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Você está aqui: Perl ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Obtendo entrada do usuário usando <STDIN>

Quantidade de visualizações: 7846 vezes
Em algumas situações nossos programas Perl precisam ler entrada do usuário, ou seja, temos códigos cuja execução depende de informações que serão digitadas pelo usuário.

Para tais situações podemos usar o operador de entrada de linha <STDIN>. Este operador lê toda a entrada do usuário até o ponto em que a tecla Enter é pressionada. Veja um exemplo:

# Lendo entrada do usuário usando Perl

print "Informe seu nome: ";......


Uma observação importante é que a string retornada por <STDIN> contém uma quebra de linha no final, ou seja, o fato de se pressionar Enter faz com que "\n" venha junto com o resultado. Assim, uma boa idéia é usar o operador chomp() para remover tal quebra de linha. Veja:

# Lendo entrada do usuário usando Perl

print "Informe seu nome: ";
$nome = <STDIN>;......


Experimente comentar a linha que contém o operador chomp() e veja o resultado.

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C# ::: Windows Forms ::: TextBox

Como retornar o tamanho do texto de um TextBox em C# Windows Forms usando a propriedade TextLength

Quantidade de visualizações: 9133 vezes
A propriedade TextLength da classe TextBox do C# Windows Forms nos permite obter a quantidade de caracteres digitadas na caixa de texto, o seja, o tamanho da string presente no controle.

Veja um exemplo C# Windows Forms no qual temos um botão button1 e uma caixa de texto textbox1. Ao digitar algum conteúdo e clicar no botão, uma mensagem MessageBox exibirá a quantidade de caracteres digitados:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
  // vamos obter o tamanho do texto do TextBox
  int tamanho = textBox1.TextLength;
......


Ao executar este código C# Windows Forms nós teremos um resultado parecido com:

A caixa de texto contém 10 caracteres.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

JavaScript para matemática - Como obter o maior entre dois ou mais valores numéricos usando a função max() do JavaScript

Quantidade de visualizações: 10364 vezes
A função max() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o maior deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var n1 = 45;
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O maior número é 43

O retorno do método max() é um objeto Number representando o maior dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar horas a um objeto Date em JavaScript - Datas e horas em JavaScript

Quantidade de visualizações: 8379 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar horas a um objeto Date da linguagem JavaScript. Note que criei uma função personalizada para este propósito, e ela retorna um novo objeto Date com a nova data e hora já construída.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  function adicionarHoras(data, horas){
    return new Date(data.getTime() + (horas * 
      60 * 60 * 1000));
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Agora são: 24/03/2021 17:21:40
Daqui 5 horas será: 24/03/2021 22:21:40


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array em Ruby usando as funções sort e sort!

Quantidade de visualizações: 11354 vezes
Em várias situações nós precisamos ordenar arrays na linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função sort, que ordenará os elementos do array em ordem crescente.

Veja o código Ruby a seguir:

=begin
  Este trecho de código mostra como ordenar
  um array de inteiros usando o método sort
  da classe Array.  
=end

# define um array de inteiros
valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4]

# exibe os valores na ordem original
puts "Ordem original:"
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:
10 3 56 100 34 0 4

Ordenado do menor para o maior:
0 3 4 10 34 56 100

Se quisermos que a ordenação seja feita no array original, sem criar uma cópia, podemos usar a função sort!. Veja:

=begin
  Este trecho de código mostra como ordenar
  um array de inteiros usando o método sort
  da classe Array.  
=end

# define um array de inteiros
valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4]

# exibe os valores na ordem original
puts "Ordem original:"
......



C# ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C# dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1106 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem C# que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // x e y do primeiro ponto
      Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ");
      double x1 = double.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ");
      double y1 = double.Parse(Console.ReadLine());

      // x e y do segundo ponto
      Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ");
      double x2 = double.Parse(Console.ReadLine());
......


Ao executar este código em linguagem C# nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0,6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // x e y do primeiro ponto
      Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ");
      double x1 = double.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ");
      double y1 = double.Parse(Console.ReadLine());

      // x e y do segundo ponto
      Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ");
      double x2 = double.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ");
      double y2 = double.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos obter o comprimento do cateto oposto
......


Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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