Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:
Mais questões de simulados para treinamento e preparação para concursos
Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado
A resistência à compressão e a moldabilidade do concreto, unidas à resistência à tração do aço, permitem que sejam executadas as mais diversas formas arquitetônicas sem perdas na eficiência da estrutura, o que faz com que esse material seja largamente utilizado no Brasil e no mundo.
Com relação às aplicações do concreto armado, assinale a resposta correta.
A) Edifícios de concreto armado só podem ser realizados em concreto moldado no local.
B) Na construção de reservatórios, não é recomendada a utilização de concreto armado devido a sua porosidade e a sua permeabilidade.
C) Normalmente, pavilhões industriais não são construídos em concreto armado, pois sua agressividade química é muito elevada.
D) Pavimentos rodoviários não têm armadura, podendo ser realizados em concreto, mas nunca armado.
E) Pisos de postos de gasolina e estacionamentos são exemplos de pisos realizados em concreto armado.Verificar RespostaEstudar Cards
Fundações
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD)
O ensaio SPT pode ser recomendado de forma exclusiva nos seguintes casos:
A) Um solo com presença de matacões, como são os solos coluvionares.
B) Em solo residual de lamitos com ambiente bem drenado.
A cobertura tem a função de proteger o ambiente interno da edificação ante as ações da natureza, além de promover o conforto térmico e acústico dos usuários. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos tipos de coberturas:
I. As lajes de cobertura devem, necessariamente, estar associadas a sistemas de impermeabilização, cuja função é impedir a infiltração da água da chuva.
II. Os telhados consistem em coberturas compostas por armações de madeira ou aço, que sustentam elementos de revestimento, denominados telhas.
III. As coberturas em membranas são sustentadas por elementos metálicos, como treliças, cabos e malhas, devendo estar submetidas, exclusivamente, à compressão axial.
IV. As coberturas em cascas são elementos lineares submetidos, quase exclusivamente, a esforços axiais de compressão, apresentando comportamento semelhante ao dos arcos.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
A água é um excelente agente extintor de incêndio e, por isso, é utilizada tanto em sistemas de proteção por chuveiros automáticos quanto em sistemas hidráulicos preventivos.
O sistema hidráulico preventivo é dividido em três subsistemas que auxiliam o seu funcionamento.
Sobre esses subsistemas, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O subsistema de reservação deve ter reservatório elevado, cuja água pode ser utilizada também para abastecimento da edificação.
( ) O subsistema de pressurização deve ser capaz de transportar água nas condições adequadas de vazão e pressão para extinguir o fogo.
( ) O subsistema de comando é responsável pelo acionamento do sistema de hidrantes, cujo operador deve acionar manualmente a bomba de incêndio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com o avanço tecnológico, a construção civil tem se beneficiado significativamente com o desenvolvimento de diversos tipos de madeiras que oferecem soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis. Essa evolução permitiu a criação de materiais que atendem às demandas específicas dos projetos, garantindo alta resistência, durabilidade e versatilidade. Em relação aos tipos de madeiras, considere V para verdadeiro e F para falso:
( ) A madeira serrada é o produto resultante do corte longitudinal de toras ou toretes de árvores por uma serra.
( ) A madeira reconstituída é composta por várias camadas finas de madeira sobrepostas e coladas em direções alternadas.
( ) A madeira compensada é produzida a partir do processamento da madeira natural em fibras, partículas ou lâminas, que são, então, reunidas e prensadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado
O dimensionamento de elementos estruturais deve ser realizado considerando os critérios de segurança estabelecidos pela NBR 6118/2023 (Projeto de estruturas de concreto), especificamente relacionados ao ELS e ao ELU.
Com relação aos estados limites e aos critérios de segurança das edificações, assinale a resposta correta.
A) As combinações do ELS são utilizadas para o dimensionamento das estruturas ao colapso.
B) As deformações são analisadas somente nos ELS.
C) Para combinações no ELU, o valor característico da resistência do concreto armado deve ser superior ao valor de cálculo das solicitações.
D) Para verificações de ELS, o valor de cálculo da combinação das ações deve ser inferior ao valor limite adotado para seu efeito.
Uma edificação possui 10 ocupantes com um consumo médio per capita de 200 litros por dia. Qual a capacidade total mínima do reservatório, segundo a NBR 5.626, sem considerar a reserva de incêndio?
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais
Qual das alternativas a seguir possui exemplos, na ordem correta de ações: permanentes diretas, permanentes indiretas, acidentais diretas, acidentais indiretas e excepcionais.
A) Peso próprio, variações de temperatura, cargas móveis, protensão e terremotos.
B) Peso próprio, protensão, vento, variações de temperatura e terremotos.
C) Deslocamento de apoio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e terremotos.
D) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, força longitudinal de frenagem e explosões.
E) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e cargas verticais de uso da construção.Verificar RespostaEstudar Cards
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - Com comentários em Português
Domine a linguagem Java estudando onde e quando você quiser. Exercícios Resolvidos do BÁSICO ao AVANÇADO.
Java Básico, Matemática e Lógica, Strings e Caracteres, Estruturas Condicionais, Vetores e Matrizes, Funções, Laços, Internet, Arquivos e Diretórios, Desafios, Programação Orientada a Objetos e Muito Mais.