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Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 11996 vezes |
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O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir: Código para Logger.java:
Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log": Código para Main.java:
Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
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