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Como criar uma tabela MySQL usando a instrução CREATE TABLE e o método executeUpdate() da classe Statement do Java

Quantidade de visualizações: 598 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método executeUpdate() da classe Statement do Java para criar uma nova tabela em uma base de dados MySQL. Lembre-se de que o objeto Statement é obtido por meio de uma chamada ao método createStatement() da classe Connection.

Ao obter o objeto Statement nós construímos a instrução SQL CREATE TABLE e a disparamos. Neste exemplo eu criei uma tabela produtos contendo os campos id, nome, categoria, preco e data_cadastro.

Veja o código Java MySQL completo:

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package estudosjavamysql;
 
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
import java.sql.Statement;

public class EstudosJavaMySQL{
  public static void main(String[] args){
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";
     
    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);
      
      // agora que já temos a conexão com o banco, vamos disparar o comando
      // SQL CREATE TABLE
      Statement stmt = conn.createStatement();
      
      // definimos a instrução SQL
      String sql = "CREATE TABLE produtos(id INTEGER PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT, " 
        + "nome VARCHAR(100), categoria VARCHAR(50), preco DOUBLE, "
        + " data_cadastro DATETIME)";
      
      // vamos disparar o comando SQL agora
      int res = stmt.executeUpdate(sql);
      System.out.println("O comando SQL foi executado com sucesso.");
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    } 
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O comando SQL foi executado com sucesso.

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Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups

Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python Shell

Quantidade de visualizações: 105 vezes
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário.

Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial.

O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa.

Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit.

Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit.

Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:

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# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType

# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()

# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo")
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo")
# obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
grupo = doc.GetElement(selecionado)
# vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
# desenho do Revit
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto")
ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo")
 
# criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
# grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo")
# iniciamos a transação
transacao.Start()
# copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no
# ponto indicado
doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType)
# fechamos a transação
transacao.Commit()
 
# e mostramos o resultado
TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") 
  
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente 
__window__.Show() 
__window__.Topmost = True



VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VB.NET - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 300 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VB.NET:

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Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    Console.Write("Informe um caractere: ")

    ' vamos ler o caractere informado
    Dim caractere As Char = Console.ReadLine()(0)

    ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
    Dim codigo As Integer = Asc(caractere)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine("Você informou o caractere: " & caractere)
    Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " & codigo)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Python - Como verificar se uma string contém apenas números (dígitos)

Quantidade de visualizações: 18540 vezes
Este exemplo mostra como como usar a função isdigit() para verificar se uma string contém apenas números. Se alguma letra ou caractere especial estiver contido, a função retorna False.

Veja o código Python completo:

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def main():
  string = "49380"
 
  if string.isdigit():
    print("A string contém apenas números")
  else:
    print("A string não contém somente números")
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A string contém apenas números


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:t} da função Format() da classe String

Quantidade de visualizações: 14247 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o sinalizador {0:t} da função Format() da classe String da linguagem C# para mostrar a hora atual no formato curto, ou seja, horas e minutos.

Veja o exemplo:

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // hora atual no formato curto
      DateTime agora = DateTime.Now;
      
      // mostramos o resultado
      System.Console.WriteLine("Agora são: {0:t}", agora);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Agora são: 09:37

Veja que aqui eu formatei as horas diretamente na saída do programa. Se quisermos, por exemplo, guardar a formatação em uma variável, podemos fazê-lo da seguinte forma:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // hora atual no formato curto
      DateTime agora = DateTime.Now;

      // guardamos o resultado em uma variável
      string horasStr = String.Format("{0:t}", agora);

      // mostramos o resultado
      System.Console.WriteLine("Agora são: " + horasStr);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 16886 vezes
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras:

a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima).

b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo).

Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", 
    round(4.3));
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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