Delphi ::: Win32 API (Windows API) ::: Formulários e Janelas |
Como usar a função GetWindow() da API do Windows para pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial usando DelphiQuantidade de visualizações: 14607 vezes |
Em algumas situações nós precisamos pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial, ou seja, gostaríamos de encontrar uma janela que contenha a palavra "sexo". Isso pode ser feito com o auxílio da função GetWindow() da API do Windows. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função personalizada que permite encontrar uma janela // baseado em seu título function FindWindowByTitle(WindowTitle: string): Hwnd; var NextHandle: Hwnd; NextTitle: array[0..255] of char; begin // vamos obter a primeira janela NextHandle := GetWindow(Application.Handle, GW_HWNDFIRST); while NextHandle > 0 do begin // vamos obter o título da janela GetWindowText(NextHandle, NextTitle, 256); // a janela contém o título que procuramos? if Pos(Uppercase(WindowTitle), UpperCase(String(NextTitle))) <> 0 then begin Result := NextHandle; Exit; end else // vamos tentar a próxima janela NextHandle := GetWindow(NextHandle, GW_HWNDNEXT); end; // não encontramos nada? vamos retornar um handle nulo Result := 0; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var handle: hwnd; begin // vamos localizar e fechar a Calculadora do Windows // ou qualquer janela que contenha o texto "Calculadora" handle := FindWindowByTitle('Calculadora'); if handle <> 0 then // encontramos a janela? vamos fechá-la SendMessage(handle, WM_SYSCOMMAND, SC_CLOSE, 0) else ShowMessage('A janela pesquisada não foi encontrada'); end; Neste exemplo nós pesquisamos uma janela que contenha a palavra "Calculadora" em seu título. Se encontrada, nós a fechamos com o auxílio da função SendMessage() e a mensagem WM_SYSCOMMAND com o valor SC_CLOSE para o parâmetro wParam. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo usando Java - Como escrever em um arquivo usando as classes BufferedWriter e FileWriter do JavaQuantidade de visualizações: 22881 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem Java para escrever em um arquivo texto. Para isso nós vamos usar as classes BufferedWriter e FileWriter. Veja o trecho de código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.BufferedWriter; import java.io.FileWriter; import java.io.IOException; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ try { BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt")); out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n"); out.write("Esta é a segunda linha de texto"); out.close(); } catch(IOException e){ System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage()); } System.out.println("Acabei de escrever no arquivo"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo. Tenha cuidado. Se o arquivo já existir, o método write() da classe BufferedWriter vai sobrescrever o seu conteúdo. Por isso, é sempre uma boa idéia fazer uma verificação antes. |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Como tratar o erro IndexOutOfBoundsException do Java - A exceção IndexOutOfBoundsException da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 16989 vezes |
A exceção IndexOutOfBoundsException é uma exceção (erro) que acontece quando fornecemos um índice fora dos limites permitidos para o acesso de elementos em um vetor, matriz, string ou demais coleções. Lembre-se de que os índices em Java começam em 0 e vão até a quantidade de elementos menos 1. Antes de vermos os exemplos, observe a posição da classe pública IndexOutOfBoundsException na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Throwable java.lang.Exception java.lang.RuntimeException java.lang.IndexOutOfBoundsException Esta classe implementa a interface Serializable e possui duas sub-classes conhecidas: ArrayIndexOutOfBoundsException e StringIndexOutOfBoundsException. Veja um exemplo no qual tentamos acessar um elemento de um vetor usando um índice inválido: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // um array de quatro elementos int[] valores = {5, 23, 76, 3}; // vamos fornecer um índice inválido System.out.println(valores[4]); System.exit(0); } } Este código compila normalmente. Porém, ao tentarmos executá-lo, temos a seguinte mensagem de erro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 4 at Estudos.main(Estudos.java:7) A forma mais adequada de corrigir este erro é fornecendo um valor de índice que realmente esteja na faixa permitida. Veja agora o mesmo trecho de código usando uma string: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = "Java"; // vamos fornecer um índice inválido System.out.println(nome.charAt(4)); System.exit(0); } } Compile este código e execute-o. Você verá a seguinte mensagem de erro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Exception in thread "main" java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String index out of range: 4 at java.lang.String.charAt(Unknown Source) at Estudos.main(Estudos.java:6) Vamos fazer o mesmo usando uma ArrayList: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // fornecemos um índica inválido String nome = nomes.get(4); System.out.println("O valor obtido foi: " + nome); System.exit(0); } } Compile, execute e veja a mensagem de erro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Exception in thread "main" java.lang.IndexOutOfBoundsException: Index: 4, Size: 4 at java.util.ArrayList.RangeCheck(Unknown Source) at java.util.ArrayList.get(Unknown Source) at Estudos.main(Estudos.java:15) Veja que no caso do vetor, a exceção lançada foi ArrayIndexOutOfBoundsException, no caso da string a exceção foi StringIndexOutOfBoundsException e no caso do ArrayList tivemos IndexOutOfBoundsException. Resolvemos abordar estas três exceções em apenas uma anotação para que você perceba a semelhança entre elas. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Curso de C# - Como usar os tipos de dados short e ushort da linguagem C#Quantidade de visualizações: 8824 vezes |
