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Como retornar o menor valor entre os elementos de um array numéricoQuantidade de visualizações: 8022 vezes |
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// Este exemplo mostra como obter o menor valor // entre os elementos de um array numérico. var valores:Array = [12, 7, 56, 10, 4]; Alert.show("O menor valor é: " + menor(valores)); // função auxiliar public function menor(aArray:Array):Number{ var aCopy:Array = aArray.concat(); aCopy.sort(Array.NUMERIC); var nMinimum:Number = Number(aCopy.shift()); return nMinimum; } // fim função auxiliar |
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Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para EngenhariaQuantidade de visualizações: 5058 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): # importamos a biblioteca NumPy import math as math def main(): # vamos ler o raio e o ângulo raio = float(input("Informe o raio: ")) theta = float(input("Informe o theta: ")) graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ") # o theta está em graus? if graus == "1": theta = theta * (math.pi / 180.0) # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas x = raio * math.cos(theta) y = raio * math.sin(theta) # exibimos o resultado print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00) |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial Java para iniciantes - Como usar o laço for em JavaQuantidade de visualizações: 20923 vezes |
O laço for (loop for, ou laço para) é de longe uma das estruturas de controle mais usadas, não só em Java como em várias linguagens de programação). A razão de seu sucesso é a facilidade com que podemos efetuar iterações controladas por um contador ou uma variável similar, que é atualizada a cada iteração. Veja sua sintáxe:for(passo 1; passo 2; passo 3){ // bloco de instruções } passo 1: É aqui que definimos a variável de controle. Esta variável pode também ser declarada antes do laço, mas nunca em seu corpo. passo 2: Aqui testamos a condição de continuidade do laço. Se a condição retornar verdadeira, a execução do laço continua. Do contrário esta é interrompida. passo 2: Nesta parte nós incrementamos ou decrementamos a variável de controle. É importante perceber que podemos ter mais de uma instruções nos passos 1 e 3 de uma laço for, basta separá-las por vírgulas. Veja um exemplo no qual usamos um laço for para imprimir os números de 0 a 10: public class Estudos{ public static void main(String[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ System.out.println(i); } } } Veja agora como efetuar a operação inversa, ou seja, imprimir os números em ordem decrescente: public class Estudos{ public static void main(String[] args) { for(int i = 10; i >= 0; i--){ System.out.println(i); } } } Para finalizar veja como podemos imprimir os números pares de 0 a 10: public class Estudos{ public static void main(String[] args) { for(int i = 0; i <= 10; i += 2){ System.out.println(i); } } } |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 5234 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Python para matemática - Como definir a precisão (casas decimais) na exibição de um valor de ponto-flutuante em PythonQuantidade de visualizações: 14562 vezes |
Este trecho de código mostra como definir a precisão com que um número de ponto-flutuante será exibido. Atenção: Arredondamentos podem ocorrer dependendo da redução das casas decimais. Veja o código Python completo para a dica: def main(): valor = 43.13985765 # com dois dígitos print("O valor e %.2f" % valor) # com três dígitos print("O valor e %.3f" % valor) # com um dígito print("O valor e %.1f" % valor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 43.14 O valor é 43.140 O valor é 43.1 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como excluir uma substring de uma string usando o método delete() da classe StringBuffer do Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 14566 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de excluir parte de uma palavra ou texto, ou seja, remover uma substring de uma string. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe StringBuffer da linguagem Java. Lembrando que a classe StringBuffer, do pacote java.lang, é usada em vez da classe String quando precisamos fazer muitas concatenações e adições ou remoções no conteúdo da string. Veja um exemplo de código no qual removemos parte do conteúdo de um StringBuffer: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de Java"); // mostra o conteúdo original System.out.println("Frase original: " + frase); String remover = "muito "; // vamos obter o índice inicial do conteúdo a ser removido int pos = frase.indexOf(remover); // e agora vamos remover frase.delete(pos, pos + remover.length()); // com a remoção System.out.println("Depois da remoção: " + frase); System.exit(0); } } Após a execução deste código nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de Java Depois da remoção: Gosto de Java |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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