Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Passos Iniciais

Saiba mais sobre a Java Collections Framework

Quantidade de visualizações: 13433 vezes


A Java Collections Framework é um conjunto de interfaces e classes nos pacotes java.util e java.util.concurrent. Estas interfaces e classes fornecem várias formas de organizar objetos. Isso é feito por meio de diferentes implementações de cada modelo. Estes modelos são chamados, às vezes, de tipos abstratos de dados (abstract data types), e precisamos deles porque diferentes programas precisam de diferentes formas de organizar seus objetos.

Em algumas situações poderemos querer organizar os objetos de nossos programas em uma lista sequencial porque sua ordenação é importante e há duplicações. Em outras, um conjunto (set) pode ser a escolha correta para o tipo de dados se a ordenação não for importante e duplicações não puderem ser aceitas. Estes dois tipos de dados (lista e set), e outros, são representados por diferentes implementações na Collections Framework.

Um ponto importante sobre coleções, é que não há "ótimas" implementações para todas as operações. Por exemplo, uma lista ligada é melhor que todas as outras implementações de listas baseadas em array quando o assunto é inserir e remover elementos no início ou fim da lista. Contudo, o acesso aleatório a um elemento da lista ligada pode ser dispendioso. Assim, a escolha da implementação correta para seu programa envolve analisar profundamente seu funcionamento e só então verificar as implementações disponíveis.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercício Resolvido de Python - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com juros

Quantidade de visualizações: 982 vezes
Pergunta/Tarefa:

Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Valor da primeira conta: 140
Valor da segunda conta: 300

Total das contas sem juros: 440.0
Total dos juros: 8.8
Total das contas com juros: 448.8
Sobra do salário: 901.2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas
  salario = float(input("Informe o salário: "))
  conta1 = float(input("Valor da primeira conta: "))
  conta2 = float(input("Valor da segunda conta: "))
    
  # total a ser pago nas duas contas sem os juros
  total_contas = conta1 + conta2
  # calcula os juros
  total_juros = total_contas * 0.02
  # total a ser pago com juros
  total_contas_com_juros = total_contas + total_juros
......



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi e tratar seu evento OnEditButtonClick

Quantidade de visualizações: 11631 vezes
Em algumas situações gostaríamos de exibir um botão do tipo ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid. Este botão é exibido à direita da célula de edição do DBGrid e seu evento OnEditButtonClick pode ser disparado por meio da combinação Ctrl+Enter ou um click do mouse.

Um dos usos mais frequentes do botão ellipsis é quando queremos chamar um formulário de pesquisa ou mais detalhes sobre o conteúdo atual da célula que está sendo editada.

Siga os passos abaixo para adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid:

a) Selecione a coluna desejada na lista Columns;

b) Defina o valor cbsEllipsis para sua propriedade ButtonStyle;

c) Escreva um gerenciador de eventos para o evento OnEditButtonClick do DBGrid. Veja no trecho de código a seguir como clicar no botão e exibir o conteúdo da célula (note que coloquei o botão ellipsis em uma coluna cujos células exibiam o valor do campo id de uma tabela livros):

procedure TForm3.DBGrid1EditButtonClick(Sender: TObject);
begin
  ShowMessage('O valor da célula que contém o botão é: ' +
......


Ao executar este código bastará entrar na célula e colocá-la em modo de edição. Automaticamente o botão ellipsis (...) será exibido. Clique no mesmo e verá uma mensagem parecida com:

"O valor da célula que contém o botão é: 5."

Caso queira que o botão ellipsis seja visível nas células o tempo todo, basta alterar o valor da opção dgAlwaysShowEditor para True. Esta opção é parte da propriedade Options do DBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

C# para iniciantes - Qual a diferença entre string e String?

Quantidade de visualizações: 12200 vezes
Muitos usuários do nosso site nos enviam essa pergunta, pois ficam confusos com a escrita de "string" e "String". Nesta dica mostrarei a diferença entre esses dois tipos de dados. Comece analisando o código abaixo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Sou uma string";
      String outra = "Sou outra string";
......


Se você tentar compilar o código acima, verá que ele não somente compila como também executa sem problemas. Isso acontece porque, do ponto de vista do compilador e interpretador C#, não há diferença alguma entre "string" e "String".

O tipo string representa uma string de caracteres Unicode (16 bits - 2 bytes) e é um apelido para a classe String da plataforma .NET. O fato de os projetistas da linguagem C# terem permitido a escrita toda em letras minúsculas se deve à frequência com que esse tipo é usado em nossos códigos, se asemelhando aos tipos primitivos int, float, double, etc.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas em Ruby usando as funções upcase e upcase!

Quantidade de visualizações: 6796 vezes
Esta dica mostra como converter todos os caracteres de uma string para letras maiúsculas em Ruby. Para isso usaremos a função upcase(). Veja que podemos usar tanto upcase quanto upcase!. A primeira retorna uma nova string, enquanto a segunda opera na string original.

Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase

# vamos transformar a string toda para
# letras maiúsculas. Veja que aqui não estamos
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Gosto muito de Ruby
Em letras maiúsculas: GOSTO MUITO DE RUBY


C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em C

Quantidade de visualizações: 10629 vezes
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas.

Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa.

Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que escreve uma frase
// na tela
void escrever(void){
  printf("Sou uma funcao");
}

......


Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma:

void escrever(){
  printf("Sou uma funcao");
......


Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main():

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que escreve uma frase
// na tela
void escrever(){
  char nome[] = "Osmar J. Silva";
  printf("Ola, meu nome e %s\n", nome);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n");
......


Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 15 usuários muito felizes estudando em nosso site.