Você está aqui: HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação

Como movimentar uma imagem na superfície do elemento Canvas do HTML5 usando as teclas de direção

Quantidade de visualizações: 1034 vezes
Nesta dica mostrarei uma das técnicas básicas para a animação em HTML5 + JavaScript. Trata-se de detectar as teclas de direção do teclado e movimentar uma imagem na tela, ou melhor, na superfície de um elemento Canvas. Nem preciso reforçar que esta técnica é essencial para o desenvolvimento de jogos em JavaScript.

Antes de vermos o código é importante lembrar que as imagens do foguete e das nuvens foram colocadas no mesmo diretório da página HTML. Como essas imagens podem ter direitos reservados, eu não as incluí para download. Fica por sua conta encontrá-las na internet ou desenhar as suas próprias.

Então, sem mais enrolação, veja o código JavaScript + HTML5 completo, sem plugs-ins nem bibliotecas, apenas "Plain Old JavaScript":

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
  
<title>Introdução a HTML5 Games</title>

<style type="text/css">
  body {background-color: white};
</style>
   
</head>
<body onLoad="desenharFoguete()">
  
<Canvas id="canvas" style="background-color: white" width="600" height="600">
  </Canvas>

<script type="text/javascript">
  "use strict";
  
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");

  // vamos carregar a imagem do foguete
  var foguete = new Image();
  foguete.src = "foguete.gif"; // GIF transparente

  // vamos carregar a imagem de fundo
  var fundo = new Image();
  fundo.src = "nuvens.jpg";
 
  // posições iniciais do foguete
  var largura_imagem = 80;
  var altura_imagem = 125;
  var posX = (canvas.width / 2) - (largura_imagem / 2);
  var posY = (canvas.height / 2) - (altura_imagem / 2);

  function desenharFoguete(){
    // limpamos toda a área de desenho
    contexto.clearRect(0, 0, canvas.width, canvas.height);
    // vamos desenhar o fundo
    contexto.drawImage(fundo, 0, 0);
    // vamos desenhar o foguete no centro do Canvas
    contexto.drawImage(foguete, posX, posY);  
  }
  
  document.onkeydown = function(e){
    // obtém a tecla pressionada
    var key = window.event?e.keyCode:e.which;
    if(key == 37){ // é a seta para a esquerda?
      posX = posX - 5; // move 5 pixels para a esquerda	
    }
    else if(key == 38){ // é a seta para cima?
      posY = posY - 5; // move 5 pixels para cima	
    }
    else if(key == 39){ // é a seta para a direita?
      posX = posX + 5; // move 5 pixels para a direita	
    }
    else if(key == 40){ // é a seta para baixo?
      posY = posY + 5; // move 5 pixels para baixo	
    }
	
    desenharFoguete(); // redesenha o foguete e o background
  }
</script>  
   
</body>
</html>


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como pesquisar um valor em um vetor C# e retornar seu índice usando a função IndexOf() da classe Array

Quantidade de visualizações: 13418 vezes
Nesta dica mostrarei como pesquisar um valor em um array C# e retornar o índice de sua primeira ocorrência usando o método IndexOf() da classe Array. Este método recebe uma referência ao array que queremos pesquisar e o valor a ser pesquisado. Neste exemplo queremos pesquisar um valor inteiro.

Veja o código C# completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de inteiros
      int[] valores = { 14, 69, 21, 30, 17, 23, 14 };

      Console.Write("Informe o valor a ser pesquisado: ");
      string valor = Console.ReadLine();

      int pos = Array.IndexOf(valores, Convert.ToInt32(valor));

      if (pos > -1) {
        Console.WriteLine("O valor pesquisado foi encontrado no índice: " + pos);
      }
      else {
        Console.WriteLine("O valor pesquisado não foi encontrado.");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor a ser pesquisado: 17
O valor pesquisado foi encontrado no índice: 4


VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço Do...While...Loop do VB.NET

Quantidade de visualizações: 17284 vezes
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita.

