Você está aqui: HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como movimentar uma imagem na superfície do elemento Canvas do HTML5 usando as teclas de direçãoQuantidade de visualizações: 1034 vezes |
Nesta dica mostrarei uma das técnicas básicas para a animação em HTML5 + JavaScript. Trata-se de detectar as teclas de direção do teclado e movimentar uma imagem na tela, ou melhor, na superfície de um elemento Canvas. Nem preciso reforçar que esta técnica é essencial para o desenvolvimento de jogos em JavaScript. Antes de vermos o código é importante lembrar que as imagens do foguete e das nuvens foram colocadas no mesmo diretório da página HTML. Como essas imagens podem ter direitos reservados, eu não as incluí para download. Fica por sua conta encontrá-las na internet ou desenhar as suas próprias. Então, sem mais enrolação, veja o código JavaScript + HTML5 completo, sem plugs-ins nem bibliotecas, apenas "Plain Old JavaScript": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Introdução a HTML5 Games</title> <style type="text/css"> body {background-color: white}; </style> </head> <body onLoad="desenharFoguete()"> <Canvas id="canvas" style="background-color: white" width="600" height="600"> </Canvas> <script type="text/javascript"> "use strict"; // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos carregar a imagem do foguete var foguete = new Image(); foguete.src = "foguete.gif"; // GIF transparente // vamos carregar a imagem de fundo var fundo = new Image(); fundo.src = "nuvens.jpg"; // posições iniciais do foguete var largura_imagem = 80; var altura_imagem = 125; var posX = (canvas.width / 2) - (largura_imagem / 2); var posY = (canvas.height / 2) - (altura_imagem / 2); function desenharFoguete(){ // limpamos toda a área de desenho contexto.clearRect(0, 0, canvas.width, canvas.height); // vamos desenhar o fundo contexto.drawImage(fundo, 0, 0); // vamos desenhar o foguete no centro do Canvas contexto.drawImage(foguete, posX, posY); } document.onkeydown = function(e){ // obtém a tecla pressionada var key = window.event?e.keyCode:e.which; if(key == 37){ // é a seta para a esquerda? posX = posX - 5; // move 5 pixels para a esquerda } else if(key == 38){ // é a seta para cima? posY = posY - 5; // move 5 pixels para cima } else if(key == 39){ // é a seta para a direita? posX = posX + 5; // move 5 pixels para a direita } else if(key == 40){ // é a seta para baixo? posY = posY + 5; // move 5 pixels para baixo } desenharFoguete(); // redesenha o foguete e o background } </script> </body> </html> |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como pesquisar um valor em um vetor C# e retornar seu índice usando a função IndexOf() da classe ArrayQuantidade de visualizações: 13418 vezes |
Nesta dica mostrarei como pesquisar um valor em um array C# e retornar o índice de sua primeira ocorrência usando o método IndexOf() da classe Array. Este método recebe uma referência ao array que queremos pesquisar e o valor a ser pesquisado. Neste exemplo queremos pesquisar um valor inteiro. Veja o código C# completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria e inicializa um array de inteiros int[] valores = { 14, 69, 21, 30, 17, 23, 14 }; Console.Write("Informe o valor a ser pesquisado: "); string valor = Console.ReadLine(); int pos = Array.IndexOf(valores, Convert.ToInt32(valor)); if (pos > -1) { Console.WriteLine("O valor pesquisado foi encontrado no índice: " + pos); } else { Console.WriteLine("O valor pesquisado não foi encontrado."); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor a ser pesquisado: 17 O valor pesquisado foi encontrado no índice: 4 |
VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço Do...While...Loop do VB.NETQuantidade de visualizações: 17284 vezes |
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita. O laço Do...While...Loop é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado. Veja um exemplo de laço Do...While...Loop que nos permite exibir os números de 0 a 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Dim numero As Integer = 0 Do While numero <= 10 Console.WriteLine(numero) numero += 1 Loop Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Dim numero As Integer = 10 Do While numero >= 0 Console.WriteLine(numero) numero -= 1 Loop Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço pára. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Dim pode As Boolean = True Dim valor As Integer = 1 Do While pode Console.WriteLine(valor) valor += 1 If valor > 20 Then pode = False End If Loop |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como retornar o nome de um arquivo sem a extensão em C# usando o método GetFileNameWithoutExtension() da classe PathQuantidade de visualizações: 12481 vezes |
A função GetFileNameWithoutExtension() da classe Path do C# facilita o nosso trabalho quando precisamos obter o caminho e nome de um arquivo sem a sua extensão, ou seja, se o nome do arquivo for "video.mp4", a função nos retornará apenas "video". O método GetFileNameWithoutExtension() recebe uma string representando o caminho e nome do arquivo e retorna uma outra string contendo o nome do arquivo sem a extensão. Veja um exemplo completo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections; using System.IO; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // caminho e nome do arquivo com a extensão string arquivo = "C:\\estudos_csharp\\texto.txt"; // obtém o nome do arquivo sem a extensão string arquivo2 = Path.GetFileNameWithoutExtension(arquivo); // exibe o resultado Console.WriteLine("O nome do arquivo sem a extensão " + "é: {0}", arquivo2); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O nome do arquivo sem a extensão é: texto |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como adicionar zeros ou outro caractere ao final de uma string em JavaScript usando a função padEnd() do objeto StringQuantidade de visualizações: 1247 vezes |
O método padEnd(), adicionado ao objeto String no ES2017 (ECMAScript 8) é usado quando queremos preencher o final de uma string com zeros ou qualquer outro caractere até alcançarmos um comprimento determinado. Veja, por exemplo, como adicionar asteríscos (*) no final de uma string para alcançar o tamanho de dez caracteres: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> var valor = 17; // vamos mostrar o valor com o tamanho de dez caracteres document.write("O valor é: " + valor.toString().padEnd(10, "*")); </script> Ao executar o exemplo você verá o valor "17********" ser exibido. Porém, como o método padEnd() foi adicionado no ES2017, pode ser que você encontre navegadores que ainda não o suportem. Assim, é sempre uma idéia testar a sua existência. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> if(String.prototype.padEnd){ window.alert("Seu browser já suporta a função padEnd()."); } else{ window.alert("Seu browser NÃO suporta a função padEnd()."); } </script> Se o navegador não oferecer suporte a este método, você poderá usar um Polyfill, de terceiros ou uma solução que você mesmo poderá desenvolver. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data no passado ou futuro em Java usando a classe GregorianCalendarQuantidade de visualizações: 8067 vezes |
Esta dica mostra como construir uma data no passado ou futuro na linguagem Java usando a classe GregorianCalendar, que é uma classe derivada e concreta da classe Calendar. Veja a linha na qual informamos a data a ser criada: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13); Aqui nós estamos usando o construtor da classe GregorianCalendar que requer três valores inteiros. O ano, o mês e o dia. O mês é informado como um valor inteiro na faixa de 0 a 11, ou seja, 0 para janeiro, 1 para fevereiro e assim por diante. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos construir a data "13/12/2008" Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13); // vamos exibir o resultado Format formato = new SimpleDateFormat( "EEEE, dd 'de' MMMM 'de' yyyy"); System.out.println(formato.format(data.getTime())); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Sábado, 13 de Dezembro de 2008 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |