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Uso da diretiva include para incluir arquivos em uma página JSP

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A diretiva include permite inserir um arquivo texto ou código em uma página JSP durante a fase de tradução, quando a página é compilada. Isso quer dizer que, o resultado final será apenas um arquivo e, portanto, objetos, métodos e variáveis disponíveis no arquivo incluído estarão acessíveis na página que faz a importação e vice-versa.

Ao contrário das diretivas de página (Page Directive), a diretiva include pode ser usada em qualquer lugar da página e quantas vezes forem necessárias. Veja a sintaxe JSP:

<%@ include file="arquivo.jsp" %>

Veja agora a sintaxe XML:

<jsp:directive.include file="arquivo.jsp" />

O caminho do arquivo a ser incluído é sempre relativo. Se o caminho começar com "/", este caminho será relativo ao contexto da aplicação. Se começar com um diretório ou nome do arquivo, o caminho será relativo à página que está fazendo a importação.

Vamos ver como isso funciona. Comece escrevendo o código abaixo:

Código para data_completa.jsp:
<%@ page language="java" import="java.util.*" %>
<%
  String dias[] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira",
       "Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"};
  String meses[] = {"Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril",
       "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro",
       "Novembro", "Dezembro"};

  Calendar hoje = Calendar.getInstance(); 
  String data = dias[hoje.get(Calendar.DAY_OF_WEEK) - 1] + 
       ", " + hoje.get(Calendar.DAY_OF_MONTH) + " de " + 
       meses[hoje.get(Calendar.MONTH)] +
       " de " + hoje.get(Calendar.YEAR);
%>
Salve este arquivo com o nome de data_completa.jsp. Como já usamos este trecho de código em exemplos anteriores ficará por sua conta revisar as partes que não entender completamente. Vamos ver agora como importa-lo em uma outra página:

Código para incluir.jsp:
<%@ page language="java" %>
<%@ include file="data_completa.jsp" %>
<html>
<head>
<title>Usando a diretiva include</title>
</head>
<body>

Hoje é: <%= data %>

</body>
</html>
Transfira os dois documentos para o diretório raiz da aplicação e execute a página incluir.jsp. Veja que a data é exibida através de uma expressão:

<%= data %>

Veja que esta variável é declarada e inicializada no código que incluímos. Isso prova que os dois documentos resultam em apenas um arquivo após o processo de compilação.

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Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como ler as linhas de texto de um JTextArea uma de cada vez

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Nesta dica veremos como ler as linhas de um controle JTextArea do Java Swing individualmente, ou seja, uma linha de cada vez. Para isso nós vamos usar os método getLineStartOffset() e getLineEndOffset() da classe JTextArea para acessar suas linhas separadamente.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para a dica:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import javax.swing.text.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Lendo as linhas de um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
     
    btn = new JButton("Ler Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int quant = textArea.getLineCount();
             
          for(int i = 0; i < quant; i++){
......



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem C

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A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual.

Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local.

Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche.

A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula:

\[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \]

Onde:

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

t ? tempo da queda (em segundos).

Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma:

\[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \]

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros.

Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // tempo da queda
  float segundos = 2; // em segundos
  
  // vamos calcular a altura da queda
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A altura da queda livre é: 19.613300 metros.


Java ::: Aplicativos Completos ::: Fontes

Como criar um visualizador de fontes em Java Swing - Código fonte completo

Quantidade de visualizações: 9884 vezes
Código completo Java: Como escrever um visualizador de fontes em Java Swing

Nesta dica eu mostro o código completo para uma aplicação GUI usado Java Swing e que permite visualizar as fontes instaladas no sistema. Ao clicar em uma das fontes exibidas em uma JList, o texto da JLabel é formatado de acordo com a fonte escolhida.

Note que montei toda a GUI em código mesmo, ou seja, sem usar o editor visual do Netbeans ou outra IDE. Esse é um bom exercício para entender os elementos que compõem interfaces gráficas do Java Swing.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.event.*;
import java.util.*;
 
public class Estudos extends JFrame
    implements ListSelectionListener{
  JLabel label = new JLabel("Observe este texto");  
 
  public Estudos(){
    super("Visualizados de Fontes");
     
    String[] fontNames; // nomes das fontes
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    fontNames = 
      GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().
      getAvailableFontFamilyNames();
    Vector fonts = new Vector();
 
    for(int i = 0; i < fontNames.length; i++){
      fonts.add(new Font(fontNames[i], Font.PLAIN, 16));
    }    
 
    JList fontList = new JList(fonts);
    fontList.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION);
    fontList.setCellRenderer(new FontCellRenderer());
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(fontList);
 
    JPanel p = new JPanel();
    p.add(scrollPane);
    fontList.addListSelectionListener(this);
    getContentPane().add(p, "Center");
    getContentPane().add(label, "South");
 
    setSize(500, 250);
    setVisible(true);
  }
 
  @Override
  public void valueChanged(ListSelectionEvent evt){
    JList source = (JList) evt.getSource();
    Font font = (Font) source.getSelectedValue();
    label.setFont(font);
......


Ao executá-lo você terá um resultado parecido com:




Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em Java

Quantidade de visualizações: 2533 vezes
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Java. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Java.

Veja um trecho de código Java completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

package arquivodecodigos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e três colunas
    int matriz[][] = new int[3][3];
    int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal
     
    // vamos ler os valores para os elementos da matriz
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " 
          + j + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());       
      }       
    }
     
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3
Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7
Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9
Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2
Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4
Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1
Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5
Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6
Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8

    3     7     9 
    2     4     1 
    5     6     8 

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow

Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindow

Quantidade de visualizações: 1076 vezes
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt:

QObject, QPaintDevice
  QWidget
    QMainWindow


Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar.

O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação.

Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow:

# vamos importar os módulos necessários
import sys
from PyQt6.QtCore import *
from PyQt6.QtGui import *
from PyQt6.QtWidgets import *

# vamos criar uma classe que herda de QMainWindow
class JanelaPrincipal(QMainWindow):
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    super().__init__()

    # definimos o título da janela 
    self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos")
    
    # vamos criar um botão QPushButton
......



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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