecordCount para obter a quantidade de registros no DataSet. Note que agora a contagem de linhas não inclui a linha reservada para os títulos das colunas. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Java ::: Pacote java.awt.image ::: BufferedImage |
Como desenhar um BufferedImage em um JComponent do JavaQuantidade de visualizações: 10735 vezes |
Neste exemplo nós usamos o método drawImage() da classe Graphics para desenhar o conteúdo de um BufferedImage (que contém uma imagem JPG) em uma JFrame do Java Swing:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read( new File("imagens/fundo.jpg")); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ desenhar(); } } } ); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public void desenhar(){ // desenha a imagem no JFrame Graphics g = getGraphics(); g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como retornar o índice da primeira ocorrência de um elemento em um array do JavaScript usando a função indexOf() |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |