Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

Quantidade de visualizações: 4162 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void exibirInverso(int valor){
  // sua implementação aqui
}
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da plataforma Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio{
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita um valor inteiro ao usuário
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    // lê o valor informado
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // exibe o valor na ordem invertida
    System.out.print("O valor invertido é: ");
    exibirInverso(numero);
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem
  // inversa
  public static void exibirInverso(int valor){
    // a parada da recursividade é o valor igual a 0
    if(valor != 0){
      System.out.print(valor % 10);
      valor = valor / 10;
      exibirInverso(valor); // efetua uma nova chamada recursiva
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPane

Quantidade de visualizações: 10121 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog().

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando um clique em um botão");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    btn = new JButton("Clique");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!");
        }
      }   
    ); 
        
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 15494 vezes
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo.

O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535).

Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja:

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// define uma letra
char letra = 'A';

// define um valor hexadecimal equivalente à letra "A"
char letra2 = '\x0041';

// define um valor Unicode equivalente à letra "A"
char letra3 = '\u0041';

Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// converte o valor 65 para um char
char letra = (char)65;

// exibe o resultado
Console.WriteLine("A letra é: " + letra);

Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita).

Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas:

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static void Main(string[] args){
  for(int i = 65; i <= 90; i++){
    char letra = (char)i;
    Console.Write(letra + " ");
  }
  
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a...

Quantidade de visualizações: 2031 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo:



Determine:

a) o instante em que A alcança B;
b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro.

Resposta/Solução:

Este é um dos exemplos clássicos que encontramos nos livros de Física Mecânica, nos capítulos dedicados ao Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Em geral, tais exemplos são vistos como parte dos estudos de encontro e ultrapassagem de partículas.

Por se tratar de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), as grandezas envolvidas nesse problema são: posição (deslocamento), velocidade e tempo. Assim, já sabemos de antemão que o veículo B está 100 metros à frente do veículo A. Podemos então começar calculando a posição atual na qual cada um dos veículos se encontra. Isso é feito por meio da Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme - MRU.

Veja o código Java que nos retorna a posição inicial (em metros) dos dois veículos:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
  }
} 

Ao executar esta primeira parte do código Java nós teremos o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros

Agora que já temos o código que calcula a posição de cada veículo, já podemos calcular o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B. Para isso vamos pensar direito. Se o veículo A vai alcançar o veículo B, então já sabemos que a velocidade do veículo A é maior que a velocidade do veículo B.

Sabemos também que a posição do veículo B é maior que a posição do veículo A. Só temos que aplicar a fórmula do tempo, que é a variação da posição dividida pela variação da velocidade. Veja o código Java que efetua este cálculo:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B
    double tempo = (sB - sA) / (vA - vB);
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
    System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + 
      " segundos");
  }
} 

Ao executar esta modificação do código Java nós teremos o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros
O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos

O item b pede para indicarmos a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro entre os dois veículos. Agora que já sabemos o tempo do encontro, fica muito fácil. Basta multiplicarmos a velocidade do veículo A pelo tempo do encontro. Veja:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // valocidade do veículo A
    double vA = 15; // em metros por segundo    
    // valocidade do veículo B
    double vB = 10; // em metros por segundo
    
    // posição inicial dos dois veículos
    double sInicialA = 0;
    double sInicialB = 100;
    
    // tempo inicial em segundos
    double tempo_inicial = 0;
    
    // calcula a posição atual dos dois veículos
    double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial);
    double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial);
    
    // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B
    double tempo = (sB - sA) / (vA - vB);
    
    // a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro
    double distancia_encontro = vA * tempo;
    
    // mostra os resultados
    System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros");
    System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros");
    System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + 
      " segundos");
    System.out.println("O encontro ocorreu a " + distancia_encontro + 
      " metros da distância inicial do veículo A");
  }
} 

Agora o código Java completo nos mostra o seguinte resultado:

A posição do veículo A é: 0.0 metros
A posição do veículo B é: 100.0 metros
O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos
O encontro ocorreu a 300.0 metros da distância inicial do veículo A

Para demonstrar a importância de se saber calcular a Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), experimente indicar que o veículo A saiu da posição 20 metros, e defina a posição inicial do veículo B para 120 metros, de modo que ainda conservem a distância de 100 metros entre eles.

