Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:
Mais questões de simulados para treinamento e preparação para concursos
Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira
O aço no edifício
A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de não possuir amarrações diagonais nem paredes de cisalhamento para assegurar a estabilidade lateral, pode ser chamada de:
O número de Reynolds é um parâmetro adimensional usado para determinar o regime de escoamento de um fluido sobre uma superfície externa ou dentro de um conduto. No caso do escoamento em tubos, quais são os intervalos para o número de Reynolds classificar o escoamento em laminar ou turbulento?
A) Escoamento laminar: Re < 1.000; escoamento turbulento: Re > 1.400.
B) Escoamento laminar: Re < 2.300; escoamento turbulento: Re > 4.000.
C) Escoamento laminar: Re < 5.000; escoamento turbulento: Re > 5.300.
D) Escoamento laminar: Re < 3 x 104; escoamento turbulento: Re > 3,1 x 104.
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas
O projetista deve prezar pela compatibilização de projetos, de modo que os dispositivos elétricos e hidráulicos não se sobreponham aos elementos estruturais e arquitetônicos. Analise as afirmativas a seguir, referentes à compatibilização de projetos e à sua relação com as instalações elétricas.
I. As instalações elétricas aparentes devem, sempre, ser executadas com eletrodutos flexíveis, pois estes são mais adequados à geometria do substrato quando comparados aos eletrodutos rígidos.
II. A realização de cortes e rasgos em paredes de alvenaria, muito comum no cotidiano da engenharia, pode prejudicar o desempenho e a durabilidade do elemento de vedação e do ambiente interno da edificação.
III. As instalações elétricas podem ser executadas de forma aparente, sob a laje de concreto, sendo recobertas, em seguida, por forros suspensos de gesso, de modo a manter a instalação escondida.
IV. As instalações elétricas podem ser executadas no interior de paredes drywall; contudo, essa técnica resulta em elevado desperdício de material, em virtude dos cortes e rasgos nas placas de gesso acartonado.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) correta(s).
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa III está correta.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
FGV-2015 - No lançamento do projeto geométrico de uma estrada, o topógrafo levantou que o azimute do ponto 10 para o 11 foi de 254º 22' 26''. Nesse caso, o rumo foi de:
Ao documento em que se registram, pela ordem de sucessão em que são executados, os serviços necessários à realização da construção e os respectivos prazos, dá-se o nome de:
As lajes maciças são armadas em cruz, quando apresentam a relação entre o maior e o menor vão inferior a 2. Nessas situações, a laje pode ser dimensionada a partir de valores preestabelecidos em tabelas como a de Marcus.
Considere a laje maciça armada em cruz apresentada na figura a seguir:
A) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 11cm na laje em questão.
B) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 12cm na laje.
C) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 13cm na laje.
D) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 14cm na laje.
E) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 15cm na laje.Verificar RespostaEstudar Cards
Engenharia Civil - Materiais de Construção
Vidros
O vidro:
A) É um material homogêneo.
B) Orgânico.
C) Formada pela fusão de uma massa resfriada.
D) Quanto mais rápido for resfriado maior será sua densidade.
As conexões dos perfis de aço contribuem para a projetação das estruturas de uma edificação, sendo responsáveis pela ligação entre pilares e vigas ou entre outros elementos. Elas podem variar, dependendo do tipo de esforço que se pretende resistir com o elemento estrutural.
Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de conexão que está sendo utilizado para unir essas peças.
Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno.
A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada.
B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco.
C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica.
D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco.
E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica.Verificar RespostaEstudar Cards
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - Com comentários em Português
Domine a linguagem Java estudando onde e quando você quiser. Exercícios Resolvidos do BÁSICO ao AVANÇADO.
Java Básico, Matemática e Lógica, Strings e Caracteres, Estruturas Condicionais, Vetores e Matrizes, Funções, Laços, Internet, Arquivos e Diretórios, Desafios, Programação Orientada a Objetos e Muito Mais.