O tipo de dados short é um tipo primitivo integral com sinal (signed) que pode armazenar valores inteiros na faixa de -32.768 até 32.767. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.Int16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um short por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um short short minimo = short.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um short short maximo = short.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um short é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um short é: -32768 até 32767. Ao atribuir valores para um short em tempo de design, ou seja, como um literal, devemos ter o cuidado de não atribuir valores que estejam fora da faixa permitida. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // a linha abaixo não vai compilar short valor = 35767; // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Este código não compila. A mensagem de erro: Constant value '35767' cannot be converted to a 'short' nos informa que o valor 35767 (que está acima da faixa permitida) não pode ser convertido para um short. Assim, se você desejar mesmo efetuar tal procedimento, uma conversão forçada (cast) deve ser feita: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ int valor = 35767; // vamos forçar a conversão para short short valor2 = (short)valor; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("Valor após o cast: " + valor2); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Aqui nós "esprememos" o valor 35767 para um short e o resultado, -29769, definitivamente não é o que estávamos esperando. O tipo ushort é um tipo primitivo integral sem sinal (unsigned) que pode armazenar valores inteiros na faixa de 0 até 65.535. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.UInt16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um ushort por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um ushort ushort minimo = ushort.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um ushort ushort maximo = ushort.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um ushort é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um ushort é: 0 até 65535. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 13390 vezes |
Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console. Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado. Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa. O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado. Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago. Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir. As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código: // método que exibe o menu principal do sistema public void menuPrincipal(){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); while(true){ limparTela(); System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Livros"); System.out.println("2 - Autores"); System.out.println("3 - Editoras"); System.out.println("4 - Usuários"); System.out.println("5 - Empréstimos"); System.out.println("6 - Multas"); System.out.println("7 - Sair"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // chama o menu de gerenciamento de livros menuGerenciarLivros(); break; case 2: // chama o menu de gerenciamento de autores menuGerenciarAutores(); break; case 3: // chama o menu de gerenciamento de editoras menuGerenciarEditoras(); break; case 4: // chama o menu de gerenciamento de usuários menuGerenciarUsuarios(); break; case 5: // chama o menu de gerenciamento de emprestimos menuGerenciarEmprestimos(); break; case 6: // chama o menu de gerenciamento de multas menuGerenciarMultas(); break; case 7: System.out.println("\nObrigado por usar o Sistema de Biblioteca\n"); System.exit(0); } } } Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente. Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca: // menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir // e atualizar os usuários da biblioteca public int menuGerenciarUsuarios(){ Usuario temp; // serve para várias operações neste menu // serve para as pesquisas dos usuários String pesquisaUsuario; Scanner entrada = new Scanner(System.in); // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário // usar a opção de sair while(true){ // tire caso não funcionar no seu sistema operacional limparTela(); System.out.println("\n:: G E R E N C I A R U S U Á R I O S ::\n"); System.out.println("Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Novo Usuário"); System.out.println("2 - Listar Usuários"); System.out.println("3 - Pesquisar Usuário"); System.out.println("4 - Excluir Usuário"); System.out.println("5 - Atualizar Usuário"); System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo usuário System.out.print("\nNome: "); String nomeUsuario = entrada.nextLine(); System.out.print("Idade: "); int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Sexo: "); char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0); // vamos incrementar o contador de usuários Usuario.contadorUsuarios++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios, nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario); // e o adicionamos no ArrayList de usuários usuarios.add(u); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo break; ... Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo: case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um usuário // o usuário que será relacionado a este empréstimo Usuario usuario = null; while(usuario == null){ System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: "); String pesquisaUsuario = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o usuario usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario); if(usuario == null){ // usuario não encotrado System.out.print("\nUsuário não encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome()); // fim para registrar um novo empréstimo nós // precisamos de um usuário // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um livro Livro livro = null; // o livro que será relacionado // a este empréstimo while(livro == null){ System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: "); String pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro); // livro não encontrado ou indisponível if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){ System.out.print("\nLivro não encontrado ou indisponível.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo()); // fim para cadastrar um novo empréstimo nós // precisamos de um livro try{ System.out.print("Data do Empréstimo: "); String dataEmprestimo = entrada.nextLine(); Date dataEmprestimoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo); System.out.print("Data de Devolução: "); String dataDevolucao = entrada.nextLine(); Date dataDevolucaoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao); // a data de devolução é menor que a data de empréstimo? if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){ System.out.println("\nA data de devolução deve ser maior que a data de empréstimo.