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Entendendo a classe Menu

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A classe Menu cria um menu pop-up contendo escolhas individuais similar aos menus Arquivo e Editar, encontrados em muitos aplicativos. O menu pop-up pode ter um número ilimitado de níveis de sub-menus. Depois que um controle Menu é aberto, ele permanece visível até que seja fechado como resultado de uma das seguintes ações:

1) Uma chamada ao método Menu.hide();
2) Quando o usuário seleciona um item habilitado do menu;
3) Quando o usuário clica fora da área do controle Menu;
4) Quando o usário seleciona outro componente na aplicação.

A classe Menu não possui tag MXML correspondente. Devemos criá-la usando ActionScript.

Esta classe pertence ao pacote mx.controls. Veja sua posição na hierarquia de classes do Flex 2.0:
Object
  EventDispatcher
    DisplayObject
      InteractiveObject
        DisplayObjectContainer
          Sprite
            FlexSprite
              UIComponent
                ScrollControlBase
                  ListBase
                    List
                      Menu            
Esta classe implementa a interface IFocusManagerComponent.

O exemplo abaixo mostra como criar uma barra de menus e adicioná-la a uma aplicação Flex:
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml"
  creationComplete="montarMenu()">

  <mx:Panel id="painel" title="Estudos" status="Active" 
     height="300" width="400" paddingTop="10" 
     paddingLeft="10" paddingRight="10" 
     paddingBottom="10">
 
    <mx:MenuBar labelField="@label" 
      dataProvider="{barraMenu}" />

  </mx:Panel>

  <mx:Script>
    <![CDATA[
      import mx.collections.*;      

      [Bindable]
      public var barraMenu:XMLListCollection;
      private var barraMenuXML:XMLList =
        <>
          <menuitem label="Arquivo" data="arquivo">
            <menuitem label="Abrir" data="abrir"/>
          </menuitem>
        </>;     
 
      private function montarMenu():void {
        barraMenu = new XMLListCollection(barraMenuXML);
      }
    ]]>
  </mx:Script>  

</mx:Application>


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Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em Java

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Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem;  
 
  public Estudos() {
    super("Carregando imagens em uma JFrame");
     
    // imagem a ser exibida
    String minhaImagem = "foto1.jpg";
 
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this);
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
     
    try{
      mediaTracker.waitForID(0);
    }
    catch(InterruptedException ie){
      System.err.println(ie);
      System.exit(1);
    }
 
    setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null));
 
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  public void paint(Graphics graphics){
    graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null);
  } 
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como retornar a quantidade de colunas do TDBGrid do Delphi em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 9119 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de colunas em um controle TDBGrid em tempo de execução. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count da classe TDBGridColumns. Um controle TDBGrid possui uma referência a um objeto desta classe por meio de sua propriedade Columns.

Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e exibimos a quantidade de colunas em um DBGrid chamado "DBGrid1":

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  colunas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de colunas no DBGrid
  colunas := DBGrid1.Columns.Count;
  ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(colunas) + ' colunas');
end;

Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com:

"O DBGrid possui 10 colunas".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em Python

Quantidade de visualizações: 469 vezes
Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula:

\[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \]

Onde:

p = Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados.
a = Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular.

Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada.

Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em Python. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem:



Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas.

Veja agora o código Python que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos importar o módulo Math
import math

# função que calcula e retorna a apótema de um
# polítono regular
def calcular_apotema(lados, comprimento):
  # a quantidade de lados e o comprimento deles
  # não podem ser negativos
  if lados < 0 or comprimento < 0:
    return -1
 
  # calculamos a apótema
  return (comprimento / (2 * math.tan((180 / lados)
    * math.pi / 180)))
  
# função principal do programa
def main():
  # vamos ler a quantidade de lados
  lados = int(input("Informe a quantidade de lados: "))
  
  # vamos ler o comprimento dos lados
  comprimento = int(input("Informe o comprimento dos lados: "))

  # e agora calculamos a apótema dos polígono
  apotema = calcular_apotema(lados, comprimento)

  # e mostramos o resultado
  print("A apótema do polígono é: {0}".format(apotema))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a quantidade de lados: 5
Informe o comprimento dos lados: 4
A apótema do polígono é: 2.7527638409423476


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como usar um laço for para pesquisar valores nos itens de uma ListBox do Delphi

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Nesta dica mostro como é possível pesquisar valores nos itens de uma ListBox. Note que, se o valor pesquisado for encontrado, nós o selecionamos na lista e informamos seu índice. Se não for encontrado nós ajustamos uma variável Boolean e avisamos do não sucesso da operação. Finalmente note que este código faz diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, Osmar será diferente de OSMAR. Veja o código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  pesquisa: string;
  encontrou: Boolean;
begin
  // vamos solicitar o texto a ser pesquisado na ListBox
  pesquisa := InputBox('Pesquisar', 'Informe o texto', '');
  encontrou := false;

  // vamos usar um laço for para percorrer todos os itens
  // da ListBox
  for i := 0 to ListBox1.Count - 1 do
    begin
      if ListBox1.Items[i] = pesquisa then
        begin
          encontrou := true;
          // vamos selecionar o item encontrado
          ListBox1.ItemIndex := i;
          ShowMessage('O texto pesquisado foi encontrado ' +
            'no índice ' + IntToStr(ListBox1.ItemIndex));
        end;
    end;

    // não foi encontrado?
    if not encontrou then
      begin
        ShowMessage('O texto pesquisado não foi encontrado.');
      end;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como embaralhar os caracteres de uma string em C# usando um objeto da classe Random

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Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar os caracteres de uma palavra, frase ou texto na linguagem C#. Para isso nós faremos uso do método ToCharArray() da classe String para extrair os caracteres da string como um vetor de chars.

Em seguida usaremos um objeto da classe Random para gerar números randômicos que serão usados para auxiliar na troca dos caracteres contidos no vetor.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra = "ARQUIVO";

      // converte em uma matriz de caracteres
      char[] letras = palavra.ToCharArray();

      // mostramos a palavra original
      Console.WriteLine("Palavra original: " + palavra);

      // vamos embaralhar 5 vezes
      embaralhar(ref letras, 5);

      // junta as partes da string novamente
      string nova_palavra = new String(letras);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("Palavra embaralhada: " + nova_palavra);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    static void embaralhar(ref char[] array, int vezes) {
      Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond);

      for (int i = 1; i <= vezes; i++) {
        for (int x = 1; x <= array.Length; x++) {
          trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)],
            ref array[rand.Next(0, array.Length)]);
        }
      }
    }

    static void trocar(ref char arg1, ref char arg2) {
      char strTemp = arg1;
      arg1 = arg2;
      arg2 = strTemp;
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Palavra original: ARQUIVO
Palavra embaralhada: UVIARQO


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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