Você está aqui: Ruby On Rails ::: Dicas & Truques ::: Segurança |
Como desabilitar a exceção InvalidAuthenticityToken ao enviar seus formuláriosQuantidade de visualizações: 7831 vezes |
Por padrão, o Rails 2 (código testado no RoR 2.1.2) acrescenta um campo oculto em nossos formulários com o nome "authenticity_token" e um valor que permitirá verificar se o formulário foi realmente enviado a partir do domínio da aplicação. Desta forma, se tentarmos enviar formulários que não contenham este campo oculto, teremos a seguinte exceção: ActionController::InvalidAuthenticityToken self.allow_forgery_protection = false |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 147 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Como calcular o número de lâmpadas necessárias package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo; double area_comodo, potencia_total; int quant_lampadas; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a potência da lâmpada System.out.print("Informe a potência da lâmpada (em watts): "); potencia_lampada = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler a largura do cômodo System.out.print("Informe a largura do cômodo (em metros): "); largura_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos ler o comprimento do cômodo System.out.print("Informe o comprimento do cômodo (em metros): "); comprimento_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo; // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18; // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = (int)(potencia_total / potencia_lampada); // será necessário no mínimo uma lâmpada if (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1; } // e mostramos o resultado System.out.println("Serão necessárias " + quant_lampadas + " lâmpadas."); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 616 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como somar os elementos de um vetor em C usando uma função recursiva - Linguagem C para iniciantesQuantidade de visualizações: 5057 vezes |
Em algumas ocasiões ficamos imaginando o que pode ser feito com os métodos e funções recursivas. A resposta é: praticamente tudo. Veja abaixo um programa C completo no qual eu mostro como escrever uma função recursiva que recebe um array e mostra a soma de seus elementos (lembre-se de que um array é o mesmo que vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função recursiva para somar todos os elementos de um array int somar(int indice, int tamanho, int vetor[]){ // o caso base...hora de encerrar a recursividade if(indice == (tamanho - 1)){ return vetor[indice]; } else{ // ainda não é o caso base? vamos fazer uma nova chamada à função somar() return vetor[indice] + somar(indice + 1, 10, vetor); } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um array de 10 elementos int valores[10]; int i, soma; // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor for(i = 0; i < 10; i++){ printf("Informe o valor do elemento %d: ", i); scanf("%d", &valores[i]); } // vamos efetuar uma chamada à função recursiva somar(); // nota que estamos passando o índice inicial, o tamanho do // array e o array em si soma = somar(0, 10, valores); printf("\nA soma dos elementos è: %d", soma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do elemento 0: 7 Informe o valor do elemento 1: 3 Informe o valor do elemento 2: 1 Informe o valor do elemento 3: 3 Informe o valor do elemento 4: 8 Informe o valor do elemento 5: 9 Informe o valor do elemento 6: 4 Informe o valor do elemento 7: 3 Informe o valor do elemento 8: 2 Informe o valor do elemento 9: 6 A soma dos elementos é: 46 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em C++ usando o método compare() da classe StringQuantidade de visualizações: 22362 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função compare() da classe String da linguagem C++ para comparar duas palavras, frases ou textos. Se as duas strings forem iguais, o valor 0 é retornado. Um valor diferente de 0 indica que as duas strings não são iguais. Lembre-se de que esta função distingue entre maiúsculas e minúsculas. Veja como esta função pode ser usada: int compare(const string& str) const; int compare(const char* s) const; Podemos chamar esta função de duas formas: a) Fornecendo uma variável como parâmetro; b) Fornecendo uma string entre aspas. Veja agora um exemplo C++ completo demonstrando o seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ string str1("Java"); string str2("JAVA"); if(str1.compare(str2) == 0){ cout << str1 << " é igual a " << str2 << "\n"; } else{ cout << str1 << " é diferente de " << str2 << "\n"; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Java é diferente de JAVA |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 34947 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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