Você está aqui: Visual LISP ::: Dicas & Truques ::: Layer, Layers

Como testar se uma layer existe em um documento do AutoCAD usando Visual LISP e uma função personalizada

Quantidade de visualizações: 263 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função Visual LISP personalizada para testar se uma determinada layer existe em um documento do AutoCAD. Como acontece nas outras dicas, o primeiro passo é usar as funções vlax-get-acad-object e vla-get-ActiveDocument para obter o objeto AutoCAD e o documento ativo.

O passo seguinte é obter a coleção de layers usando a função vla-get-Layers. Note que nossa função personalizada recebe a coleção de layers do documento e o nome da layer a ser pesquisada e retorna verdadeiro ou falso dependendo da existência dela.

Nossa função Pesquisar_Layer faz uso das funções vl-catch-all-error-p e vl-catch-all-apply para verificar se há algum erro de automação na chamada à função vla-item, que acessa um item na coleção de layers. Se houver erro, então sabemos que a layer pesquisada não existe.

Veja o código Visual LISP completo para o exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Ao executar este código Visual LISP nós teremos uma de duas mensagens possíveis:

A layer existe
A layer não existe

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Visual LISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 30 usuários muito felizes estudando em nosso site.