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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como usar a estrutura DateTime do C# em seus programas

Quantidade de visualizações: 9122 vezes
A estrutura DateTime representa um momento no tempo, geralmente expressado como uma data e hora do dia. O tipo DateTime representa datas e horas com valores na faixa de meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 Anno Domini (Common Era) até as 11:59:59 da noite do dia 31 de dezembro de 9999 A.D. (C.E.).

Os valores de horas são medidos em unidades de 100 nanosegundos chamados de ticks e uma data em particular é o número de ticks desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 A.D (C.E) no calendário Gregoriano (GregorianCalendar). Por exemplo, um valor de tick de 31241376000000000L representa a data 1º de janeiro de 0100 (sexta-feira) à meia-noite. O valor DateTime é sempre expresso no contexto de um calendário explícito ou padrão.

Considerações sobre versões

Em versões do .NET Framework anteriores à 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo de 2 bits não usados concatenados com um campo privado Ticks, que é um campo sem sinal de 62 bits que contém o número de ticks que representam a data e hora. O valor do campo Ticks pode ser obtido por meio da propriedade Ticks.

A partir do .NET Framework 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo privado Kind concatenado com o campo Ticks. O campo Kind é um campo de 2 bits que indica se a estrutura DateTime representa uma hora local, uma hora UTC (Coordinated Universal Time) ou um hora em um fuso horário não especificado. O campo Kind é usado quando estamos efetuando conversões de horas entre fuso horários, mas, não é usado para comparações de datas e horas ou aritmética. O valor do campo Kind pode ser obtido por meio da propriedade Kind.

É importante observar que uma alternativa ao uso da estrutura DateTime para se trabalhar com datas e horas em um fuso horário em particular é a estrutura DateTimeOffset. Esta estrutura guarda as informações de data e hora em um campo DateTime privado e o número de minutos pelos quais a data e hora diferem do horário UTC em um campo Int16 privado. Isso torna possível usarmos um valor DateTimeOffset para refletir as horas em um fuso horário em particular, enquanto um valor DateTime pode, sem causar confusão, refletir somente a hora UTC e do fuso horário local.

Valores DateTime

As descrições de valores de horas no tipo DateTime geralmente são expressas usando o padrão Coordinated Universal Time (UTC), que é o nome reconhecido internacionalmente para o Greenwich Mean Time (GMT). O Coordinated Universal Time é a hora de acordo com as medições em longitude de zero graus, ou seja, o ponto de origem UTC. Horários de verão não são aplicáveis ao UTC.

A hora local é relativa a um determinado fuso horário. Um fuso horário está associado à diferença de fuso horário, que é o deslocamento do fuso horário medido em horas a partir do ponto de origem UTC. Além disso, a hora local é opcionalmente afetada pelo horário de verão, que adiciona ou subtrai uma hora à duração do dia. Consequentemente, a hora local é calculada adicionando-se a diferença de fuso horário ao UTC e ajustando o horário de verão se necessário. A diferença de fuso horário no ponto de origem UTC é zero.

A hora UTC é ideal para cálculos, comparações e armazenamento de datas e horas em arquivos. A hora local é apropriada para a exibição em interfaces do usuário em aplicações desktop. Aplicações que são acessadas em diferentes fuso horários (tais com aplicações web) também precisam fornecer meios para a correta adequação a tais fuso horários.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade Now da estrutura DateTime para exibir a data e hora local no formato longo:

static void Main(string[] args){
  // Data e hora atual
  DateTime agora = DateTime.Now;

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine("{0:F}", agora);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

O resultado da execução deste código será algo parecido com:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2008 19:54:46.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Quantidade de visualizações: 1335 vezes
Exercício Resolvido de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Pergunta/Tarefa:

Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão.

