Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários |
Como saber quais checkboxes foram marcadas em um formulárioQuantidade de visualizações: 12056 vezes |
<html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <form name="teste"> <input type="checkbox" value="Java" name="linguagem">Java <input type="checkbox" value="Delphi" name="linguagem">Delphi <input type="checkbox" value="C++" name="linguagem">C++ </form> <a href="javascript:exibir()">Obter Marcadas</a> <script language="JavaScript"> function exibir(){ var texto = "As caixas selecionadas são:\n\n"; var boxes = document.getElementsByName("linguagem"); for(var i = 0; i < boxes.length; i++){ if(boxes[i].checked) texto += boxes[i].value + "\n"; } window.alert(texto); } </script> </body> </html> |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++Quantidade de visualizações: 15531 vezes |
Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa. Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton). O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação. Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa: Código para Pessoa.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos evitar múltiplas inclusões do // arquivo de cabeçalho (header file) #ifndef PESSOA_H #define PESSOA_H // vamos incluir o header string #include <string> using namespace std; class Pessoa{ public: // construtor da classe Pessoa Pessoa(string, string, int); // método que permite retornar o nome da pessoa string getNome(); // método que permite retornar o e-mail da pessoa string getEmail(); // método que permite retornar a idade da pessoa int getIdade(); private: // variáveis privadas string nome; string email; int idade; }; #endif Veja a assinatura do método construtor: Pessoa(string, string, int); Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe: Código para Pessoa.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // arquivo de implementação para a // classe Pessoa // vamos incluir o header Pessoa.h #include "Pessoa.h" // implementação do construtor Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){ this->nome = nome; this->email = email; this->idade = idade; } // método que permite obter o nome da pessoa string Pessoa::getNome(){ return this->nome; } // método que permite obter o email da pessoa string Pessoa::getEmail(){ return this->email; } // método que permite obter a idade da pessoa int Pessoa::getIdade(){ return this->idade; } Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa. Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez: Código para main.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> // vamos incluir a classe Pessoa #include "Pessoa.h" using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar um novo objeto da classe Pessoa Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva", "osmar@arquivodecodigos.net", 38); // vamos exibir os dados da pessoa cout << "Nome: " << p->getNome() << endl; cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl; cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n) |
Como obter a localização padrão da JVM usando o método getDefault() da classe Locale da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 8761 vezes |
Em algumas situações precisamos fazer a internacionalização de nossas aplicações. Isso implica em usar um objeto da classe Locale para aplicar a formatação de datas, horas e valores de acordo com as configurações regionais do usuário. Porém, antes de alterar o Locale padrão da JVM, é importante sabermos mais sobre ele. Para isso temos o método estático getDefault() da classe Locale:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static Locale getDefault() Este método retorna um objeto da classe Locale que nos permitirá obter informações sobre a língua, o país e demais configurações do ambiente. Veja um trecho de código demonstrando seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // obtém o Locale padrão da JVM Locale locale = Locale.getDefault(); // vamos exibir o código da linguagem e nome do // país para o Locale obtido System.out.println(locale.getLanguage() + " - " + locale.getDisplayCountry()); } } O resultado da execução deste código será algo como: pt - Brasil |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8728 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Criando dois vetores de inteiros de forma que a soma dos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30Quantidade de visualizações: 537 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere os seguintes vetores: # dois vetores de 5 inteiros cada a = [50, -2, 9, 5, 17] b = [0 for x in range(5)] Sua saída deverá ser parecida com: Valores no vetor a: 50 -2 9 5 17 Valores no vetor b: -20 32 21 25 13 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método principal def main(): # dois vetores de 5 inteiros cada a = [50, -2, 9, 5, 17] b = [0 for x in range(5)] # vamos preencher o segundo vetor de forma que a soma dos # valores de seus elementos seja 30 for i in range(len(a)): b[i] = 30 - a[i] # vamos mostrar o resultado print("Valores no vetor a: ", end="") for i in range(len(a)): print("{0} ".format(a[i]), end="") print("\nValores no vetor b: ", end="") for i in range(len(b)): print("{0} ".format(b[i]), end="") if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como inverter a ordem dos elementos em uma lista Python usando o método reverse()Quantidade de visualizações: 16564 vezes |
Inverter a ordem dos itens de um vetor ou lista é uma das tarefas mais corriqueiras durante o trabalho de programação. Na linguagem Python nós podemos inverter os elementos de uma list usando o método reverse(), já embutido na linguagem. Este método modifica a lista original. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista na ordem original print(valores) # inverte a lista valores.reverse() # exibe a lista na ordem invertida print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] [18, 32, 3, 2, 12, 5, 2] |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |