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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: ActionScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em ActionScript

Quantidade de visualizações: 6189 vezes
// O tamanho de uma string pode ser obtido por
// meio da propriedade length. 

var str:String = "Arquivo de Códigos";
var tam:int = str.length;

Alert.show("A string str contém " +
  tam + " caracteres.");


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Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField

Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialog

Quantidade de visualizações: 2377 vezes
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto.

Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo:

import 'package:flutter/material.dart';

// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
  runApp(MeuApp());
}

class MeuApp extends StatelessWidget {
  // Este  widget é a raiz da aplicação Flutter
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return MaterialApp(
      title: 'Controle TextField',
      theme: ThemeData(
        primarySwatch: Colors.blue,
      ),
      home: TelaInicial(),
    );
  }
}

// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
  TelaInicial({Key key}) : super(key: key);

  @override
  _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}

class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
  String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField
  // controler para o TextField
  TextEditingController nomeController = TextEditingController();

  // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField
  void obterTexto() {
    setState(() {
      // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo
      // do texto do controller do TextField
      nomeUsuario = nomeController.text;
    });

    // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem
    // AlertDialog
    showDialog<void>(context: context,
      barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) {
        return new AlertDialog(
          title: new Text("Texto Digitado"),
          content: new SingleChildScrollView(
            child: new ListBody(
              children: [
                new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"),
              ],
            ),
          ),
          actions: [
            new FlatButton(
              child: new Text('OK'),
              onPressed: () {
                Navigator.of(context).pop();
              },
            ),
          ],
        );
      },
    );
  }

  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
    final nomeTxt = TextField(
      controller: nomeController,
      decoration: InputDecoration(
          border: OutlineInputBorder(
              borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
          hintText: 'Digite seu nome'
      ),
    );

    final btnNome = ElevatedButton(
      onPressed: obterTexto,
      child: Text('Clique Aqui'),
    );

    return Scaffold(
      appBar: AppBar(
        title: Text("O Widget TextField"),
      ),
      body: Center(
        child: Container(
          child: Padding(
            padding: const EdgeInsets.all(20.0),
            child: Column(
              children: <Widget>[
                // a caixa de texto TextField vai aqui
                nomeTxt,
                // o botão vai aqui
                btnNome,
              ],
            ),
          ),
        ),
      ),
    );
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C Básico

Quantidade de visualizações: 2299 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor inteiro (0-999): 523
A soma dos dígitos é: 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 0 a 999 (incluindo)
  printf("Informe um valor inteiro (0-999): ");
 
  // vamos ler o valor informado
  int valor;
  scanf("%d", &valor);
 
  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 0 || valor > 999){
    puts("Valor fora da faixa permitida");
  }
  else{
    // vamos obter o terceiro dígito
    int terceiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o segundo dígito
    int segundo = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o primeiro dígito
    int primeiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter a soma dos dígitos
    int soma = terceiro + segundo + primeiro;
 
    // vamos mostrar o resultado
    printf("A soma dos dígitos é: %d", soma);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição

Quantidade de visualizações: 266 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição do maior número inteiro. Você deverá informar tanto a linha quanto a coluna que o maior valor é encontrado.

Uma matriz bidimensional 2 x 4 quer dizer que a matriz possui 2 linhas e 4 colunas.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Valor da linha 1 e coluna 1: 6
Valor da linha 1 e coluna 2: 9
Valor da linha 1 e coluna 3: 11
Valor da linha 1 e coluna 4: 5

Valor da linha 2 e coluna 1: 20
Valor da linha 2 e coluna 2: 63
Valor da linha 2 e coluna 3: 31
Valor da linha 2 e coluna 4: 7


Valores na matriz

    6    9   11    5
   20   63   31    7

O maior valor é 63
Ele foi encontrado na linha 2 e coluna 2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variaveis usdas na resolução do problema
    int matriz[][] = new int[2][4];
    int maior_valor, linha, coluna;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os valores e colocar na matriz
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.print("Valor da linha " + (i + 1) + " e coluna " 
          + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());       
      }        
      System.out.println();
    }
    
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    System.out.println("\nValores na matriz\n");
      
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.printf("%5d", matriz[i][j]);   
      }
      
      // passa para a próxima linha da matriz
      System.out.println();       
    }
    
    // agora vamos localizar o maior valor na matriz
    linha = 0;
    coluna = 0;
    maior_valor = matriz[linha][coluna];
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        if(matriz[i][j] > maior_valor){
          maior_valor = matriz[i][j];
          linha = i + 1;
          coluna = j + 1;
        }
      }
    }
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("\nO maior valor é " + maior_valor);
    System.out.println("Ele foi encontrado na linha " + linha +
      " e coluna " + coluna);
  }
}



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla Enter

Quantidade de visualizações: 11805 vezes
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção.

Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
  // o usuário pressionou a tecla Enter?
  if Key = #13 then
    begin
      // ainda não estamos na última coluna
      if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then
        // vamos passar para a próxima célula
        DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl
      else begin
        // vamos passar para o próximo registro da tabela
        DBGrid1.DataSource.DataSet.Next;
        DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl;
      end;
    end;
end;

Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários

Validação de formulários em JavaScript - Como validar um formulário contendo usuário e senha em JavaScript

Quantidade de visualizações: 33475 vezes
A validação de formulários em JavaScript é uma das primeiras técnicas que devemos aprender, pois ela avita a perda de tempo que ocorre com a validação somente do lado do servidor (não se esqueça: as duas são necessárias).

Ao validar no navegador, o usuário já vai as devidas correções sem ter que esperar o processamento de seus dados para, só então, ser comunicado de que alguma informação está incorreta.

Assim, nesta dica, mostrarei como podemos validar um nome de usuário e senha em JavaScript. Deixei o exemplo bem mais, mas você pode melhorá-lo, adicionando até expressões regulares para ampliar as situações que podem ocorrer.

O código abaixo vai gerar o seguinte formulário HTML:



E agora o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<style type="text/css">
  input {margin-bottom: 3px; margin-top: 3px}
</style>

<script language="JavaScript">
  function validar(){
    // só permitirá o envio se os dados forem fornecidos
    if(document.login.nome.value == ""){
      alert("Forneça o nome do usuário");
      document.login.nome.focus();
      return false;
    }
    else if(document.login.senha.value == ""){
      alert("Forneça a senha do usuário");
      document.login.senha.focus();
      return false;
    }
    else{
      return true;
    }
  }
</script>

</head>
<body>

<form name="login" action="gravar.php" method="post" 
     onsubmit="return validar()">
  Usuário:<br>
  <input type="text" id="nome" name="nome"><br>
  Senha:<br>
  <input type="password" id="senha" name="senha"><br>
  <input type="submit" value="Entrar!">
</form>
 
</body>
</html>



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

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