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Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como escrever um método ou função PHP que retorna uma referência para um objeto de uma determinada classe

Quantidade de visualizações: 8136 vezes
Em algumas situações gostaríamos de chamar um método ou função em PHP e obter, como retorno, um objeto de uma determinada classe. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Veja o código:

<?
  // classe Cliente com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Cliente{
    private $nome;
    private $email;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setEmail($email){
      $this->email = $email;
    }

    public function getEmail(){
      return $this->email;
    }
  }
  // fim da classe Cliente

  // vamos escrever uma função que retornará um novo objeto da classe Cliente
  function obterCliente(){
    $c = new Cliente;
    $c->setNome("Osmar J. Silva");
    $c->setEmail("osmar@arquivodecodigos.net");

    return $c; 
  }  

  // vamos chamar a função, obter o novo cliente e exibir os valores de suas
  // variáveis
  $cliente = obterCliente();
  echo "Nome: " . $cliente->getNome() . "<br>
    E-Mail: " . $cliente->getEmail();
?>

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Nome: Osmar J. Silva
E-Mail: osmar@arquivodecodigos.net

Veja que, ao efetuar uma chamada à função obterCliente(), esta cria um novo objeto da classe Cliente e nos retorna uma referência a este objeto. Isso quer dizer que, mesmo após a finalização da função obterCliente(), a referência retornada ainda continuará ativa. A memória alocada por tal referência será liberada somente quando a variável usada para armazenar a referência (em nosso caso a variável $cliente) for também liberada (geralmente atribuindo NULL à variável que guarda a referência ao objeto).

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Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a propriedade Alignment da classe TColumn para alinhar o conteúdo das células do TDBGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 11452 vezes
O conteúdo de cada coluna, ou seja, todas as células de uma determinada coluna, pode ser alinhado por meio da propriedade Alignment da classe TColumn. Esta propriedade aceita um de três valores (pertencentes à enumeração Classes.TAlignment):

taLeftJustify - o texto é alinhado à esquerda;

taCenter - o texto é alinhado ao centro;

taRightJustify - o texto é alinhado à direita.

O valor para esta propriedade pode ser definido em tempo de design ou execução. Para definir o alinhamento do conteúdo de uma coluna em tempo de design, basta clicar com o botão direito no DBGrid e escolher a opção Columns Editor. Em seguida clique na coluna desejada e vá em sua propriedade Alignment no Object Inspector.

Em tempo de execução podemos definir o alinhamento para um determinada coluna do DBGrid usando o seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos alinhar ao centro o conteúdo das células da
  // primeira coluna
  DBGrid1.Columns[0].Alignment := TAlignment.taCenter;
end;

Veja que neste trecho de código eu usei TAlignment.taCenter. Esta é uma boa forma de indicar no código de onde o valor taCenter está vindo. No entanto, o Delphi permite que se omita o nome da enumeração TAlignment.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Python

Quantidade de visualizações: 1039 vezes
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Python completo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
# entre eles em quilômetros
def calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2):
  raio_terra = 6378.137 # raio da terra em quilômetros
    
  # o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
  # para radianos
  lon1 = math.radians(lon1)
  lon2 = math.radians(lon2)
  lat1 = math.radians(lat1)
  lat2 = math.radians(lat2)
 
  # agora aplicamos a Fórmula de Haversine
  dlon = lon2 - lon1
  dlat = lat2 - lat1
  a = math.pow(math.sin(dlat / 2), 2) + math.cos(lat1) * math.cos(lat2) \
    * math.pow(math.sin(dlon / 2),2)
             
  c = 2 * math.asin(math.sqrt(a))
 
  # e retornamos a distância    
  return(c * raio_terra)

# método principal
def main():
  # vamos solicitar a latitude e longitude das duas localizações
  lat1 = float(input("Informe a primeira latitude: "))
  lon1 = float(input("Informe a primeira longitude: "))
  lat2 = float(input("Informe a segunda latitude: "))
  lon2 = float(input("Informe a segunda longitude: "))

  # vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
  distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2)
    
  # mostramos o resultado
  print("A distância entre os dois pontos é: {0} kms".format(distancia))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuibá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch do Java

Quantidade de visualizações: 64368 vezes
Quando precisamos escolher entre múltiplos caminhos alternativos e esta escolha pode ser baseada em um valor inteiro, a instrução switch é uma boa opção. Veja seu uso:

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int valor = 4;

    switch(valor){
      case 1:
        System.out.println("Valor é 1"); 
        break;
      case 2:
        System.out.println("Valor é 2"); 
        break;
      case 3:
        System.out.println("Valor é 3"); 
        break;
      default:
        System.out.println("Valor diferente de 1, 2 e 3"); 
        break;
    }   
  }
}

A variável fornecida à instrução switch deve ser do tipo byte, short, char, ou int. Ela não pode ser long, float, double, boolean ou referência a objetos. Veja o que acontece quando tentamos usar uma variável do tipo long:

Estudos.java:5: possible loss of precision
found   : long
required: int
    switch(valor){
           ^
1 error



Lisp ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar uma substring de uma string em LISP usando a função subseq()

Quantidade de visualizações: 296 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos extrair uma parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, vamos obter uma substring a partir de uma string. Na linguagem LISP isso pode ser feito por meio da função subseq().

Esta função aceita 3 argumentos. O primeiro argumento é a string a partir da qual a substring será extraída. O segundo argumento é o índice inicial da substring, começando sempre em 0. O terceiro argumento marca o índice final da substring (um índice a mais que o último caractere desejado). Se o terceiro argumento for omitido, todo o restante da string será incluído na substring.

Veja o código LISP completo para o exemplo no qual pedimos para o usuário informar uma frase e extraímos dessa frase os 5 primeiros caracteres:

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((frase)(substring))
  ; Vamos pedir para o usuário informar
  ; uma frase
  (princ "Informe uma frase: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável frase
  (setq frase (read-line))
  
  ; vamos mostrar a frase informada
  ; o símbolo ~% provoca uma quebra de linha
  (format t "A frase informada foi: ~S~%" frase)
  
  ; agora vamos obter os 5 primeiros caracteres
  (setq substring (subseq frase 0 5))
  
  ; e mostramos a substring
  (format t "A substring obtida foi: ~S" substring)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

A frase informada foi: "Estudar LISP é bom demais"
A substring obtida foi: "Estud"


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 16301 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim:

<script type="text/javascript">
  var principal = 2000.00;
  var taxa = 0.08;
  var meses = 2;
  
  var juros = principal * taxa * meses;
  
  document.write("O total de juros a ser pago é: " 
    + juros);
</script>

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

<script type="text/javascript">
  var principal = 2000.00;
  var taxa = 0.08;
  var meses = 2;
  
  var juros = principal * taxa * meses;
  var montante = principal + juros;
  
  document.write("O total de juros a ser pago é: " 
    + juros + "<br>");
  document.write("O montante da dívida é: "  + montante);
</script>



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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