Você está aqui: Zend Framework ::: Classes, Controles e Componentes ::: Zend_Date |
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Adicionando ou subtraindo meses de um objeto Zend_DateQuantidade de visualizações: 6533 vezes |
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Em algumas situações precisamos adicionar ou subtrair meses de uma data. Para isso podemos usar os métodos addMonth() e subMonth() da classe Zend_Date. Estes métodos recebem um valor inteiro especificando a quantidade de meses a serem adicionados ou subtraídos e modificam o objeto date atual. Veja um exemplo no qual adicionamos meses a uma data: <? // importa o módulo Zend_Date require_once 'Zend/Date.php'; // um objeto Zend_Date contendo a data e hora atual $data = new Zend_date(); // vamos mostrar a data e hora atual echo "Data e hora atual: " . $data . "<br>"; // vamos adicionar 2 meses a esta data $data->addMonth(2); // vamos exibir o resultado echo "Nova data e hora: " . $data . "<br>"; // vamos adicionar mais 5 meses $data->addMonth(5); // vamos exibir o resultado echo "Nova data e hora: " . $data; ?> Este trecho de código exibirá o seguinte resultado: Data e hora atual: 22/06/2010 19:00:25 Nova data e hora: 22/08/2010 19:00:25 Nova data e hora: 22/01/2011 19:00:25 Veja agora como podemos subtrair meses de uma data: <? // importa o módulo Zend_Date require_once 'Zend/Date.php'; // um objeto Zend_Date contendo a data e hora atual $data = new Zend_date(); // vamos mostrar a data e hora atual echo "Data e hora atual: " . $data . "<br>"; // vamos subtrair 2 meses desta data $data->subMonth(2); // vamos exibir o resultado echo "Nova data e hora: " . $data . "<br>"; // vamos subtrair mais 3 meses $data->subMonth(3); // vamos exibir o resultado echo "Nova data e hora: " . $data; ?> Este trecho de código exibirá o seguinte resultado: Data e hora atual: 22/06/2010 19:05:42 Nova data e hora: 22/04/2010 19:05:42 Nova data e hora: 22/01/2010 19:05:42 |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um valor está contido em um array em JavaQuantidade de visualizações: 10642 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa um vetor (array unidimensional) de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido no vetor. A declaração, construção e inicialização do vetor pode ser feita da seguinte forma: // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import javax.swing.JOptionPane; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; // vamos ler um valor inteiro int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:")); // vamos verificar se o valor informado está contido no vetor boolean encontrado = false; for(int i = 0; i < valores.length; i++){ if(valores[i] == pesquisa){ encontrado = true; break; } } if(encontrado){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor está no vetor"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não está no vetor"); } } } |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programaçãoQuantidade de visualizações: 33095 vezes |
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:int valor = 1; while(valor <= 10){ printf("%d ", valor); valor++; } Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1: int valor = 10; while(valor >= 1){ printf("%d ", valor); valor--; } Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int continuar = 1; // 1 é true em C int valor = 1; while(continuar){ printf("%d ", valor); valor++; if(valor > 10) continuar = 0; // 0 é false em C } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em CQuantidade de visualizações: 1801 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem C, muito fácil. Comece observando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[b^2 = c^2 - a^2\] Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ float c = 36.056; // medida da hipotenusa float a = 20; // medida do cateto oposto // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente float b = sqrt(pow(c, 2) - pow(a, 2)); // e mostramos o resultado printf("A medida do cateto adjascente é: %f", b); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto adjascente é: 30.000586 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto) |
Como usar objetos Set em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 931 vezes |
Os objetos Set, introduzidos no JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6, trazem para a linguagem a noção de conjuntos. Um conjunto é uma coleção de valores únicos, ou seja, cada valor pode aparecer somente uma vez. Dessa forma, objetos Set do JavaScript obedecem esta regra e podem armazenar todos os tipos de dados, desde os tipos primitivos númericos até objetos de classes definidas pelo usuário. Nesta dica veremos como adicionar elementos a um Set e depois percorrer o seu conteúdo e exibir todos os seus valores. Veja o código a seguir: <!doctype html> <html> <head> <title>O método setInterval() do JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo conjunto var linguagens = new Set(); // vamos adicioar 4 linguagens linguagens.add("Java"); linguagens.add("PHP"); linguagens.add("C++"); linguagens.add("Python"); // vamos percorrer os elementos do conjunto for(var linguagem of linguagens){ document.writeln(linguagem + "<br>"); } </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Java PHP C++ Python Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre os métodos e propriedades do objeto Set da linguagem JavaScript. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elasQuantidade de visualizações: 14261 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados. No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código Java completo: import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; import javax.swing.event.*; public class Estudos extends JFrame{ int linha, coluna; public Estudos(){ super("JTable"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); class CellListener extends MouseMotionAdapter{ public void mouseMoved(MouseEvent e){ JTable tb = (JTable)e.getSource(); linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint()); coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint()); tb.repaint(); } } class ColorirCelula extends JLabel implements TableCellRenderer{ public ColorirCelula(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(row == linha && column == coluna){ this.setBackground(Color.yellow); } else{ this.setBackground(table.getBackground()); } this.setText(value.toString()); return this; } } Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); tabela.addMouseMotionListener(new CellListener()); tabela.setDefaultRenderer(Object.class, new ColorirCelula()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Android Java - Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telas |
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