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Como substituir substrings em uma QString

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Em algumas situações precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring por outra substring em uma QString. Para isso podemos usar a seguinte assinatura do método replace():

QString& QString::replace(const QString& before, 
  const QString& after, Qt::CaseSensitivity cs = Qt::CaseSensitive)
......


O parâmetro before se refere à substring que será substituída e after se refere à substring que tomará seu lugar. Se quisermos que a substituição ocorra sem diferenciar maiúsculas e minúsculas devemos fornecer o valor Qt::CaseInsensitive para o parâmetro cs. O valor padrão é Qt::CaseSensitive, ou seja, o método diferenciará letras maiúsculas de minúsculas.

Veja um trecho de código no qual substituímos todas as ocorrências de uma substring por outra substring:

void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked()
{
  // vamos criar um novo objeto QString
  QString frase = "Gosto muito de Java porque Java é muito fácil";

  // vamos substituir todas as palavras "Java" por "C++"
......


Ao executar este código o valor final da variável frase será "Gosto muito de C++ porque C++ é muito fácil".

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C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em C++ usando a função size()

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Nesta dica mostrarei como podemos obter a quantidade de caracteres de uma string em C++ usando a função size() da classe string. Esta função não exige nenhum argumento e retorna um número inteiro contendo a quantidade de caracteres na string.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>
 
using namespace std;
 
// função principal do programa C++ 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um objeto string
  string frase = "Gosto de C++";
 
  // vamos obter o tamanho da string
  size_t tamanho = frase.size();
......


Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase possui 12 caracteres.


PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades

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Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero?

Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes

Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção.

Comece analisando a imagem a seguir:



Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa.

Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro.

O sistema é responsivo?

Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja:



Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs.

As telas do sistema obedecem um padrão de design?

Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja:



Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc.

O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema.

Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque?

Veja a seguinte imagem:



Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas.

O sistema é fácil de instalar?

Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"):

Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ WinAPI - Como criar o aplicativo de interface gráfica mais simples usando a API do Windows com C++

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Esta dica mostra uma das mais aplicações gráficas mais simples que podem ser criadas em C++ usando a API do Windows. Trata-se de uma chamada MessageBox() da WinAPI para criar uma caixa de mensagem. Embora simples, este programa pode ser o ponto de partida para aplicações mais úteis.

O resultado pode ser visto na imagem abaixo:



E agora o código C++ para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>
#include <windows.h> 
 
using namespace std;
 
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE   
......


Este exemplo foi escrito no Dev-C++ e Windows 10. Mas você pode usar Visual C++ ou qualquer outro compilador que permita desenvolver aplicações Windows.


Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Java Collections - Como usar a classe HashMap da linguagem Java

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A classe HashMap, do pacote java.util, é uma das principais implementações da interface Map. Além de fornecer todas as operações opcionais de um map, esta classe permite a inserção de chaves e valores com o valor null. Em realidade, a classe HashMap é bem similar à classe Hashtable, com a diferença que HashMap não é sincronizada (tenha cuidado ao usuá-la em ambiente de múltiplas threads) e permite valores e chaves null.

Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.AbstractMap<K,V>
    java.util.HashMap<K,V>
Esta classe implementa ainda as interfaces Serializable, Cloneable e Map<K,V>. Algumas sub-classes conhecidas são LinkedHashMap e PrinterStateReasons.

O uso principal da classe HashMap é quando queremos associar chaves e valores e, posteriormente, recuperar valores baseados em suas chaves. Veja um exemplo no qual temos cidades e habitantes:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  @SuppressWarnings("unchecked")
  public static void main(String[] args){
     
    // cria uma nova instância de HashMap
    HashMap cidadesHabitantes = new HashMap();
     
    // vamos adicionar algumas chaves e seus valores
    cidadesHabitantes.put("Goiânia", new Integer(4334598));
    cidadesHabitantes.put("São Paulo", new Integer(49282768));
    cidadesHabitantes.put("Brasília", new Integer(96736887));   
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Chave: Goiânia - Valor: 4334598
Chave: Brasília - Valor: 96736887
Chave: São Paulo - Valor: 49282768

Uma observação importante em relação à classe HashMap é que esta não honra nenhuma ordem específica de seus elementos, ou seja, a ordem dos pares chave-valor em uma operação de exibição pode ser bem diferente da ordem de inserção.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções)

Como usar joins no MySQL

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As junções (joins) são ferramentas presentes na maioria dos bancos de dados que suportam SQL e são usadas quando precisamos recuperar dados de uma ou mais tabelas com base em suas relações lógicas. Desta forma, é possível combinar os registros de tais tabelas de forma a construir um "super-registro", que nos permitirá exibir relatórios mais elaborados.

Para o bom entendimento de junções, vamos considerar duas tabelas: filmes e generos. Aqui nós temos uma cardinalidade de 1 x N. Um filme possui um gênero, enquanto um gênero pode abranger vários filmes. Vamos começar criando estas duas tabelas (comece com a tabela generos, já que esta não depende da tabela de filmes):

Comando DLL CREATE TABLE para a tabela generos:

CREATE TABLE generos(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(45) NOT NULL,
......


Veja agora o comando SQL para a criação da tabela de filmes:

Comando DLL CREATE TABLE para a tabela filmes:

CREATE TABLE filmes(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  titulo VARCHAR(45) NOT NULL,
  genero INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id),
......


Veja que a tabela filmes contém uma chave estrangeira referenciando a chave primária da tabela generos. Isso nos permite "atrelar" um filme ao seu gênero. Vá em frente e insira alguns dados em ambas as tabelas. Primeiro cadastre alguns gêneros e em seguida alguns filmes.

Vejamos agora a importância dos joins. Observe o resultado de um comando DML SELECT na tabela filmes:

SELECT * FROM filmes;

id  titulo	        genero
1   EFEITO BORBOLETA	6
......


Nesta query o gênero é retornado como um valor inteiro, ou seja, o valor do campo id da tabela generos. Em muitos casos este não é o comportamento que queremos. Em vez do id do gênero nós gostaríamos de exibir seu nome. Isso pode ser conseguido da seguinte forma:

SELECT filmes.id, filmes.titulo, generos.nome FROM filmes,
generos WHERE filmes.genero = generos.id;

id  titulo	        genero
......


Nesta query eu usei o nome completo da tabela antes do nome dos campos a serem retornados. Na prática, é comum darmos apelidos às tabelas. Veja:

SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f,
......


Neste exemplo, não usamos as palavras-chaves INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, etc. A junção está "escondida" na cláusula SELECT. Esta técnica é conhecida como "junção implícita" ou "implicit join". Veja como o mesmo resultado pode ser obtido usando a junção INNER JOIN:

SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f INNER JOIN
......


Veja minhas outras dicas sobre junções para aprender mais sobre INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN, FULL JOIN, etc.


Veja mais Dicas e truques de MySQL

Dicas e truques de outras linguagens

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Osmar J. Silva
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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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