Você verá que o tempo do encontro e a distância do encontro em relação à posição inicial do veículo A continuam os mesmos. Agora experimente mais alterações nas posições iniciais, na distância e também nas velocidades dos dois veículos para entender melhor os conceitos que envolvem o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma substring está contida no início de uma string em Delphi usando a função AnsiStartsStr()

Quantidade de visualizações: 12271 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida no início de uma string, ou seja, se a string começa com um determinado prefixo. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiStartsStr(). Esta função requer a substring a ser pesquisada e a string alvo da pesquisa. O retorno será true se a substring estiver contida no início da string. Do contrário o retorno será false. Veja o exemplo:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'Gosto muito de Delphi e Java';

  // vamos verificar se a string começa com "Gosto"
  if AnsiStartsStr('Gosto', frase) then
    ShowMessage('A frase começa com a substring indicada')
  else
    ShowMessage('A frase NÃO começa com a substring indicada')
end;

Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


AutoCAD ::: Dicas & Truques ::: Configurações da Área de Desenho

Como definir os limites da área de desenho do AutoCAD usando o comando LIMITS

Quantidade de visualizações: 668 vezes
Quando estamos criando um novo desenho no AutoCAD, muitas vezes usando os arquivos de template acad.dwt (medidas imperiais) ou acadiso.dwt (medidas métricas), nos deparamos com uma área de desenho gigantesca, com medidas enormes.

Assim, é sempre uma boa idéia delimitarmos a área de desenho, e isso é feito por meio do comando LIMITS. Este comando, quando acionado, nos pede duas coordenadas: Lower Left e Upper Right. Veja a figura:



Dessa forma, Lower Left define os limites para o canto esquerdo inferior e Upper Right define os limites para o canto superior direito. Quando acionamos o comando LIMITS (ligado: ON), não conseguimos sair desses limites, o que pode ser uma comodidade, pois podemos nos concentrar em pequenos porções de um desenho de grandes proporções.

Vamos então aprender a usar o comando LIMITS do AutoCAD? Comece criando um novo desenho (usando ou não os templates mencionados acima) e digite os comandos a seguir:

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LIMITS [Enter]
Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0000,0.0000>: 0,0
Specify upper right corner <420.0000,297.0000>: 100,80

Tenha a certeza de inserir as coordenadas separadas por vírgulas e acionar a opção ON para ativar os limites. No final, digite o comando ZOOM ALL para aproximar a área de desenho dentro dos limites recém-definidos.

Agora, sempre que digitarmos coordenadas fora desses limites, o AutoCAD nos avisará que os valores são inválidos e os rejeitará. Para desligar os limites, basta chamar LIMITS novamente e informar o valor OFF.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números) usando a função isalnum() do módulo str da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 17971 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função isalnum() do módulo str do Python para verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números).

Veja o código completo para o exemplo:

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# função principal do programa
def main():
  texto = "34kwjii5992"
 
  if texto.isalnum():
    print("A string contém apenas caracteres" \
      " alfanumericos")  
  else:
    print("A string não contem somente caracteres" \
      " alfanumericos")
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A string contém apenas caracteres alfanuméricos


Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Python para iniciantes - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string

Quantidade de visualizações: 8283 vezes
Este trecho de código mostra como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string. Esta técnica é muito útil para formatar a saída em tela ou em arquivos.

Veja o código completo para a dica:

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def main():
  palavra1 = "Estudando"
  palavra2 = "Python"
  palavra3 = "C++"
  palavra4 = "Delphi"
 
  print("%-12s %s" % (palavra1, palavra2))
  print("%-12s %s" % (palavra3, palavra4))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Estudando    Python
C++          Delphi



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas

Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 195 vezes
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ.

O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc.

Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho");
      
      // vamos escolher o tipo de snap
      ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints |
        ObjectSnapTypes.Intersections;
      
      // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na
      // variável ponto, do tipo XYZ
      XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, 
        "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção");

      // acessamos as coordenadas do ponto 
      string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y +
        "\nZ = " + ponto.Z;

      // e mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + 
        coordenadas);
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com:

As coordenadas do ponto são:
X = 4.7533122
Y = 11.429872
Z = 23.3871198


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Percorrer todos os elementos de um array, exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos

Quantidade de visualizações: 12195 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10};
Escreva um programa Java console ou GUI que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste array e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos.
Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores positivos é: 51
A quantidade de valores negativos é: 3

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

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public static void main(String[] args){
  // um array de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10};
    
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores positivos
  int soma_positivos = 0;

  // agora uma variável para receber a quantidade de valores negativos
  int quant_negativos = 0;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do array
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    // vamos verificar se o valor do elemento atual é negativo
    if(valores[i] < 0){
      quant_negativos++;  
    }
    else{ // o valor é positivo
      soma_positivos = soma_positivos + valores[i]; 
    }
  }

  // vamos exibir a soma dos valores positivos
  System.out.println("A soma dos valores positivos é: " + soma_positivos);

  // vamos exibir a quantidade de valores negativos
  System.out.println("A quantidade de valores negativos é: " + quant_negativos);
}


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