Você está aqui: Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como criar um filtro de seleção de elementos no Revit usando Revit Python Shell e a interface ISelectionFilter da API do RevitQuantidade de visualizações: 415 vezes |
|
Quando estamos escrevendo macros ou plug-ins Revit usando Revit Python Shell e que pedem para o usuário selecionar um ou mais elementos, é sempre uma boa idéia fornecer um filtro de elementos, ou seja, quais tipos de elementos serão permitidos na seleção. Isso faz sentido. Imagine, por exemplo, que o seu código está esperando que o usuário selecione uma parede e, sem perceber, o usuário seleciona uma porta. Sua macro ou add-in vai prosseguir com a execução e, caso não provoque um erro imediato, estará trabalhando com o elemento errado. As funções de seleção PickElementsByRectangle(), PickObject() e PickObjects() da classe Selection aceitam um argumento do tipo ISelectionFilter, que é uma interface que nos permite definir um filtro para os elementos que poderão ser selecionados pelo usuário. Tudo que temos a fazer é criar uma classe Python que implementa esta interface e fornecer nossa própria implementação para os métodos AllowElement() e AllowReference(). Veja um trecho de código Revit Python Shell completo no qual pedimos para o usuário selecionar uma parede. O usuário pode até passar o mouse por cima de outros elementos, mas somente paredes serão destacadas e poderão ser selecionadas: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
# faz os imports necessários
from Autodesk.Revit.UI.Selection import *
from Autodesk.Revit import DB, UI
# classe personalizada que permite definir o tipo de elemento que
# pode ser selecionado
class FiltroSelecao(ISelectionFilter):
# método construtor
def __init__(self, nome_categoria):
self.nome_categoria = nome_categoria
# método que verifica se o elemento é permitido
def AllowElement(self, e):
if e.Category.Name == self.nome_categoria:
return True
else:
return False
# em geral este método retorna false para não permitir referências
def AllowReference(self, ref, point):
return False
# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()
try:
# vamos criar o filtro de seleção de elementos
filtro = FiltroSelecao("Paredes")
# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, filtro,
"Selecione uma parede")
# obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
elemento = doc.GetElement(selecionado)
# e mostramos o resultado
print("O id da parede selecionada é: {0}".format(elemento.Id))
except Exception as e:
print(str(e))
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente
__window__.Show()
__window__.Topmost = True
Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos um resultado parecido com: O id da parede selecionada é: 360294 |
|
|
Veja mais Dicas e truques de Revit Python Shell |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







