Você está aqui: Adobe Flex ::: Classes, Controles e Componentes ::: MenuBar, Menu, PopUpMenuButton e Relacionados

Entendendo a classe MenuBar

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A classe pública MenuBar define uma barra de menus horizontal e alto nível que contém um ou mais itens de menu. Ao clicar em um item de menu de alto nível, um sub-menu é exibido. Este sub-menu é um objeto da classe Menu.

A barra de menu de alto nível do controle MenuBar é geralmente visíble e não projetada para ser usada como um menu pop-up. Os sub-menus individuais são exibidos à medida que o usuário os seleciona com o mouse ou o teclado. Sub-menus abertos desaparecem quando um item de menu é selecionado ou quando o usuário clica fora da área do menu.

Esta classe pertence ao pacote mx.controls. Veja sua posição na hierarquia de classes do Flex 2.0:
Object
  EventDispatcher
    DisplayObject
      InteractiveObject
        DisplayObjectContainer
          Sprite
            FlexSprite
              UIComponent
                MenuBar              
Esta classe implementa a interface IFocusManagerComponent.

O exemplo abaixo mostra como criar uma barra de menus e adicioná-la a uma aplicação Flex:
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml"
  creationComplete="montarMenu()">

  <mx:Panel id="painel" title="Estudos" status="Active" 
     height="300" width="400" paddingTop="10" 
     paddingLeft="10" paddingRight="10" 
     paddingBottom="10">
 
    <mx:MenuBar labelField="@label" 
      dataProvider="{barraMenu}" />

  </mx:Panel>

  <mx:Script>
    <![CDATA[
      import mx.collections.*;      

      [Bindable]
      public var barraMenu:XMLListCollection;
      private var barraMenuXML:XMLList =
        <>
          <menuitem label="Arquivo" data="arquivo">
            <menuitem label="Abrir" data="abrir"/>
          </menuitem>
        </>;     
 
      private function montarMenu():void {
        barraMenu = new XMLListCollection(barraMenuXML);
      }
    ]]>
  </mx:Script>  

</mx:Application>


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Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

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Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data atual em Python de acordo com as configurações regionais usando as funções strftime() e setlocale()

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Nesta dica mostrarei como podemos combinar os objeto datetime e locale e as funções today(), strftime() e setlocale() para retornar e exibir a data atual em Python usando as configurações regionais do computador do usuário.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, "")

  # Obtém um datetime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()

  # Exibe a data atual
  print("Hoje é {0}".format(hoje.strftime("%x")))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 04/02/2023


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  printf("Informe um caractere: ");
    
  // vamos ler o caractere informado
  scanf("%c", &caractere);
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("Você informou o caractere: %c", caractere);
  printf("\nO código ASCII correspondente é: %d", codigo);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como criar uma base de dados no PostgreSQL usando o comando DDL CREATE DATABASE

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Quando queremos criar uma nova base de dados no PostgreSQL, é comum usarmos o pgAdmin ou a ferramenta de linha de comando createdb. No entanto, há situações nas quais precisamos criar uma nova base de dados usando instruções SQL. Para isso podemos usar o comando DDL CREATE DATABASE. Veja sua sintáxe para o PostgreSQL:

CREATE DATABASE name
    [ [ WITH ] [ OWNER [=] user_name ]
           [ TEMPLATE [=] template ]
           [ ENCODING [=] encoding ]
           [ LC_COLLATE [=] lc_collate ]
           [ LC_CTYPE [=] lc_ctype ]
           [ TABLESPACE [=] tablespace_name ]
           [ CONNECTION LIMIT [=] connlimit ] ]
Note que o único parâmetro exigido é o nome da base de dados. Todos os demais parâmetros são opcionais. Assim, se quisermos criar uma base de dados chamada "estudos", só precisamos disparar o seguinte comando:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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CREATE DATABASE estudos;

Este comando pode ser disparado via linha de comando SQL Shell (psql), na janela de Query do pgAdmin ou a partir de uma linguagem de programação. Se uma mensagem parecida com:

Query returned successfully with no result in 7674 ms.

for exibida, é sinal de que a base de dados foi criada com sucesso.

Quando tentamos criar uma base de dados com um nome já existente, o PostgreSQL abortará a operação e exibirá a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  banco de dados "estudos" já existe

********** Error **********

ERRO: banco de dados "estudos" já existe
SQL state: 42P04
É importante observar que, quando informamos apenas o nome da base de dados para o comando CREATE DATABASE, as demais opções serão herdadas a partir do template padrão (template1) e das configurações padrões do servidor para a máquina na qual foi instalado. Assim, se verificarmos, no pgAdmin, a base de dados que criamos, encontraremos as seguintes configurações:

OWNER = postgres

ENCODING = 'UTF8'
TABLESPACE = pg_default
LC_COLLATE = 'Portuguese_Brazil.1252'
LC_CTYPE = 'Portuguese_Brazil.1252'
CONNECTION LIMIT = -1;

Em outras dicas desta seção você verá como personalizar cada um destes parâmetros no comando CREATE DATABASE.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como definir ou retornar a cor de fundo de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi

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Em algumas situações gostaríamos de definir a cor de fundo de uma determinada coluna do DBGrid. Isso pode ser feito por meio da propriedade Color da classe TColumn.

Em tempo de design a cor de fundo de um coluna pode ser definida clicando-se com o botão direito do DBGrid e escolhendo a opção Columns Editor. Em seguida clique na coluna desejada e ajuste sua propriedade Color no Object Inspector.

Em tempo de execução podemos definir a cor de fundo para uma coluna usando o seguinte trecho de código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos definir a cor de fundo para a primeira coluna
  DBGrid1.Columns[0].Color := Graphics.clYellow;
end;

Veja que eu defini a cor de fundo como sendo uma das constantes definidas na unit Graphics. Lembre-se de que também podemos fornecer um valor RGB.

Veja agora um trecho de código que mostra como obter a cor de fundo da coluna:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter a cor de fundo da primeira coluna
  ShowMessage('A cor de fundo da coluna é: ' +
    ColorToString(DBGrid1.Columns[0].Color));
end;

Ao executarmos este código temos uma mensagem parecida com:

"A cor de fundo da coluna é: clSilver".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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