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Definindo o tipo de sandbox de uma aplicação Flex por meio da opção use-network do compilador

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A forma mais comum de definir o sandbox no qual uma aplicação Flex estará executando é por meio da opção use-network do compilador. Por padrão, esta opção possui o valor "true", o que coloca a aplicação no sandbox local-with-network quando executada localmente e no sandbox remote quando executada a partir de uma URL, ou seja, na rede.

Suponhamos que você queira uma aplicação Flex executando localmente e com acesso à arquivos locais. Você poderia compilar da seguinte forma:
mxmlc -use-network=false
O resultado será um aplicação sem acesso à dados remotos (Internet). Caso tentássemos, teríamos um erro do tipo Error #2028.

A tabela abaixo demonstra os possíveis cenários para se usar a opção use-network:
---------------------------------------------------------
use-network     Local de Execução   Tipo de sandbox
---------------------------------------------------------
true ou false    localmente         local-trusted
false            localmente         local-with-filesystem
true             localmente         local-with-network
true             network (rede)     remote
---------------------------------------------------------   


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PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli)

Listando todas as tabelas da base de dados selecionada - Como listar as tabelas de uma base de dados MySQL usando PHP - Revisado

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O comando DML SHOW TABLES do MySQL permite listar todas as tabelas de um determinado banco de dados. Nesta dica eu mostro como escrever um código PHP que dispara este comando e mostra o resultado. Note que estou usando a extensão mysqli, recomendada a partir do PHP 5.6.

Veja o código completo:

<?
  // vamos efetuar a conexão com o banco
  $con = new mysqli("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");
 
  // conexão efetuada com sucesso?
  if($con->connect_errno){
    echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . 
      $mysqli->connect_error;
......


Esta dica foi revisada, atualizada e testada no PHP 8.


HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos

Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5

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Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca.

Veja o resultado no navegador:



Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários:

<html>
<head>
<title>Desenhando no canvas do HTML5</title>
</head>

<body style="padding: 15px">

<b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br>

<canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" 
  width="600" height="350"></canvas>

<br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button>

<script type="text/javascript">
  // obtém uma referência ao canvas
  var quadro = document.getElementById('quadro');
  // vamos obter o contexto de desenho
  var areaDesenho = quadro.getContext("2d");
  
  // podemos desenhar?
  var podeDesenhar = false; // ainda não
  
  // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo
  // movimentado pressionado
  var vetorX = new Array();
  var vetorY = new Array();
  var vetorArrastar = new Array();
  
  // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de 
  // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário
  // pressionar o botão do mouse (sem soltar) 
  quadro.addEventListener('mousedown', function(e){
    // podemos iniciar o desenho
    podeDesenhar = true;
    registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false);
    desenhar(); // faça o desenho, moço
  });
  
  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado
  // pressionado
  quadro.addEventListener('mousemove', function(e){	
    if(podeDesenhar){
      registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - 
        this.offsetTop, true);
      desenhar(); // faça o desenho, moço
    }
  });

  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado
  // e interrompe o desenho
  quadro.addEventListener('mouseup', function(e){	
......


Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas.

Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos.


Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata)

Java MySQL - Como obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e seus correspondentes JDBC usando o método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData

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Em algumas situações precisamos obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e mapeá-los para seus correspondentes JDBC. Esta não é uma tarefa fácil, mas que, com uma pequena ajuda dos recursos de reflexão do Java, pode ser realizada depois de algumas xícaras de café.

