Planilha de Dimensionamento de Tubulações
Hidráulicas Água Fria e Água Quente Completa
Nossa planilha automática de dimensionamento de tubulações de água
fria e quente é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar engenheiros e projetistas
no cálculo rápido e preciso das redes hidráulicas de edificaçoes. Por meio da
inserçao de dados como vazao, diâmetro da tubulaçao, comprimento da rede,
material do tubo e coeficientes hidráulicos, a planilha realiza automaticamente
os cálculos necessários para verificar velocidade da água, perda de carga e
dimensionamento adequado das tubulaçoes.
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:
Mais questões de simulados para treinamento e preparação para concursos
Engenharia Civil - Construção Civil
Processos e técnicas construtivas de coberturas
A cobertura tem a função de proteger o ambiente interno da edificação ante as ações da natureza, além de promover o conforto térmico e acústico dos usuários. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos tipos de coberturas:
I. As lajes de cobertura devem, necessariamente, estar associadas a sistemas de impermeabilização, cuja função é impedir a infiltração da água da chuva.
II. Os telhados consistem em coberturas compostas por armações de madeira ou aço, que sustentam elementos de revestimento, denominados telhas.
III. As coberturas em membranas são sustentadas por elementos metálicos, como treliças, cabos e malhas, devendo estar submetidas, exclusivamente, à compressão axial.
IV. As coberturas em cascas são elementos lineares submetidos, quase exclusivamente, a esforços axiais de compressão, apresentando comportamento semelhante ao dos arcos.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
A profissão de engenheiro realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais. A Lei de Responsabilidade Técnica nº 6.496/1977 instituiu a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Nesse contexto, a ART é um documento registrado pelo(a):
(Udesc 2016) "Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d'água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio."
Disponível em http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acessado em agosto de 2016.
O nome do rio que completa corretamente a lacuna do texto acima é:
A instalação de tapumes é obrigatória em atividades de construção, para impedir o acesso de pessoas estranhas ao serviço. Sobre a instalação de tapumes e serviços decorrentes:
A) Os tapumes devem ter altura mínima de 2,2 m em relação ao nível do terreno.
B) Em edifícios com mais de dois pavimentos, é facultativa a construção de galerias para o tráfego de pedestres sobre o passeio.
C) As bordas da galeria para pedestres devem possuir tapumes com altura mínima de 2,0 m e inclinação de 45°.
D) Não é obrigatória a instalação de tapume em todo o perímetro da obra, apenas na testada do lote.
Quando não forem feitos ensaios e não existirem dados mais precisos sobre o concreto usado na idade de 28 dias, pode-se estimar o valor do seu módulo de elasticidade utilizando como base os critérios expostos no item 8.2.8 da NBR 6118/2014 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento.
Determine qual seria o módulo de elasticidade estimado para um concreto com fck = 60 MPa, considerando o uso do basalto como agregado graúdo.
A NBR 6118 (ABNT, 2014) determina que todos os elementos lineares submetidos à força cortante devem conter armadura transversal mínima (ρSW) constituída por estribos.
Nesse contexo, marque a alternativa correta:
A) O diâmetro da barra que constitui o estribo não pode exceder 20% da menor largura da viga.
B) O diâmetro da barra que constitui o estribo deve ser exatamente de 5mm ou menor.
C) Nos estribos em que as barras são lisas, o diâmetro não pode ser superior a 10mm.
D) O espaçamento máximo entre as barras transversais dos estribos não deve ser superior a 20cm.
E) O espaçamento mínimo adequado dos estribos deve ser aquele que permita a introdução do vibrador.Verificar RespostaEstudar Cards
Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais
(CEBRASPE - 2024 - ITAIPU - Técnico em Hidrologia) A tabela a seguir apresenta os dados de precipitação mensal, com as respectivas quantidades de ocorrência, coletados em um posto de meteorologia, ao longo de determinado período.
A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que a média ponderada da precipitação, no período de coleta, foi:
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - Com comentários em Português
Domine a linguagem Java estudando onde e quando você quiser. Exercícios Resolvidos do BÁSICO ao AVANÇADO.
Java Básico, Matemática e Lógica, Strings e Caracteres, Estruturas Condicionais, Vetores e Matrizes, Funções, Laços, Internet, Arquivos e Diretórios, Desafios, Programação Orientada a Objetos e Muito Mais.