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JSF - Java Server Faces :::
JSF Validation Controls (Controles de Validação) ::: |
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Como validar seus formulários JSF usando expressões regulares e o controle <f:validateRegex>Quantidade de visualizações: 13288 vezes |
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O controle <f:validateRegex>, um objeto da classe RegexValidator (do pacote javax.faces.validator), é usado quando queremos usar expressões regulares na validação dos campos de nossos formulários JSF. O funcionamento é muito simples. Tudo que precisamos fazer é fornecer uma string representando o padrão de expressão regular a ser igualado. Veja uma página JSP ou Facelets que contém uma caixa de texto e um controle <f:validateRegex>. Para a propriedade pattern do validador eu defini um padrão de expressão regular para a validação do formato de CEP brasileiro, ou seja, os valores 34228-987 e 23.654-987 deverão ser considerados válidos. Outros formatos não passarão na validação: <?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html" xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"> <h:head> <title>Estudos JSF</title> </h:head> <h:body> <h4>Cadastro de Contatos</h4> <h:form> ...... Execute a aplicação e experimente informar diferentes valores para o CEP. Se o formato não for reconhecido pela expressão regular a mensagem: O valor informado não obedece ao padrão definido será exibida. Note novamente a expressão regular definida para a propriedade pattern do controle <f:validateRegex>: pattern="(^[0-9]{2}\.?[0-9]{3}-{1}[0-9]{3})" Esta expressão regular é de fácil entendimento. O valor do CEP deverá começar com dois dígitos (^[0-9]{2}), um ponto opcional (\.?), mais três dígitos ([0-9]{3}), um hífen obrigatório (-{1}) e finalmente mais três dígitos ([0-9]{3}). Veja agora uma página JSP ou Facelets contendo um controle <f:validateRegex> que valida um endereço de e-mail: <?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html" xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"> <h:head> <title>Estudos JSF</title> </h:head> <h:body> <h4>Cadastro de Contatos</h4> <h:form> E-Mail:<br /> ...... Note que o padrão de expressão regular para a validação do endereço de e-mail deve ser informado em apenas uma linha. Para finalizar, observe que o controle <f:validateRegex> foi adicionado na versão 2.0 do JSF. |
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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Matemática e Estatística |
Tutorial Machine Learning com Python - Como usar o método mean() da biblioteca NumPy para calcular média (ou média aritmética simples)Quantidade de visualizações: 3350 vezes |
Média aritmética (ou simplesmente média simples) é a soma de vários valores e dividido pelo total deles. Ou seja, o resultado dessa divisão equivale a um valor médio entre todos os valores. Veja a seguinte figura: Veja que temos 4 valores: 4, 9, 12 e 25. Assim, para obter a média aritmética desses valores, só precisamos somá-los e depois dividir pela quantidade, ou seja, por 4. A média resultante será 12,5. A biblioteca NumPy do Python nos oferece o método mean(), muito usado em Data Science e Machine Learning, que recebe um vetor de valores númericos (inteiro ou decimais) e retorna a média deles. Veja um exemplo: # importamos a biblioteca NumPy import numpy def main(): # valores a serem observados valores = [4, 9, 12, 25] # vamos obter a média aritmética simples ...... Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A média dos valores é: 12.5 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livrosQuantidade de visualizações: 279 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada. A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título. Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java. Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores. Sua saída deverá ser parecida com: ------------------------------------------------- :: Biblioteca Programação e Artes :: ------------------------------------------------- Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada 1 - Novo Livro 2 - Listar Livros 3 - Pesquisar Livro 4 - Excluir Livro 5 - Sair Sua opção: 1 Título: JAVA PARA INICIANTES Autor: OSMAR J SILVA Quant Páginas: 480 O livro foi cadastrado com sucesso Veja a resolução comentada deste exercício em Java: Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java: package estudos; // definição da classe Livro public class Livro { private int id; // id do livro. Não pode repetir private String titulo; private String autor; private int paginas; // construtor vazio da classe Livro public Livro() {} // construtor cheio da classe Livro public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) { this.id = id; this.titulo = titulo; this.autor = autor; this.paginas = paginas; } public int getId() { return id; ...... Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java: package estudos; // imports necessários import java.util.ArrayList; import java.util.Scanner; // definição da classe Biblioteca public class Biblioteca { String nome; ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros int idUltimoLivroCadastrado = 0; // construtor da classe public Biblioteca(String nome) { this.nome = nome; this.livros = new ArrayList(); } // exibe o menu de opções da biblioteca public void exibirMenu(){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis temporárias Livro temp; String pesquisaLivro; // um laço infinito com as opções do menu while(true){ System.out.println("\n-------------------------------------------------"); System.out.println(":: " + this.nome + " ::"); System.out.println("-------------------------------------------------"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n"); System.out.println("1 - Novo Livro"); System.out.println("2 - Listar Livros"); System.out.println("3 - Pesquisar Livro"); System.out.println("4 - Excluir Livro"); System.out.println("5 - Sair"); System.out.print("\nSua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um menu switch para ler as opções do menu switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo livro System.out.print("\nTítulo: "); String titulo = entrada.nextLine(); System.out.print("Autor: "); String autor = entrada.nextLine(); System.out.print("Quant Páginas: "); int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos gerar o id deste livro int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado; // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas); // e o adicionamos no ArrayList de livros livros.add(livro); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso"); break; case 2: // vamos listar os livros cadastrados if(livros.isEmpty()){ System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado."); } else{ for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ ...... E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes"); ...... |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros |
Como calcular a distância entre dois pontos na terra em DelphiQuantidade de visualizações: 897 vezes |
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado. O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes. Veja o código Delphi completo: // função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância // entre eles em quilômetros function CalcularDistancia(lat1: double; lat2: double; lon1: double; lon2: double): double; var raio_terra, dlon, dlat, a, c: double; begin raio_terra := 6378.137; // raio da terra em quilômetros // o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes // para radianos // não esqueça de adicionar a unit Math lon1 := DegToRad(lon1); lon2 := DegToRad(lon2); lat1 := DegToRad(lat1); lat2 := DegToRad(lat2); // agora aplicamos a Fórmula de Haversine dlon := lon2 - lon1; dlat := lat2 - lat1; a := Power(Sin(dlat / 2), 2) + Cos(lat1) * Cos(lat2) * Power(Sin(dlon / 2),2); ...... Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Informe a primeira latitude: -16,674551 Informe a primeira longitude: -49,303598 Informe a segunda latitude: -15,579321 Informe a segunda longitude: -56,10009 A distância entre os dois pontos é: 736,9 kms Aqui as informações sobre as latitudes e longitudes vieram de campos de texto TEdit, e o código foi disparado a partir do clique de um botão TButton. Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuiabá-MT. A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto) |
Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from()Quantidade de visualizações: 1076 vezes |
Sabemos de outras dica de JavaScript que o objeto Set nos permite criar conjuntos únicos, ou seja, sem repetições. Sabemos também que a função Array.from() possibilita a conversão de um Set em um Array JavaScript. Dessa forma, é possível usar essa combinação para escrever uma função personalizada que recebe um vetor (array) e retorna um outro vetor, sem elementos repetidos. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Set do JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que permite remover os elementos // duplicados de um array function semRepeticoes(vetor){ // primeiro criamos um novo Set a partir do // vetor fornecido // Em seguida usamos o método Array.from() para // converter o Set em um Array return Array.from(new Set(vetor)); ...... Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Com repetição: Osmar, Maria, Carlos, Maria, Fernanda, Fernanda, Osmar Sem repetições: Osmar, Maria, Carlos, Fernanda |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
PHP para iniciantes - Como testar se uma variável é do tipo string usando a função is_string() do PHPQuantidade de visualizações: 10711 vezes |
Em algumas situações podemos querer saber se o tipo de uma variável é string, ou seja, contém uma palavra, frase ou trecho de texto. Este teste pode ser feito com o auxílio da função is_string(). Esta função retorna um valor true ou false dependendendo do tipo de variável sendo testada. Veja o código PHP para este exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $nome = 'Osmar J. Silva'; if(is_string($nome)){ ...... Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A variável $nome é do tipo string |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
VB.NET - Como retornar o tamanho de uma string em VB.NET usando a propriedade Length da classe String C# - Como retornar a quantidade de itens em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade Count |
Quem Somos |
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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