Você está aqui: VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 2317 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um algoritmo VisuAlg completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

algoritmo "Algoritmo que testa se um número é primo"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  primo: logico
  numero, i: inteiro

inicio
  primo <- verdadeiro // vamos assumir que o número é primo

  // vamos solicitar um número inteiro positivo
  escreva("Informe um número inteiro positivo: ")
  leia(numero)
  
  // o número é negativo?
  se numero < 0 entao
    escreva("Número inválido.")
  // é 0 ou 1?
  senao
    se (numero = 0) ou (numero = 1) entao
      escreva("Número válido, mas não é primo.")
    // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
    senao
      para i de 2 ate int(numero / 2) faca
        // se passar no teste, não é primo
        se numero mod i = 0 entao
          primo <- falso // recebe falso
          interrompa
        fimse
      fimpara
      
      // agora testamos o valor da variável primo
      se primo = verdadeiro entao
        escreva("O número informado é primo")
      senao
        escreva("O número informado não é primo")
      fimse
      
    fimse
  fimse

fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

Veja mais Dicas e truques de VisuAlg

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 37 usuários muito felizes estudando em nosso site.