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Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPane

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Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea.

Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida:

textArea = new JTextArea(10, 20);
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
// Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal
......


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PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql)

Como criar um arquivo de conexão PHP + MySQL e incluí-lo nas demais páginas PHP do seu projeto - Atualizado - Somente PHP 5.6 e anteriores

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É sempre uma boa idéia centralizar todos os parâmetros da conexão PHP + MySQL em apenas um arquivo e usar require() para incluí-lo nas demais páginas da aplicação. Se fizermos isso, não precisaremos efetuar alterações em todas as páginas caso o nome de usuário ou senha da conexão seja alterada.

1 - Comece criando o arquivo PHP que contém os parâmetros de conexão. Uma boa idéia é usar um método que retorne uma conexão com o banco de dados. Veja o código para conexao.php:

<?
  function obter_conexao_php_mysql(){
    // Parâmetros de conexão
    $server = "localhost";
    $usuario = "root";
    $senha = "osmar1234";
    $base = "estudos";
      
    // Tenta efetuar a conexão
    $conexao = mysql_connect($server, $usuario, $senha);
 
    // Testa se a conexão foi efetuada com sucesso
    if(!$conexao)
      die('Falha ao conectar: ' . mysql_error());
......


Agora este arquivo de conexão pode ser importado para as demais página da seguinte forma:

<?
  require("conexao.php");
   
  // obtém a conexão com o banco MySQL
  $conexao = obter_conexao_php_mysql();
   
  /*
    Outros códigos de manipulação dos dados
......


Atenção usuários Windows + XAMPP: Se você estiver recebendo a mensagem abaixo, certifique-se de que a linha

extension=php_mysql.dll

Está descomentada no seu PHP.ini.

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in conexao.php:10 Stack trace: #0 conexao.php(32): obter_conexao_php_mysql() #1 {main} thrown in conexao.php on line 10

Se você estiver usando uma versão do PHP superior a 5.6, este erro também ocorrerá e você terá que voltar sua aplicação para um PHP mais anterior ou mudar seus códigos de conexão para PDO ou MySQL Improved Extension (mysqli).


PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em PHP usando a função deg2rad() - Trigonometria para iniciantes

Quantidade de visualizações: 13703 vezes
As unidades grau e radiano são muito usadas em cálculos de trigonometria. O grau é de uso mais no cotidiano pela sua praticidade, pois envolve, na maioria dos casos, números inteiros.

O radiano é de uso em cálculos envolvendo geralmente números racionais (e também na programação gráfica, uma vez que praticamente todas as linguagens de programação possuem funções de trigonometria que requerem e retornam valores em radianos, e não em graus).

Graus podem ser convertidos para radianos usando-se a seguinte fórmula:



Note que o valor de PI é 3,14 (aproximadamente).

Veja agora um trecho de código PHP que converte um ângulo em graus para radianos:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $graus = 45;
  $radianos = ($graus / 180) * pi();  
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Ângulo em graus: 45
Ângulo em radianos: 0.78539816339745

O PHP, na contramão de várias outras linguagens de programação, nos fornece uma função já embutida que nos permite converter de graus para radianos. Esta função se chama deg2rad(), recebe um valor em graus e devolve o resultado em radianos. Veja como usá-la no código PHP abaixo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $graus = 45;
  $radianos = deg2rad($graus);  
......


Ao executarmos o código novamente, teremos o seguinte resultado:

Ângulo em graus: 45
Ângulo em radianos: 0.78539816339745

Veja que o resultado obtido com o uso da função deg2rad() foi o mesmo que obtivemos com o cálculo no início da dica.

Para finalizar, saiba que 45o, assim como 30o e 60o são conhecidos como ângulos notáveis, e seus valores em radianos, assim como seus seno, cosseno e tangentes, devem ser memorizados se você quiser se tornar um guru (ou guroa) em geometria e trigonometria (e em computação gráfica, é claro).


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como verificar se um ano é bissexto usando PHP

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Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.

Na linguagem PHP podemos verificar se um ano é bissexto checando o valor retornado por date("L"). Se o valor retornado for "1", então o ano é bissexto. Observe que, em PHP, o valor 1 é considerado true (verdadeiro).

Veja um trecho de código completo no qual testamos se um determinado ano é bissexto ou não:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  // função que verifica se o ano é bissexto
  function ano_bissexto($ano){  
    return (date('L', mktime(0, 0, 0, 1, 1, $ano)) == 1);  
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O ano 2020 é bissexto


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

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Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e Engenharia

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Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$.

O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$.

O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor.

Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário:

\[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\]

Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível.

Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos ler os valores x e y
    Console.Write("Informe o valor de x: ")
    Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de y: ")
    Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2))

......


Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: -4
Informe o valor de y: 6
O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437

Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos ler os valores x, y e z
    Console.Write("Informe o valor de x: ")
    Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de y: ")
    Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de z: ")
    Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) +
......


Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 3
Informe o valor de y: 7
Informe o valor de z: 5
O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517


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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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