Você está aqui: Java ::: Topografia e Geoprocessamento ::: Passos Iniciais

Como converter Rumo em Azimute em Java - Java para Topografia e Engenharia Civil

Quantidade de visualizações: 901 vezes
É muito comum, nos códigos que estamos escrevendo para cálculos de Topografia e Engenharia Civil, termos que lidar com conversões de Rumo para Azimute e vice-versa.

A palavra azimute, de origem árabe, significa "as direções", e é sempre determinado no sentido horário. Muito utilizado na Topografia, em levantamentos topográficos, o azimute é o ângulo entre o norte magnético, e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Seu valor varia de 0º a 360º. Não esqueça, sempre partindo do norte.

O Rumo, por sua vez, é o menor ângulo formado pelo alinhamento norte sul e a direção considerada. Seu valor varia de 0º a 90º e é obtido a partir do norte ou do sul por leste e oeste.

Como o rumo expressa o ângulo sempre em função do quadrante em que ele se encontra, temos que acrescentar as siglas NE, SE, SW, NW. A primeira letra indica a origem a partir da qual a contagem é realizada e a segunda letra indica a direção do giro ou quadrante. Dessa forma, valores em rumo quase sempre vêm descritos como graus, minutos e segundos, variando de 0º a 90º e precedidos ou antecedidos pelas siglas discutidas acima.

Veja na figura a seguir uma exemplicação de azimute e rumo:



Veja agora o código Java completo que pede para o usuário informar a direção em rumo e mostra a direção correspondente em azimute:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
  
    // vamos pedir para o usuário informar o valor do rumo
    System.out.print("Informe o valor do rumo: ");
    double rumo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos pedir a sigla
    System.out.print("Informe a sigla [NE, SE, SW, NW]: ");
    String sigla = entrada.nextLine();
    
    // agora vamos converter rumo em azimute
    double azimute = 0;
    if(sigla.equals("NE")){
      // estamos no primeiro quadrante: 0º a 90º
      azimute = rumo;
    }
    else if(sigla.equals("SE")){
      // estamos no segundo quadrante: 90º1' a 180º
      azimute = 180 - rumo;
    }
    else if(sigla.equals("SW")){
      // estamos no terceiro quadrante: 180º1' a 270º
      azimute = 180 + rumo;
    }
    else if(sigla.equals("NW")){
      // estamos no quarto quadrante: 270º1' a 360º
      azimute = 360 - rumo;
    }
    
    // mostramos o resultado
    System.out.println("O azimute para o rumo informado é: " +
      azimute);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do rumo: 35
Informe a sigla [NE, SE, SW, NW]: SE
O azimute para o rumo informado é: 145.0

Note que o nosso código Java está considerando apenas os graus, ou seja, não incluímos os minutos e segundos. Em outras dicas do site eu mostro como converter graus, minutos e segundos em graus decimais antes de efetuar os cálculos.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.