Você está aqui: Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Formulários e Janelas

Como criar uma tela de login usando Tkinter Python

Quantidade de visualizações: 5454 vezes
Nesta dica mostrarei como fazer uma tela de login em Tkinter Python e testar se o nome de usuário e senha informados estão corretos ou não. Trata-se de uma aplicação Tkinter do mundo real e que serve como ponto de partida para outros projetos GUI muito interessantes.

Antes de analisar o código, veja o resultado da tela na imagem abaixo:



O layout da janela foi criado usando o gerenciador de geometria grid e, como podemos ver, este é realmente o melhor gerenciador de layout do Tkinter. Você verá também como os componentes Label, Entry e Button são usados, assim como a técnica necessária para converter uma caixa de texto Entry em uma caixa de texto de senha.

Para finalizar o exemplo, você aprenderá como responder ao clique do botão Entrar e validar o nome de usuário e senha informados.

Veja o código Tkinter Python completo para a aplicação:

# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *
from tkinter import messagebox

# método que permite autenticar o usuário
def autenticar_usuario():
  # vamos obter o valor da caixa de texto usuário
  usuario = txt_usuario.get()
  # vamos obter o valor da caixa de texto senha
  senha = txt_senha.get()
  # vamos testar se o nome de usuário e a senha estão corretos
  if(usuario == "admin" and senha == "1234"):
    messagebox.showinfo("Aviso", "Usuário e senha corretos")
  else:
    messagebox.showinfo("Aviso", "Usuário e senha não conferem")

# método principal
def main():
  global janela_login
  global txt_usuario
  global txt_senha

  # vamos criar a tela de login
  janela_login = Tk()

  # vamos definir o tamanho da janela
  janela_login.geometry("260x120")

  # o titulo da janela
  janela_login.title("Login do Usuário")

  # evitamos que a janela seja redimensionada
  janela_login.resizable(False, False)

  # vamos configurar o grid
  janela_login.columnconfigure(0, weight=1)
  janela_login.columnconfigure(1, weight=3)

  # nome do usuário
  label_usuario = Label(janela_login, text="Usuário:")
  label_usuario.grid(column=0, row=0, sticky=W, padx=15, pady=10)
  txt_usuario = Entry(janela_login, width=28)
  txt_usuario.grid(column=1, row=0, sticky=E, padx=15, pady=10)

  # senha
  label_senha = Label(janela_login, text="Senha:")
  label_senha.grid(column=0, row=1, sticky=W, padx=15, pady=0)
  txt_senha = Entry(janela_login, show="*", width=28)
  txt_senha.grid(column=1, row=1, sticky=E, padx=15, pady=0)

  # botão de login
  btn_login = Button(janela_login, text="Entrar", command=autenticar_usuario)
  btn_login.grid(column=1, row=3, sticky=E, padx=15, pady=10)

  # entramos no loop de eventos 
  janela_login.mainloop() 

if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.