O primeiro passo é obter os tipos de dados suportados pelo MySQL com uma chamada ao método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData. Os campos do ResultSet que nos interessam são TYPE_NAME e DATA_TYPE. TYPE_NAME traz o nome do tipo de dados no MySQL enquanto DATA_TYPE traz o tipo JDBC correspondente como um inteiro. Assim, o que temos que fazer é usar reflexão para obter todos os campos da classe java.sql.Types e efetuar um mapeamento entre os tipos.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudosbancodados;

import java.lang.reflect.Field;
import java.sql.*;
import java.util.HashMap;
import java.util.Map;

public class EstudosBancoDados{
  static Map mapa; // usado para mapear os tipos JDBC
  
  public static void main(String[] args) {
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);

      // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData
      DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData();

      // vamos obter os tipos de dados suportados por esta versão do MySQL
      // e seus correspondentes JDBC
      ResultSet tiposDados = dbmd.getTypeInfo();
      while(tiposDados.next()){
        System.out.println("MySQL: " + tiposDados.getString("TYPE_NAME") + " - JDBC: " 
          + getJdbcTypeName(Integer.parseInt(tiposDados.getString("DATA_TYPE"))));
      }
      
      // vamos fechar o ResultSet
      tiposDados.close();
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
......


O resultado da execução deste código foi:

MySQL: BIT - JDBC: BIT
MySQL: BOOL - JDBC: BIT
MySQL: TINYINT - JDBC: TINYINT
MySQL: TINYINT UNSIGNED - JDBC: TINYINT
MySQL: BIGINT - JDBC: BIGINT
MySQL: BIGINT UNSIGNED - JDBC: BIGINT
MySQL: LONG VARBINARY - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: MEDIUMBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: LONGBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: BLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: TINYBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: VARBINARY - JDBC: VARBINARY
MySQL: BINARY - JDBC: BINARY
MySQL: LONG VARCHAR - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: MEDIUMTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: LONGTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: TEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: TINYTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: CHAR - JDBC: CHAR
MySQL: NUMERIC - JDBC: NUMERIC
MySQL: DECIMAL - JDBC: DECIMAL
MySQL: INTEGER - JDBC: INTEGER
MySQL: INTEGER UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: INT - JDBC: INTEGER
MySQL: INT UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: MEDIUMINT - JDBC: INTEGER
MySQL: MEDIUMINT UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: SMALLINT - JDBC: SMALLINT
MySQL: SMALLINT UNSIGNED - JDBC: SMALLINT
MySQL: FLOAT - JDBC: REAL
MySQL: DOUBLE - JDBC: DOUBLE
MySQL: DOUBLE PRECISION - JDBC: DOUBLE
MySQL: REAL - JDBC: DOUBLE
MySQL: VARCHAR - JDBC: VARCHAR
MySQL: ENUM - JDBC: VARCHAR
MySQL: SET - JDBC: VARCHAR
MySQL: DATE - JDBC: DATE
MySQL: TIME - JDBC: TIME
MySQL: DATETIME - JDBC: TIMESTAMP
MySQL: TIMESTAMP - JDBC: TIMESTAMP


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Java para iniciantes - Como verificar se duas strings são iguais ou diferentes usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase() da classe String

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Podemos verificar se duas strings são iguais ou diferentes em Java usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase(). O método equals() recebe um objeto do tipo String e o compara com o String atual. Veja sua assinatura:

public boolean equals(Object anObject)
......


O resultado será true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Note que equals() diferencia letras maiúsculas e letras minúsculas. Veja um exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    String palavra1 = "Java";
    String palavra2 = "java";
    
    // vamos verificar se as duas strings são iguais
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes
......


O método equalsIgnoreCase(), por sua vez, não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. Veja o exemplo anterior usando o método equalsIgnoreCase():

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    String palavra1 = "Java";
    String palavra2 = "java";
    
    // vamos verificar se as duas strings são iguais
......


Ao executarmos este código o resultado será:

As duas strings são iguais
......



PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como copiar arquivos em PHP usando a função copy()

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Muitas vezes precisamos copiar um arquivo de um local para outro. Em PHP, isso pode ser feito com o auxílio da função copy(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser copiado e o caminho e nome para o qual a cópia será feita. Veja um exemplo:

<?php
  // copia o arquivo testes.txt para o diretório 
  // imagens
  $de = "/site/public_html/testes.txt";
  $para = "/site/public_html/imagens/testes.txt";
......


Tenha em mente que a função copy() retorna um valor boolean (true ou false) informando sobre o sucesso ou não da operação.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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