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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: ActionScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Gerando um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo)

Quantidade de visualizações: 8519 vezes
// Este exemplo mostra como gerar um número
// aleatório (randômico) usando ActionScript.
// Veja, por exemplo, como gerar um número
// aleatório entre 0 e 10 (incluindo).

var numero:int = Math.floor(Math.random() * 11); 

Alert.show("O número gerado foi: " +
  numero);


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C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 7907 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);


Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso


C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChanged

Quantidade de visualizações: 9476 vezes
Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada.

Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo:

private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada
  if((sender as CheckBox).Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada");
}

Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando a função size

Quantidade de visualizações: 7990 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função size, que retorna um inteiro contendo a quantidade de caracteres na string.

Veja um exemplo de seu uso:

# vamos declarar uma string
frase = "Gosto de PHP"

# vamos mostrar a string
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de caracteres 
# na string
tamanho = frase.size

# exibe o resultado
puts "A frase contém " + tamanho.to_s +
  " caracteres"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de PHP
A frase contém 12 caracteres


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Algoritmos Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que efetue a soma dos elementos da diagonal principal de uma matriz

Quantidade de visualizações: 13125 vezes
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ que efetue a soma dos elementos da diagonal principal de uma matriz

Pergunta/Tarefa:

Em álgebra linear, a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo).

Escreva um programa C++ que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal principal. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  int matriz[3][3]; // uma matriz de três linhas e três colunas
  int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal

  // vamos ler os valores para os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 3; i++){ // linhas
    for(int j = 0; j < 3; j++){ // colunas
      cout << "Valor para a linha " << i << " e coluna " << j << ": ";
      cin >> matriz[i][j];       
    }       
  }
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
  cout << "\n\nValores na matriz\n" << endl;
  for(int i = 0; i < 3; i++){
    for(int j = 0; j < 3; j++){
      cout << setw(5) << matriz[i][j];   
    }
    
    cout << "\n" << endl;       
  }
  
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal principal
  for(int i = 0; i < 3; i++){
    for(int j = 0; j < 3; j++){
      if(i == j){
        soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j];
      }
    }
  }
  
  cout << "A soma dos elementos da diagonal principal e: " << 
    soma_diagonal << endl;
  cout << "\n" << endl;
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como retornar uma lista dos dispositivos de entrada MIDI no sistema usando Delphi

Quantidade de visualizações: 10964 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter uma lista dos dispositivos de entrada MIDI no sistema, talvez com o propósito de selecionar um determinado dispositivo em uma ListBox ou ComboBox. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito.

O primeiro passo é declarar uma variável do tipo TMidiInCaps. Este registro está declarado na unit MMSystem.pas e é uma tradução da estrutura MIDIINCAPS da API do Windows. Entre outros tipos de dados, esta estrutura possui um membro szPname que retorna o nome do dispositivo. Na unit MMSystem.pas este membro está declarado como array[0..MAXPNAMELEN-1] of AnsiChar, ou seja, uma matriz de AnsiChar que será preenchida pela API do Windows e terá seu final marcado com o caractere null (NULL terminated string). Note a conversão deste valor para o tipo String no momento de inserí-lo no ComboBox. Em versões anteriores do Delphi (estou escrevendo este código no Delphi 2009) podíamos usar a função StrPas() para esta finalidade.

O passo seguinte é obter a quantidade de dispositivos de entrada MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiInGetNumDevs da API do Windows. Uma vez obtida a quantidade de dispositivos nós usamos um laço for e, no corpo deste laço, usamos o valor da variável de controle i para efetuar uma chamada à função midiInGetDevCaps(), também da API do Windows:

midiInGetDevCaps(i, @MidiInCaps, sizeof(TMidiInCaps));

Esta função recebe o identificador do dispositivo (um valor inteiro começando em 0 e indo até a quantidade de dispositivos - 1), um ponteiro para um registro MidiInCaps e o tamanho em bytes do registro. Se a função for executada com sucesso, o registro MidiInCaps será preenchido com várias informações úteis, tais como o nome do dispositivo, o ID do fabricante, o ID do produto, versão do driver, etc.

Para finalizar, nós acessamos o campo szPname do registro MidiInCaps e o adicionamos no ComboBox. Veja o código completo a seguir:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  MidiInCaps: TMidiInCaps; // este record está definido em MMSystem.pas
  erro: Word;
begin
  // uses MMSystem  

  ComboBox1.Clear;
  // midiInGetNumDevs retorna a quantidade de dispositivos de entrada
  // MIDI no sistema
  for i := 0 to midiInGetNumDevs - 1 do
  begin
    // vamos obter o dispositivo identificado pela variável i (uDeviceID)
    erro := midiInGetDevCaps(i, @MidiInCaps, sizeof(TMidiInCaps));
    if erro <> MMSYSERR_NOERROR then
       raise Exception.Create('Não foi possível obter a lista de dispositivos ' +
         'de entrada MIDI');

    // vamos adicionar o nome do dispositivo no ComboBox
    ComboBox1.Items.Add(String(MidiInCaps.szPname));
  end;
end;

Ao executar este código o ComboBox será preenchido no mínimo com o valor:

MPU-401

Este é o MPU 401-compatible MIDI input port, um dos dispositivos de entrada MIDI mais comuns nos PCs, embora já não esteja tão presente nos computadores mais atuais.

Para fins de compatibilidade esta dica ou anotação foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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Códigos Fonte

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