\n"); } else{ // vamos incrementar o contador de empréstimos Emprestimo.contadorEmprestimos++; // vamos marcar o livro escolhido como indisponível livro.setDisponivel(false); // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario, livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, null, false); // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos emprestimos.add(emprestimo); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo } } catch(ParseException e){ System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n"); } break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca. Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. Como posso obter este código fonte? O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões: 1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse. 2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse. Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços em excesso de uma string e deixar apenas um espaço entre as palavras usando a função preg_replace() e expressões regulares do PHPQuantidade de visualizações: 11507 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível tirar proveito da função preg_replace() da linguagem PHP para retirar os espaços em excesso de uma frase ou texto. Note o uso da função trim() para remover também os espaços antes e depois da frase ou texto. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // uma frase com excesso de espaços // vamos deixar apenas um espaço entre as palavras $frase = " Gosto muito de programar em PHP "; $frase2 = trim(preg_replace('/\s\s+/',' ', $frase)); echo "Com espaços: " . $frase . "<br>"; echo "Sem espaços: " . $frase2; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Gosto muito de programar em PHP Sem espaços: Gosto muito de programar em PHP Pode ser necessário você olhar no código fonte da página HTML para visualizar melhor o resultado. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar uma substring de uma string em C++ usando a função substr()Quantidade de visualizações: 9992 vezes |
Este exemplo usa a função substr() para obter uma substring a partir de uma string. A assinatura para essa função é:string substr(size_t pos = 0, size_t n = npos) const; Se a posição inicial da substring for maior que o tamanho da string, uma exceção do tipo out_of_range será atirada. Nenhum erro é indicado se o tamanho da substring exceder o tamanho da string. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java e C++"; cout << "A frase e: " << frase << endl; // agora vamos obter uma parte da frase string sub = frase.substr(9, 4); // e mostramos o resultado cout << "A substring retornada e: " << sub << endl; // retorna "Java" system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de Java e C++ A substring retornada é: Java |
AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# APIQuantidade de visualizações: 312 vezes |
Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API. O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela. Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity(). Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions( "\nSelecione um alinhamento"); opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n"); opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false); // vamos obter o id do alinhamento selecionado ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId; editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " + id_alinhamento + '\n'); } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado: O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496) |
PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql) |
Como criar um arquivo de conexão PHP + MySQL e incluí-lo nas demais páginas PHP do seu projeto - Atualizado - Somente PHP 5.6 e anterioresQuantidade de visualizações: 12943 vezes |
É sempre uma boa idéia centralizar todos os parâmetros da conexão PHP + MySQL em apenas um arquivo e usar require() para incluí-lo nas demais páginas da aplicação. Se fizermos isso, não precisaremos efetuar alterações em todas as páginas caso o nome de usuário ou senha da conexão seja alterada. 1 - Comece criando o arquivo PHP que contém os parâmetros de conexão. Uma boa idéia é usar um método que retorne uma conexão com o banco de dados. Veja o código para conexao.php: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? function obter_conexao_php_mysql(){ // Parâmetros de conexão $server = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = "osmar1234"; $base = "estudos"; // Tenta efetuar a conexão $conexao = mysql_connect($server, $usuario, $senha); // Testa se a conexão foi efetuada com sucesso if(!$conexao) die('Falha ao conectar: ' . mysql_error()); // conexão efetuada com sucesso. Podemos definir qual // base de dados será usada $db_selected = mysql_select_db($base, $conexao); // testa se a base foi selecionada com sucesso. if(!$db_selected) die("Falha ao selecionar o banco: " . mysql_error()); return $conexao; } function fechar_conexao_php_mysql($conn){ mysql_close($conn); } ?> Agora este arquivo de conexão pode ser importado para as demais página da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? require("conexao.php"); // obtém a conexão com o banco MySQL $conexao = obter_conexao_php_mysql(); /* Outros códigos de manipulação dos dados no banco de dados vão aqui */ // fecha a conexão fechar_conexao_php_mysql($conexao); ?> Atenção usuários Windows + XAMPP: Se você estiver recebendo a mensagem abaixo, certifique-se de que a linha extension=php_mysql.dll Está descomentada no seu PHP.ini. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in conexao.php:10 Stack trace: #0 conexao.php(32): obter_conexao_php_mysql() #1 {main} thrown in conexao.php on line 10 Se você estiver usando uma versão do PHP superior a 5.6, este erro também ocorrerá e você terá que voltar sua aplicação para um PHP mais anterior ou mudar seus códigos de conexão para PDO ou MySQL Improved Extension (mysqli). |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em CQuantidade de visualizações: 27782 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 204,70 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 230,00 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100)); // mostra a porcentagem de erros printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100); // Os resultados serão 80% e 20% printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro); // O resultado será 13,33 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao); // O resultado será 3,5 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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