O laço Do...While...Loop é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado.

Veja um exemplo de laço Do...While...Loop que nos permite exibir os números de 0 a 10:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Dim numero As Integer = 0

Do While numero <= 10
  Console.WriteLine(numero)
  numero += 1
Loop

Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Dim numero As Integer = 10

Do While numero >= 0
  Console.WriteLine(numero)
  numero -= 1
Loop

Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço pára. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Dim pode As Boolean = True
Dim valor As Integer = 1

Do While pode
  Console.WriteLine(valor)
  valor += 1

  If valor > 20 Then
    pode = False
  End If
Loop



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como retornar o nome de um arquivo sem a extensão em C# usando o método GetFileNameWithoutExtension() da classe Path

Quantidade de visualizações: 12481 vezes
A função GetFileNameWithoutExtension() da classe Path do C# facilita o nosso trabalho quando precisamos obter o caminho e nome de um arquivo sem a sua extensão, ou seja, se o nome do arquivo for "video.mp4", a função nos retornará apenas "video".

O método GetFileNameWithoutExtension() recebe uma string representando o caminho e nome do arquivo e retorna uma outra string contendo o nome do arquivo sem a extensão.

Veja um exemplo completo de seu uso:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using System.Collections;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // caminho e nome do arquivo com a extensão
      string arquivo = "C:\\estudos_csharp\\texto.txt";

      // obtém o nome do arquivo sem a extensão
      string arquivo2 = Path.GetFileNameWithoutExtension(arquivo);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("O nome do arquivo sem a extensão " +
        "é: {0}", arquivo2);

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O nome do arquivo sem a extensão é: texto


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como adicionar zeros ou outro caractere ao final de uma string em JavaScript usando a função padEnd() do objeto String

Quantidade de visualizações: 1247 vezes
O método padEnd(), adicionado ao objeto String no ES2017 (ECMAScript 8) é usado quando queremos preencher o final de uma string com zeros ou qualquer outro caractere até alcançarmos um comprimento determinado.

Veja, por exemplo, como adicionar asteríscos (*) no final de uma string para alcançar o tamanho de dez caracteres:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
  var valor = 17;
  // vamos mostrar o valor com o tamanho de dez caracteres
  document.write("O valor é: " + valor.toString().padEnd(10, "*"));
</script>

Ao executar o exemplo você verá o valor "17********" ser exibido. Porém, como o método padEnd() foi adicionado no ES2017, pode ser que você encontre navegadores que ainda não o suportem. Assim, é sempre uma idéia testar a sua existência. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
  if(String.prototype.padEnd){
    window.alert("Seu browser já suporta a função padEnd().");  
  }
  else{
    window.alert("Seu browser NÃO suporta a função padEnd().");  
  }
</script>

Se o navegador não oferecer suporte a este método, você poderá usar um Polyfill, de terceiros ou uma solução que você mesmo poderá desenvolver.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como construir uma data no passado ou futuro em Java usando a classe GregorianCalendar

Quantidade de visualizações: 8067 vezes
Esta dica mostra como construir uma data no passado ou futuro na linguagem Java usando a classe GregorianCalendar, que é uma classe derivada e concreta da classe Calendar. Veja a linha na qual informamos a data a ser criada:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13);

Aqui nós estamos usando o construtor da classe GregorianCalendar que requer três valores inteiros. O ano, o mês e o dia. O mês é informado como um valor inteiro na faixa de 0 a 11, ou seja, 0 para janeiro, 1 para fevereiro e assim por diante. Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos construir a data "13/12/2008"
    Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13); 

    // vamos exibir o resultado
    Format formato = new SimpleDateFormat(
      "EEEE, dd 'de' MMMM 'de' yyyy");
    System.out.println(formato.format(data.getTime()));
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Sábado, 13 de Dezembro de 2008


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 65 usuários muito felizes estudando em nosso site.