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Escreva um algoritmo VisuAlg que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Desafio de Programação Resolvido em VisuAlg

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados.

Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort).

Sua saída deve ser parecida com:

Vetor gerado aleatoriamente:

34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 

Vetor ordenado de forma crescente:

5 13 27 31 34 34 71 72 76 98
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Uso de vetores e matrizes em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[0..9] de inteiro
  i, j, aux: inteiro
  
inicio
  // vamos preencher o vetor com os valores randômicos
  para i de 0 ate 9 faca
    valores[i] <- RandI(100)
  fimpara

  // mostra o vetor gerado
  escreval("Vetor gerado aleatoriamente:")
  escreval()
  para i de 0 ate 9 faca
    escreva(valores[i], " ")
  fimpara

  // agora vamos ordenar o vetor de forma crescente
  escreval()
  escreval()
  escreval("Vetor ordenado de forma crescente:")
  escreval()

  // ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort
  para i de 0 ate 9 faca
    para j de i ate 9 faca
      se valores[i] > valores[j] entao
        aux <- valores[i]
        valores[i] <- valores[j]
        valores[j] <- aux
      fimse
    fimpara
  fimpara

  // mostra o vetor ordenado
  para i de 0 ate 9 faca
    escreva(valores[i], " ")
  fimpara

  escreval()
  escreval()

fimalgoritmo


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