Você está aqui: CodeIgniter ::: Classes, Controles e Componentes ::: Controller

O que são e como usar controllers em aplicações CodeIgniter

Quantidade de visualizações: 7932 vezes


Controllers são a parte do CodeIgniter responsável pela camada controle de uma aplicação MVC. Um controller é uma classe que herda de Controller e possui métodos que são chamados pela URL. Veja um exemplo de um controller:
class Cadastro extends Controller{
  function Cadastro(){
    parent::Controller();	
  }
	
  function gravar(){
    echo "Sou o método gravar";
  }
}
O nome da classe que representa o controller deve sempre começar com letra maiúscula e obedecer o estilo Camel Case, ou seja, se o nome da classe for composta de dois nomes, as palavras deverão estar juntas e cada uma começará com letra maiúscula, por exemplo: Cadastro, CadastroCliente, ControleCidade, etc. No entanto, o nome do arquivo que contém a classe deverá ser sempre em letras minúsculas. Ex: cadastro.php, cadastrocliente.php, etc.

Controllers são salvos no sub-diretório "/system/application/controllers". Essa é uma regra imposta pelo framework.

É importante que cada classe que você extender de Controller possua um construtor na forma:
function Cadastro(){
  parent::Controller();	
}
O construtor possui o mesmo nome da classe e é usado para inicializar variáveis de instâncias, entre outras coisas.

Controllers são chamados diretamente pela URL, juntamente com seus métodos. Veja um exemplo:
http://www.site.com/cadastro/inserir
Aqui nós teremos uma chamada ao método inserir do controller chamado cadastro. Veja que nesta URL nós omitimos a parte index.php. Veja nas demais dicas como removê-la de suas URLs.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de CodeIgniter

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 46 usuários muito felizes estudando em nosso site.