Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:
Mais questões de simulados para treinamento e preparação para concursos
Hidrologia
(Udesc 2011) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito bacias hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias.
A) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Essa última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo.
B) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável.
C) A maior bacia é a do Rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta.
D) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras.
E) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil. Seus rios principais são o Madeira e o Juruá.Verificar RespostaEstudar Cards
Engenharia Civil - Construção Civil
Impermeabilização: Materiais
Os impermeabilizantes rígidos devem ser utilizados, principalmente:
A) Em superfícies em que ocorre grande movimentação de veículos pesados.
B) Para vedar fissuras e trincas.
C) Em locais em que não ocorre a incidência da luz solar.
D) Principalmente em piscinas, pois somente com epóxi se consegue prevenir infiltrações.
A viga de fundação é também chamada de viga baldrame. É utilizada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso da estrutura para as camadas do solo. A partir disso, projete uma viga de fundação para os pilares P1 e P2, indicados na figura, sendo a taxa no solo σs = 0,4.
Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos
Quando se calcula um pilar central, deve-se ater para sua esbeltez, que influenciará diretamente o comportamento sobre alguns parâmetros utilizados para calcular a esbeltez. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:
A) o cálculo da excentricidade mínima não influencia a comparação de esbeltez.
B) o parâmetro αb é uma relação entre a vinculação do pilar.
C) o pilar central não é submetido a esforços de segunda ordem, pois a carga está centralizada.
D) quando se calcula um pilar, deve-se considerar a excentricidade sempre em um sentido.
E) o parâmetro αb é um parâmetro que não influencia a comparação da esbeltez com a esbeltez limite.Verificar RespostaEstudar Cards
Ética e Legislação Profissional
Introdução à Ética
Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas.
Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:
A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites.
B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social
C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos.
D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões.
O primeiro passo para você entender uma rede de distribuição de água (RDA) é conhecer as duas formas nas quais diferentes condutos podem se associar: em série ou em paralelo. Quanto aos condutos em série e paralelo pode-se dizer que as afirmações a seguir:
I) Para manter a vazão constante, a velocidade do escoamento se altera, sendo inversamente proporcional à área. Assim, se a área da seção transversal aumenta, a velocidade diminui, e vice-versa.
II) O que você precisa saber em uma associação de condutos em paralelo é que existe uma perda de carga entre A e B, ou seja, o início e final de um segmento. Essa perda de carga é constante, independentemente do trecho pelo qual o escoamento flui.
III) Quando em paralelo, a vazão que parte do nó A se divide em função das características da tubulação e do escoamento, como diâmetro, rugosidade e velocidade, quando chega em B, houve alteração nesta vazão a variação da velocidade diferenciada em cada um dos caminhos ao qual fora dividida.
(Enem 2016) A renaturalização de rios e córregos é, há muito tempo, uma realidade na Europa, no Japão, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil ainda são muito tímidas as iniciativas, mas algumas poucas cidades estão adotando essa importante prática.
O índice de esbeltez de um pilar de extremidade pode ser considerado um parâmetro de verificação da resistência desses elementos à flambagem. Em sua determinação, consideram-se o comprimento equivalente e o raio de giração do pilar.
Analise o pilar a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao coeficiente de esbeltez nas direções x e y do referido pilar.
Marque a alternativa correta em se tratando das técnicas de aplicação dos revestimentos cerâmicos.
A) A argamassa deve ser preparada com o auxílio de misturador mecânico limpo, adicionando água na quantidade recomendada na embalagem do produto.
B) Existem duas técnicas de aplicação da cerâmica, a simples colagem e a dupla colagem. Mas, de acordo com a NBR 13753 (ABNT, 1996), deve-se sempre optar pela dupla colagem, pois garante mais segurança à obra.
C) As placas cerâmicas com argamassa colante devem ser assentadas no máximo a cada 3 m2.
D) É indicado aplicar o rejunte, mesmo que as juntas estejam sujas com argamassa de assentamento, pois dessa forma irá ocorrer economia da argamassa de rejunte.
E) Caso se verifique a ocorrência de placas cerâmicas mal assentadas, não há problemas, pois a argamassa de rejunte irá resolver o problema.Verificar RespostaEstudar Cards
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - Com comentários em Português
Domine a linguagem Java estudando onde e quando você quiser. Exercícios Resolvidos do BÁSICO ao AVANÇADO.
Java Básico, Matemática e Lógica, Strings e Caracteres, Estruturas Condicionais, Vetores e Matrizes, Funções, Laços, Internet, Arquivos e Diretórios, Desafios, Programação Orientada a Objetos e Muito Mais.