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Como responder ao evento valueChangeListener de um controle <h:selectOneMenu> para detectar mudança de seleçãoQuantidade de visualizações: 9232 vezes |
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O evento valueChangeListener de um controle <h:selectOneMenu> é disparado quando o usuário muda o valor selecionado no controle. Quando isso acontece, o evento é disparado e pode ser interceptado a partir de um bean gerenciado JSF. O método que deverá tratar o evento no bean têm acesso a um objeto da classe ValueChangeEvent, o que nos permite obter o UIComponent que gerou o evento assim como os valores exibidos antes e depois da seleção. Vamos ver um exemplo? Observe o código para uma página JSP ou Facelets que contém um controle <h:selectOneMenu> e um botão <h:commandButton>: Código para index.xhtml: <?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html" xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"> <h:head> <title>Estudos JSF</title> </h:head> <h:body> <h4>Cadastro de Filmes</h4> <h:form> Categoria:<br /> <h:selectOneMenu id="categoria" value="#{filme.genero}" valueChangeListener="#{filme.tratarMudancaGenero}" onchange="submit()"> ...... Começamos atribuindo o valor "#{filme.genero}" ao atributo value do controle <h:selectOneMenu>. No bean Filme a variável genero é do tipo String. Em seguida nós informamos que, no evento valueChangeListener do controle <h:selectOneMenu>, o método tratarMudancaGenero() do bean Filme deverá ser chamado. Veja agora o código para este bean: Código para Filme.java: package entidades; import javax.faces.bean.ManagedBean; import javax.faces.bean.SessionScoped; import javax.faces.event.ValueChangeEvent; @ManagedBean @SessionScoped public class Filme { private String genero; private String msg = "Resultado"; public Filme() { } // método que detecta e trata a mudança de seleção no // controle <h:selectOneMenu> public void tratarMudancaGenero(ValueChangeEvent event){ setMsg("O gênero foi alterado de " + event.getOldValue() + " para " + event.getNewValue()); } ...... Note que no método tratarMudancaGenero() do bean Filme nós exibimos o valor antigo e o novo valor do controle <h:selectOneMenu>. É importante observar que o evento valueChangeListener, por si só, não funciona se o formulário não for enviado após a seleção. Por isso, incluímos uma chamada à submit() no evento onchange. Veja: onchange="submit()" Por fim, note que o envio do formulário feito pela mudança de seleção <h:selectOneMenu> é completamente diferente daquele feito pelo botão <h:commandButton>. Para que você veja a diferença, incluí também uma chamada ao método gravar() do bean feita quando o formulário é enviado clicando-se no botão. |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros em C++ - Apostila de C++ para iniciantesQuantidade de visualizações: 7793 vezes |
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variável do tipo int int valor = 10; // ponteiro para uma variável do tipo int int *p = &valor; ...... Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: int valor = 10; ...... A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha: cout << *p << endl; ...... Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: *p = 30; ...... Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C++. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C++ dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1087 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C++ que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda o coeficiente angular float m; // x e y do primeiro ponto cout << "Coordenada x do primeiro ponto: "; cin >> x1; cout << "Coordenada y do primeiro ponto: "; cin >> y1; // x e y do segundo ponto ...... Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Pressione qualquer tecla para continuar... Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): #include <iostream> #include <cstdlib> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente float cateto_oposto, cateto_adjascente; // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente float tetha, tangente; // x e y do primeiro ponto cout << "Coordenada x do primeiro ponto: "; cin >> x1; cout << "Coordenada y do primeiro ponto: "; cin >> y1; // x e y do segundo ponto cout << "Coordenada x do segundo ponto: "; cin >> x2; ...... Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1478 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem C você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Pressione qualquer tecla para continuar... Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i, j; // para controlar o laço externo e interno int linhas; // quantidade de linhas int estrelas, espacos; // quantidade de estrelas e espaços // vamos pedir a quantidade de linhas printf("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário scanf("%d", &linhas); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos // com 4 espaços // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços ...... |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em Ruby usando a função to_f da classe StringQuantidade de visualizações: 6799 vezes |
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo ponto-flutuante (float ou double). Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_f da classe String. Veja o exemplo: # um número fracionário declarado como string valor = "3.5" # vamos somar este número a um outro ...... Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: 33.5 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em C# usando o método Equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 21335 vezes |
Em várias situações nós precisamos efetuar a comparação de strings (palavras, frase e textos) na linguagem C#. Para isso podemos usar o método Equals() da classe String. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string frase1 = "gosto de java e c#"; string frase2 = "Gosto de Java e C#"; if (frase1.Equals(frase2)) ...... Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Quem Somos |
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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