Resposta/Solução:

Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // declara e constrói um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos ler os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
    // uma progressão geométrica
    boolean progressao = true;
    // vamos obter a razão
    int razao = valores[1] / (valores[0]);
    
    // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos
    // possuem a mesma razão
    for(int i = 1; i < valores.length; i++){
      if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){
        progressao = false;
        break;
      }
    }
    
    if(progressao){
      System.out.println("Formam uma progressão geométrica.");
      System.out.println("A razão é: " + razao);
      System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]);
    }
    else{
      System.out.println("Não formam uma progressão geométrica.");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor: 1
Informe o valor: 2
Informe o valor: 4
Informe o valor: 8
Informe o valor: 16
Informe o valor: 32
Informe o valor: 64
Informe o valor: 128
Informe o valor: 256
Informe o valor: 512
Formam uma progressão geométrica.
A razão é: 2
O primeiro termo é: 1


Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular desvio padrão em Python - Python para Matemática e Estatística

Quantidade de visualizações: 4712 vezes
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média.

Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística:

\[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\]

Onde:

a) __$\sigma__$ é o desvio;
b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i;
c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados;
d) N é a quantidade de valores no conjunto.

O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto.

Veja o código Python completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores:

# precisamos importar o módulo Math
import math

# função principal do programa
def main():
  # conjunto dos dados
  conjunto = [10, 30, 90, 30]
  soma = 0.0 # soma dos elementos
  desvio_padrao = 0.0 # desvio padrão
  tam = len(conjunto) # tamanho dos dados

  # vamos somar todos os elementos
  for i in range(0, tam):
    soma = soma + conjunto[i]
  
  # agora obtemos a média do conjunto de dados    
  media = soma / tam

  # e finalmente obtemos o desvio padrão
  for i in range(0, tam):
    desvio_padrao = desvio_padrao + math.pow(conjunto[i] - media, 2)
    
  # mostramos o resultado
  print("Desvio Padrão Populacional: {0}".format(math.sqrt(desvio_padrao / tam)))
  print("Desvio Padrão Amostral: {0}".format(math.sqrt(desvio_padrao / (tam - 1))))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Desvio Padrão Populacional: 30.0
Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755

Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento).


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em Java usando o método sin() da classe Math

Quantidade de visualizações: 2682 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem Java. Esta método, que faz parte da classe Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("Seno de 0 = " + Math.sin(0));
    System.out.println("Seno de 1 = " + Math.sin(1));
    System.out.println("Seno de 2 = " + Math.sin(2));
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0.0
Seno de 1 = 0.8414709848078965
Seno de 2 = 0.9092974268256817

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg

Quantidade de visualizações: 141 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real
  total_geral: real
  ano: inteiro
  total_carros_ano_2000: inteiro
  resposta: caractere

inicio
  // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
  total_geral <- 0
  total_carros_ano_2000 <- 0

  // repete até que o usuário informe o valor "N"
  repita
    // vamos ler o valor do carro sem desconto
    escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ")
    leia(valor_carro)

    // vamos ler o ano do carro
    escreva("Informe o ano do carro: ")
    leia(ano)

    // o ano é menor ou igual a 2000
    se ano <= 2000 entao
      valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0)
      // vamos somar mais este carro
      total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1
    senao
      valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0)
    fimse

    // calculamos o valor do carro com o desconto
    valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto
    escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto)
    escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

    // somamos mais este valor ao total geral
    total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto

    // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
    escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
    leia(resposta)

    // adiciona uma quebra de linha
    escreval()
  ate resposta = "N"

  // mostramos os resultados
  escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
  escreval("Total geral a pagar: ", total_geral)

fimalgoritmo



C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++

Quantidade de visualizações: 14202 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

// definição da classe Produto
class Produto{
  public:
    void setNome(string);
    string getNome();
    void setPreco(double);
    double getPreco();
  
  private:
    string nome;
    double preco;
};

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// classe Pessoa com duas variáveis privadas e 
// um método estático
class Pessoa{
  public:  
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    static bool isCPFValido(string);
  
  private:
    string nome;
    int idade;
};

// implementação da classe Pessoa
bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  return true;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    cout << "CPF Válido" << endl;
  }
  else{
    cout << "CPF inVálido" << endl;
  }
    
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim:

static bool isCPFValido(string);

Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja:

if(Pessoa::isCPFValido("12345")){}

É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo:

bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  
  // vamos acessar a variável não estática nome
  nome = "Osmar J. Silva";
  
  return true;
}

vai gerar o seguinte erro de compilação:

invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function.

Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será:

`this' is unavailable for static member functions.

Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

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