Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java Servlets ::: MVC (Model View Controller) ::: Passos Iniciais

Como implementar MVC usando Servlets, JSP, JavaBeans e a interface RequestDispatcher

Quantidade de visualizações: 10160 vezes
Implementar MVC usando Servlets e JSP não é uma tarefa difícil, contanto que saibamos o ponto de partida, onde queremos chegar e as ferramentas que temos à nossa disposição.

Vamos começar pensando que os servlets são nossos controladores (Controller), ou seja, todas as requisições à aplicação web deverão passar pelos servlets. Estes, por sua, vez, acessam as regras de negócio da aplicação (Model) e efetuam os processamentos necessários e, finalmente, enviam o resultado para as páginas JSP (Model).

Assim, podemos resumir o processo em alguns passos bem simples:

1) Criação dos JavaBeans - Os JavaBeans são usados em aplicações web Java para representar uma determinada entidade do sistema. Por meio de seus métodos get e set podemos facilmente manipular as propriedades de uma determinada classe Java. Além disso, JavaBens podem ser colocados na sessão ou transferidos de um servlet para outro ou de/para uma página JSP usando a requisição ou contexto do servlet.

2) Crie os servlets que responderão às requisições - Nesta fase criamos os vários servlets que responderão às diversas requisições. Assim, uma requisição http://localhost:8080/loja/cadastrar poderia acionar um servlet chamado CadastrarUsuario. O papel deste servlet é verificar se o bean Usuario já foi criado e, se não foi, tomar as providências para sua criação. Tenha em mente que, se necessário, um servlet controlador pode acessar as demais classes e recursos do sistema, tais como conexões com banco de dados, etc.

3) Coloque os beans na requisição, sessão ou contexto do servlet - Depois de acessar as regras de negócio, um servlet controlador coloca os bens necessários à disposição de outros servlets ou páginas JSP da aplicação. Isso pode ser feito de três formas: na requisição, sessão ou contexto do servlet. Para tal, o método setAttribute() de HttpSession, ServletContext ou HttpRequest é usado.

4) Direcione o resultado para as páginas JSP - Nesta fase o servlet controlador determina qual página JSP é adequada para a situação e utiliza o método forward() da interface RequestDispatcher para transferir o controle para a página indicada. Veja um exemplo de como esta transferência ocorre:

RequestDispatcher dispatcher = 
  request.getRequestDispatcher("/inicio.jsp");
dispatcher.forward(request, response);

5) As páginas JSP finalmente acessam os beans usando jsp:usebean e podem usar JSTL e EL ou simplesmente jsp:getProperty para acessar os valores dos atributos dos JavaBeans. Lembre-se sempre de que não é recomendável colocar código Java nas JSPs que compõem uma aplicação MVC. Melhor ainda, uma página JSP deve servir apenas como forma de exibir os dados (View) e nunca tentar alterá-los.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Java Servlets

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.