Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Laços - Exercícios Resolvidos 13 - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100 - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 8246 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Java que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: |
![]() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter a série de Fibonacci recursivamente usando Python - Como calcular a sequência de Fibonacci em PythonQuantidade de visualizações: 15579 vezes |
Na matemática, os números de Fibonacci são uma sequência ou sucessão definida como recursiva pela fórmula: Fn = Fn - 1 + Fn - 2 Os primeiros números de Fibonacci são: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ... Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos. Veja um techo de código que mostra como calcular e mostrar a sequência de Fibonacci de forma recursiva: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método recursivo para calcular o Fibonacci de um # número def fibonacci(num): if num < 0: print("Não é possível obter o fibonacci de um numero negativo.") if ((num == 0) or (num == 1)): return num else: return fibonacci(num - 1) + fibonacci(num - 2) def main(): # vamos ler a entrada do usuário numero = int(input("Informe um inteiro: ")) # vamos obter o resultado res = fibonacci(numero) print("Fibonacci(%d) = %d" % (numero, res)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: Informe um inteiro: 7 Fibonacci(7) = 13 E agora saindo um pouco de Python: Leonardo Pisa (1175-1240) publicou a sequência de Fibonacci no seu livro Liber Abaci (Livro do Ábaco, em português), o qual data de 1202. Porém, comenta-se que os indianos já haviam descrito essa série antes dele. Se pegarmos um número da série de Fibonacci e o dividirmos pelo seu antecessor (por exemplo: 55 dividido por 34), teremos quase sempre o valor 1,618. Este valor é aplicado com muita frequência em análises financeiras e na informática. Leonardo Da Vinci, que chamou essa sequência de Divina Proporção, a usou para fazer desenhos perfeitos. De fato, se observarmos atentamente, perceberemos a sequência de Fibonacci também na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos, como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()Quantidade de visualizações: 502 vezes |
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string. A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // uma frase contendo espaços no início e // no final $frase = " PHP? Eu gosto de PHP. "; // vamos remover os espaços no início e no fim $frase = trim($frase); // e mostramos o resultado echo "A frase é: " . $frase; ?> Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha). |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente CanvasQuantidade de visualizações: 903 vezes |
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas. Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo. Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # método principal def main(): # cria a janela principal da aplicação janela_principal = Tk() # define as dimensões da janela janela_principal.geometry("400x350") # define o título da janela janela_principal.title("Uso do controle Canvas") # vamos criar o objeto Canvas canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350) # colocamos o Canvas na janela principal canvas.grid(row=0, column=0) # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha # de 5 pixels canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5") # entramos no loop de eventos janela_principal.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como obter apenas os elementos duplicados em um vetor usando as funções array_unique() e array_diff_assoc() do PHPQuantidade de visualizações: 14931 vezes |
Em algumas situações precisamos obter apenas os elementos que se repetem em um vetor (array). Isso pode ser feito combinando-se as funções array_unique() e array_diff_assoc(). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // vamos declarar e inicializar um array de inteiros $valores = array(9, 2, 6, 11, 6, 9, 3, 6); // vamos listar os valores dos elementos no array echo "Elementos no array:<br>"; for($i = 0; $i < count($valores); $i++){ echo $valores[$i] . " - "; } // vamos exibir apenas os valores duplicados // Aviso: não use o laço for para percorrer o array // resultante. Em vez disso use foreach $valores = array_unique(array_diff_assoc( $valores, array_unique($valores))); echo "<br><br>Elementos repetidos:<br>"; foreach($valores as $valor){ echo $valor . " - "; } ?> A execução deste código produz o seguinte resultado: Elementos no array: 9 - 2 - 6 - 11 - 6 - 9 - 3 - 6 - Elementos repetidos: 6 - 9 - |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 13017 vezes |
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura // de dois pixels g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), new Point(400, 450)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos criar várias coordenadas x e y Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300), new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)}; // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a // espessura de um pixel g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações Java |
Quem Somos |
![]() Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
|
![]() Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
|
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |