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Laços - Exercícios Resolvidos 13 - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100 - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 8246 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algorítmo) Java que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo).

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:



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Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter a série de Fibonacci recursivamente usando Python - Como calcular a sequência de Fibonacci em Python

Quantidade de visualizações: 15579 vezes
Na matemática, os números de Fibonacci são uma sequência ou sucessão definida como recursiva pela
fórmula:

Fn = Fn - 1 + Fn - 2

Os primeiros números de Fibonacci são:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ...

Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos.

Veja um techo de código que mostra como calcular e mostrar a sequência de Fibonacci de forma recursiva:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método recursivo para calcular o Fibonacci de um
# número
def fibonacci(num):
  if num < 0:
    print("Não é possível obter o fibonacci de um numero negativo.")
  
  if ((num == 0) or (num == 1)):
    return num
  else:
    return fibonacci(num - 1) + fibonacci(num - 2)
 
def main():
  # vamos ler a entrada do usuário
  numero = int(input("Informe um inteiro: "))

  # vamos obter o resultado
  res = fibonacci(numero)
  print("Fibonacci(%d) = %d" % (numero, res))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

Informe um inteiro: 7
Fibonacci(7) = 13

E agora saindo um pouco de Python: Leonardo Pisa (1175-1240) publicou a sequência de Fibonacci no seu livro Liber Abaci (Livro do Ábaco, em português), o qual data de 1202. Porém, comenta-se que os indianos já haviam descrito essa série antes dele.

Se pegarmos um número da série de Fibonacci e o dividirmos pelo seu antecessor (por exemplo: 55 dividido por 34), teremos quase sempre o valor 1,618. Este valor é aplicado com muita frequência em análises financeiras e na informática. Leonardo Da Vinci, que chamou essa sequência de Divina Proporção, a usou para fazer desenhos perfeitos.

De fato, se observarmos atentamente, perceberemos a sequência de Fibonacci também na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos, como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()

Quantidade de visualizações: 502 vezes
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string.

A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto.

Veja um exemplo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?php
  // uma frase contendo espaços no início e
  // no final
  $frase = "   PHP? Eu gosto de PHP.    ";
  
  // vamos remover os espaços no início e no fim
  $frase = trim($frase);
  
  // e mostramos o resultado
  echo "A frase é: " . $frase;
?>

Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha).


Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses

Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente Canvas

Quantidade de visualizações: 903 vezes
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas.

Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo.

Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *
 
# método principal
def main():
  # cria a janela principal da aplicação
  janela_principal = Tk() 
  
  # define as dimensões da janela
  janela_principal.geometry("400x350")
  
  # define o título da janela
  janela_principal.title("Uso do controle Canvas")
 
  # vamos criar o objeto Canvas
  canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350)
 
  # colocamos o Canvas na janela principal
  canvas.grid(row=0, column=0)
 
  # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas
  # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura
  # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha
  # de 5 pixels
  canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5")
 
  # entramos no loop de eventos 
  janela_principal.mainloop()
 
if __name__== "__main__":
  main()

Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter apenas os elementos duplicados em um vetor usando as funções array_unique() e array_diff_assoc() do PHP

Quantidade de visualizações: 14931 vezes
Em algumas situações precisamos obter apenas os elementos que se repetem em um vetor (array). Isso pode ser feito combinando-se as funções array_unique() e array_diff_assoc(). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?
  // vamos declarar e inicializar um array de inteiros
  $valores = array(9, 2, 6, 11, 6, 9, 3, 6);

  // vamos listar os valores dos elementos no array
  echo "Elementos no array:<br>";
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    echo $valores[$i] . " - ";
  }

  // vamos exibir apenas os valores duplicados
  // Aviso: não use o laço for para percorrer o array
  // resultante. Em vez disso use foreach
  $valores = array_unique(array_diff_assoc(
    $valores, array_unique($valores)));
  
  echo "<br><br>Elementos repetidos:<br>";
  foreach($valores as $valor){
    echo $valor . " - ";
  }
?>

A execução deste código produz o seguinte resultado:

Elementos no array:
9 - 2 - 6 - 11 - 6 - 9 - 3 - 6 - 

Elementos repetidos:
6 - 9 -



C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#

Quantidade de visualizações: 13017 vezes
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
  // de dois pixels
  g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), 
    new Point(400, 450));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450);

É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos criar várias coordenadas x e y
  Point[] coordenadas = {new Point(15,  20), new Point(15, 300),
     new Point(400,  300), new Point(400, 20), new Point(15,  20)};

  // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a 
  // espessura de um pixel
  g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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Osmar J. Silva
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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José de Angelis
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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