Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: ActionScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar a quantidade de elementos em um array

Quantidade de visualizações: 6042 vezes
// Este exemplo mostra como obter a quantidade
// de elementos em um array.

var nomes:Array = ["Osmar", "Fábio", "Carlos",
  "Marcelo", "Xavier"];

// vamos obter o tamanho do array
var tam:int = nomes.length;

Alert.show("O array contém " + tam + 
  " elementos.");


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VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução Select...Case do VB.NET

Quantidade de visualizações: 20452 vezes
As instruções If...Then e If...Then...Else são muito úteis para testarmos condições em nossos códigos. Porém, há situações em que os caminhos a serem testados são tantos que se torna um pouco tedioso escrever tantos ElseIfs. Para estas situações nós temos a instrução Select...Case. Veja seu uso no trecho de código abaixo:

Dim valor As Integer = 7

Select Case valor
  Case 1 To 5
    Console.WriteLine("Entre 1 e 5 (inclusive)")
  Case 6, 7, 8
    Console.WriteLine("Entre 6 e 8 (inclusive)")
......


Os valores a serem testados em cada passo da instrução podem ser separados por vírgulas ou por faixa, usando a palavra-chave To. Neste último caso, o valor limite também é incluído no teste.

O tipo de dados da variável de teste deve se enquadrar nos tipos: Boolean, Byte, Char, Date, Double, Decimal, Integer, Long, Object, SByte, Short, Single, String, UInteger, ULong e UShort.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHP

Quantidade de visualizações: 9649 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe.

Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

......


Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe.

Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;
    
 
    // uma variável estática que permite contar as instâncias
    // desta classe
    public static $contador = 0;

    // construtor da classe Produto
    function __construct(){
......


Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1.

É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo:

// vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio
// de uma referência a uma das instâncias da classe Produto
......


não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do ano em Ruby usando um objeto da classe Time e a função yday

Quantidade de visualizações: 6404 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma representação numérica do dia do ano na linguagem Ruby. Para isso podemos usar o método yday da classe Time. Este método retorna um número inteiro na faixa 1..366. Veja como usá-lo no trecho de código abaixo:

# constrói um objeto Time com a data e hora atual
agora = Time.now

# obtém o dia do ano
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O dia do ano é: 80


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

C# para iniciantes: Como declarar e usar variáveis em C#

Quantidade de visualizações: 47435 vezes
Variáveis são apelidos que damos aos blocos de memória que podem ser usados para armazenar dados durante a execução de um programa. Podemos guardar informações dos mais variados tipos em variáveis, a saber: valores inteiros, valores de número flutuante (com casas decimais), palavras, frases, textos e até mesmo referências a objetos de classes (fornecidas pela linguagem C# ou nossas próprias).

Uma variável é declarada, em sua forma mais simples, informando o tipo de dados (int, float, double, string, etc) e então o nome da variável. Veja:

// uma variável usado para armazenar um valor inteiro
......


Uma vez declarada a variável, podemos definir o valor que será armazenado inicialmente. Isso é chamado de "atribuir um valor inicial à variável". Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara e inicializa uma variável do tipo double
  double salario = 2345.32;

  // exibe o valor da variável
......


É possível declarar mais de uma variável do mesmo tipo. Basta separá-las por vírgulas. Veja:

// declara três variáveis do tipo char
......


Variáveis são realmente úteis quando as estamos usando em cálculos ou outras operações importantes para o correto funcionamento do programa. Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara três variáveis do tipo int
  int a, b, soma;

  // inicializa as duas primeiras variáveis
  a = 20;
  b = 10;

  // inicializa a terceira variável usando os valores
......


Para finalizar, lembre-se de uma variável C# possui atributos importantes e que devem ser lembrados com frequência durante o planejamento de suas aplicações. Alguns destes atributos são: tipo, nome, valor, posição na memória, escopo (global ou local) e visibilidade (pública ou privada).


Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica

Como representar a Equação da Continuidade em Java - Java para Hidrodinâmica

Quantidade de visualizações: 125 vezes
O que é a Equação da Continuidade?

A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos.

A Equação da Continuidade é uma consequência direta da
Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída.

Para melhor entendimento veja a seguinte figura:



Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água.

Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade?

Antes de passarmos ao código Java, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja:

\[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \]

Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos.

Vamos escrever código Java agora?

A Equação da Continuidade em código Java

Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Java, vamos resolver o seguinte problema?

1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2?

a) 20 m/s

b) 4 m/s

c) 0,25 m/s

d) 1,4 m/s

e) 0,2 m/s

Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados.

Veja o código Java completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar os dados de entrada
    System.out.print("Velocidade de entrada (m/s): ");
    double v1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Área de entrada (milímetros quadrados): ");
    double a1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Área de saída (milímetros quadrados): ");
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Velocidade de entrada (m/s): 2
Área de entrada (milímetros quadrados): 200
Área de saída (milímetros quadrados): 100
A velocidade de saída é: 4.0 m/s

Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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