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Como gravar e recuperar valores em cookies usando ASP.NETQuantidade de visualizações: 9811 vezes |
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Em algumas situações precisamos gravar e/ou recuperar (ler) itens e seus valores em cookies usando ASP.NET. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Comece colocando dois botões <asp:TextBox>, uma caixa de texto <asp:TextBox> e um rótulo <asp:Label> em uma página ASP.NET. Quando digitarmos algum conteúdo na caixa de texto e clicarmos no primeiro botão, o valor será guardado em um cookie. Quando clicarmos no segundo botão, o valor armazenado será recuperado e exibido no rótulo. Veja o código para a página Default.aspx: <%@ Page Language="C#" AutoEventWireup="true" CodeFile="Default.aspx.cs" Debug="true" Inherits="_Default" %> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head id="Head1" runat="server"> <title>Estudos ASP.NET</title> </head> <body> <form id="form1" runat="server"> Valor a ser gravado no cookie:<br /> <asp:TextBox ID="TextBox1" runat="server"></asp:TextBox><br /> <asp:Button ID="Button1" runat="server" Text="Gravar valor no cookie" onclick="Button1_Click" /><br /> <asp:Button ID="Button2" runat="server" Text="Obter valor no cookie" onclick="Button2_Click" /><br /> <asp:Label ID="Label1" runat="server" Text="Valor gravado no cookie"> </asp:Label> </form> </body> </html> Veja agora a implementação do evento Click dos dois botões no arquivo de code-behind Default.aspx.cs: using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Web; using System.Web.UI; using System.Web.UI.WebControls; public partial class _Default : System.Web.UI.Page { protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos gravar o conteúdo da caixa de texto no cookie "conteudo" Response.Cookies["conteudo"].Value = TextBox1.Text; // vamos avisar que o valor foi gravado no cookie TextBox1.Text = ""; Label1.Text = "O valor foi gravado no cookie"; } protected void Button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos recuperar o valor gravado no cookie "conteudo" if(Request.Cookies["conteudo"] != null){ Label1.Text = "Valor gravado no cookie: " + Request.Cookies["conteudo"].Value; } else{ Label1.Text = "O cookie não existe ainda"; } } } Execute a aplicação e veja o resultado. Note que ao gravar o valor no cookie nós limpamos a caixa de texto TextBox1 e exibimos o texto "O valor foi gravado no cookie" no controle Label1. |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 1436 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Seu método deverá ter a seguinte assinatura: public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar um vetor de 10 inteiros int valores[] = new int[5]; // vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + " valor: "); // efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // e vamos ver a quantidade de repetições int repeticoes = quantRepeticoes(0, valor, valores); System.out.print("O valor informado se repete " + repeticoes + " vezes."); System.out.println("\n"); } // método recursivo que recebe um valor public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ if(indice == vetor.length - 1){ // caso base...hora de parar a recursividade if(vetor[indice] == valor){ return 1; // mais um repetição foi encontrada } } else{ // dispara mais uma chamada recursiva if(vetor[indice] == valor){ // houve mais uma repetição return 1 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); } else{ return 0 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); // não repetiu } } return 0; // só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada } } |
AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como retornar a quantidade de perfis de um alinhamento do Civil 3D usando a função GetProfileIds() da API C# do AutoCAD Civil 3DQuantidade de visualizações: 122 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de perfis (profiles) de um determinado alinhamento do AutoCAD Civil 3D. Para isso nós podemos usar a função GetProfileIds(), que retorna uma coleção ObjectIdCollection contendo os ids de todos os perfis pertencentes a um determinado alinhamento. Para este exemplo eu usei um alinhamento chamado "EIXO DA RODOVIA" e criei para ele um profile chamado "TN - SUPERFÍCIE NATURAL" para representar a superfície natural e outro chamado "GREIDE - PERFIL VERTICAL DA RODOVIA" para representar o alinhamento vertical. Note que, após obtermos a coleção ObjectIdCollection por meio da função GetProfileIds(), tudo que temos a fazer é acessar a sua propriedade Count. Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos pesquisar o alinhamento chamado "EIXO DA RODOVIA" string nome = "EIXO DA RODOVIA"; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // efetuamos uma chamada ao método GetAlignmentByName() passando // o documento atual do AutoCAD Civil 3D e o nome do alinhamento // que queremos encontrar Alignment alinhamento = GetAlignmentByName(doc, nome); // ops, o alinhamento não foi encontrado if (alinhamento == null) { editor.WriteMessage("\nO alinhamento não foi encontrado."); } else { // encontramos o alinhamento. Vamos mostrar a quantidade de perfis // que ele possui ObjectIdCollection ids_perfis = alinhamento.GetProfileIds(); // e mostramos o resultado editor.WriteMessage("\nO alinhamento possui " + ids_perfis.Count + " perfis.\n"); } } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } // função C# que retorna um alinhamento por nome, ou null em // caso de não encontrar o alinhamento desejado public Alignment GetAlignmentByName(CivilDocument doc, string nome) { // vamos declarar um objeto da classe Alignment Alignment alinhamento = null; // agora vamos obter os ids de todos os alinhamentos ObjectIdCollection alinhamentos = doc.GetAlignmentIds(); // vamos percorrer todos os ids de alinhamentos retornados foreach (ObjectId idAlinhamento in alinhamentos) { alinhamento = idAlinhamento.GetObject(OpenMode.ForRead) as Alignment; // encontramos o alinhamento if (alinhamento.Name.Equals(nome)) { return alinhamento; } } // retorna null se o alinhamento não for encontrado return null; } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado: O alinhamento possui 2 perfis. |
Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 877 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py): # classe No para uma lista singularmente encadeada ou # ligada - Singly Linked List class No: # construtor da classe No def __init__(self, info, proximo): self.info = info self.proximo = proximo # método que permite definir o conteúdo do nó def set_info(self, info): self.info = info # método que permite obter a informação de um nó def get_info(self): return self.info # método que permite definir o campo próximo deste nó def set_proximo(self, proximo): self.proximo = proximo # método que permite obter o campo próximo deste nó def get_proximo(self): return self.proximo # retorna True se este nó apontar para outro nó def possui_proximo(self): return self.proximo != None Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir(): # importa a classe No from no_lista_singularmente_ligada import No # classe ListaLigadaSimples class ListaLigadaSimples: # construtor da classe def __init__(self): self.inicio = None # nó inicial da lista # método que deleta um nó no final de uma lista ligada # este método retorna o nó excluído def remover_final(self): # a lista está vazia? if self.inicio == None: return None else: # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista removido = self.inicio # a lista possui apenas um nó? if self.inicio.get_proximo() == None: # a lista agora ficará vazia self.inicio = None else: # começamos apontando para o início da lista no_atual = self.inicio no_anterior = self.inicio # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo while no_atual.get_proximo() != None: # avançamos o nó anterior no_anterior = no_atual # saltamos para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() # na estamos na posição de exclusão removido = no_atual no_anterior.set_proximo(None) # retorna o nó removido return removido # método que permite inserir um novo nó no início da lista def inserir_inicio(self, info): # cria um novo nó contendo a informação e que # não aponta para nenhum outro nó novo_no = No(info, None) # a lista ainda está vazia? if self.inicio == None: # o novo nó será o início da lista self.inicio = novo_no else: # o novo nó aponta para o início da lista novo_no.set_proximo(self.inicio) # o novo nó passa a ser o início da lista self.inicio = novo_no # método que permite exibir todos os nós da lista # ligada simples (lista singularmente encadeada) def exibir(self): # aponta para o início da lista no_atual = self.inicio # enquanto o nó não for nulo while no_atual != None: # exibe o conteúdo do nó atual print(no_atual.get_info()) # pula para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final(): # importa a classe ListaLigadaSimples from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples # método principal def main(): # cria uma nova lista encadeada simples lista = ListaLigadaSimples() print("Insere o valor 12 no início da lista") lista.inserir_inicio(12) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 30 no início da lista") lista.inserir_inicio(30) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 27 no início da lista") lista.inserir_inicio(27) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Remove um nó no final da lista") removido = lista.remover_final() if removido == None: print("Não foi possível remover. Lista vazia") else: print("Nó removido:", removido.get_info()) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em C# - Como obter o valor numérico do dia da semana para uma determinada data usando C#Quantidade de visualizações: 12983 vezes |
A propriedade DayOfWeek da classe DateTime da linguagem C# retorna um valor numérico que corresponde ao dia da semana. Assim, se o dia for domingo, o retorno será 0. Se for segunda-feira, o resultado será 1, e assim por diante. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { // domingo = 0, segunda = 1, etc DateTime agora = DateTime.Now; int dia_semana = (int)agora.DayOfWeek; Console.WriteLine("O valor numérico do dia da semana é: {0:D}", dia_semana); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor numérico do dia da semana é: 2 |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como habilitar ou desabilitar um botão ao digitar em um widget TextField do FlutterQuantidade de visualizações: 3232 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos habilitar ou desabilitar um botão ElevatedButton dependendo do conteúdo de um TextField. Para isso nós vamos usar a propriedade onChanged da classe TextField para desabilitar o botão quando a caixa de texto estiver vazia e habilitá-lo em caso contrário. O truque aqui é passar um valor null para a propriedade onPressed do ElevatedButton. Só isso já basta para que o botão fique desabilitado. Veja o código completo para o exemplo: import 'package:flutter/material.dart'; // método principal do Dart, que inicia a aplicação void main() { runApp(MeuApp()); } class MeuApp extends StatelessWidget { // Este widget é a raiz da aplicação Flutter @override Widget build(BuildContext context) { return MaterialApp( title: 'Controle TextField', theme: ThemeData( primarySwatch: Colors.blue, ), home: TelaInicial(), ); } } // Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação class TelaInicial extends StatefulWidget { TelaInicial({Key key}) : super(key: key); @override _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState(); } class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> { bool btnDesabilitado = true; // vamos desabilitar o botão @override Widget build(BuildContext context) { // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt final nomeTxt = TextField( decoration: InputDecoration( border: OutlineInputBorder( borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)), hintText: 'Digite seu nome' ), // Vamos detectar a mudança de conteúdo do TextField onChanged: (String value) async { // setState() força a atualização da janela if(value.isEmpty) { // o campo de texto não está vazio setState(() { btnDesabilitado = true; // desabilita o botão }); } else{ setState(() { btnDesabilitado = false; // habilita o botão }); } } ); final btnNome = ElevatedButton( onPressed: btnDesabilitado ? null : (){}, child: Text('Clique Aqui'), ); return Scaffold( appBar: AppBar( title: Text("O Widget TextField"), ), body: Center( child: Container( child: Padding( padding: const EdgeInsets.all(20.0), child: Column( children: <Widget>[ // a caixa de texto TextField vai aqui nomeTxt, // o botão vai aqui btnNome, ], ), ), ), ), ); } } |
Veja mais Dicas e truques de Flutter |
Dicas e truques de outras linguagens |
MySQL - Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY Java Servlets - Como compartilhar dados entre um Java Servlet e uma página JSP usando a requisição HttpServletRequest |
Códigos Fonte |
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