Você está aqui: Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap)

Como definir a largura e a altura de um TBitmap do Delphi usando as propriedades Width e Height

Quantidade de visualizações: 1274 vezes
Quando criamos um novo objeto TBitmap usando TBitmap.Create, o Delphi nos retorna um Bitmap com largura e altura com 0 pixels. Quando usamos a função Assign() da classe TBitmap para atribuir uma imagem ao Bitmap, suas propriedades Width e Height são ajustadas para as dimensões da imagem que foi carregada.

No entanto, em algumas situações, nós precisamos definir esses valores nós mesmos, ou seja, queremos ajustar a largura e a altura do Bitmap, antes ou depois de já ter atribuído uma imagem a ele.

Veja no trecho de código abaixo como isso pode ser feito:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Note que carregamos uma imagem JPG em um objeto TJpegImage e, em seguida, fornecemos esta imagem a um TBitmap. Então, antes de desenhar o Bitmap no Canvas do formulário nós ajustamos sua largura e altura. Isso dará um efeito de cropping, ou seja, a imagem foi recortada.

É importante que você tenha em mente que apenas ajustar a largura e a altura do TBitmap não faz com que a imagem seja redimensionada. Em outras dicas dessa seção você aprenderá como fazer isso da forma correta.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

Veja mais Dicas e truques de Delphi

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 39 usuários muito felizes estudando em nosso site.