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Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando Delphi

Quantidade de visualizações: 18026 vezes
Em algumas situações nós precisamos carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la em nosso formulário. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Vamos começar lendo a imagem JPG a partir do diretório da aplicação:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça

  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;
  // vamos criar o JPG
  jpg := TJPEGImage.Create;

  try
    // vamos carregar a imagem JPG
    jpg.LoadFromFile('foto.jpg');
......


Veja que a técnica consiste em carregar a imagem JPG e convertê-la em Bitmap usando o método Assign() da classe TBitmap. Em seguida só precisamos usar o método Draw() do Canvas do formulário para desenhar a imagem já convertida.

Caso você precise carregar a imagem JPG em tempo de execução, basta colocar um TOpenPictureDialog no formulário e alterar o código do evento Click do botão para:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça

  if OpenPictureDialog1.Execute then
    begin
      // vamos criar o bitmap
      bmp := TBitmap.Create;
      // vamos criar o JPG
      jpg := TJPEGImage.Create;

      try
        // vamos carregar a imagem JPG
        jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
......


Vamos complicar um pouco mais? Que tal uma função que carrega a imagem JPG, faz a conversão para Bitmap e retorna o Bitmap para o chamador? Veja:

function jpg2bitmap(const imagem: String): TBitmap;
var
  bmp: TBitmap;
  jpg: TJPEGImage;
begin
  // uses Jpeg; // não esqueça
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;
  // vamos criar o JPG
  jpg := TJPEGImage.Create;

  try
    // vamos carregar a imagem JPG
    jpg.LoadFromFile(imagem);
    // vamos convertê-la para Bitmap
    bmp.Assign(jpg);
  except
    bmp := nil;
  end;

  // vamos retornar o bitmap resultante
  Jpg.Free;
  Result := bmp;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
......


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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JavaScript ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: JavaScript Básico

Exercício Resolvido de JavaScript - Como somar dois números em JavaScript - O operador de adição da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 881 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa JavaScript para somar dois números, ou seja, dois valores numéricos inteiros. O usuário deverá informar os dois valores. Para efetuar a leitura dos números você pode usar a função window.prompt() e, para exibir o resultado, use a função window.alert().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número:
7
Informe o segundo número:
3
A soma dos números é:
10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em JavaScript:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Exercícios de JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos ler dois números do usuário
  var num1 = Number.parseInt(window.prompt(
    "Informe o primeiro número:"));
......



R ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

R para Matemática e Estatística - Como calcular desvio padrão usando a função sd() da linguagem R

Quantidade de visualizações: 1466 vezes
Em Matemática e Estatística, o Desvio Padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média.

Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística:

\[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\]

Onde:

a) __$\sigma__$ é o desvio;
b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i;
c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados;
d) N é a quantidade de valores no conjunto.

O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto.

Porém, se usarmos a linguagem R, todos estes cálculos se tornam desnecessários, pois temos a função sd(), que recebe uma lista de valores numéricos e retorna o desvio padrão correspondente. Veja:

> valores <- c(10, 30, 90, 30) [ENTER]
> desvio_padrao <- sd(valores) [ENTER]
> paste("O desvio padrão é:", desvio_padrao) [ENTER]
......


Ao executar estes comandos R nós teremos o seguinte resultado:

O desvio padrão é: 34.6410161513775

Note que a função sd() da linguagem R retorna o Desvio Padrão Populacional, e não o Desvio Padrão Amostral.


Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis locais em Lisp usando o comando let

Quantidade de visualizações: 525 vezes
Em várias situações nós gostaríamos de declarar variáveis que serão usadas em um espaço limitado, ou seja, dentro de uma função Common Lisp ou até mesmo em um bloco de código. Entram em cena as variáveis locais.

Variáveis locais, como o próprio nome indica, são visíveis apenas dentro do corpo de uma função ou dentro do bloco no qual elas são declaradas.

Em Common Lisp as variáveis locais são declaradas usando-se o comando let. Veja um exemplo no qual nós declaramos três variáveis locais e que serão usadas no corpo de uma função Multiplicar():

; vamos definir a função Multiplicar()
(defun Multiplicar()
  ; vamos usar o comando let para declarar
  ; três variáveis locais
  (let ((a 3)(b 9)(produto))
    ; agora vamos obter o produto das variáveis
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O produto dos dois valores é 27

Agora veja como podemos declarar variáveis locais dentro de um bloco de código em Common Lisp:

; vamos usar o comando let para declarar
; três variáveis locais (dentro de um bloco
; de código)
(let ((a 7)(b 5)(produto))
  ; agora vamos obter o produto das variáveis
......


Execute este código e você terá o seguinte resultado:

O produto dos dois valores é 35

Nos dois trechos de código, se tentarmos acessar as variáveis locais fora de seus escopos, nós teremos o seguinte erro:

The variable PRODUTO is unbound.


GNU Octave ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Equações Lineares

Exercício Resolvido de Octave - Sistema de Equações Lineares - Como resolver um sistema de equações lineares em Octave

Quantidade de visualizações: 146 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício de Octave mostra como resolver uma equação linear.

1) Dado o seguinte sistema de equações lineares:



use o GNU Octave para encontrar os valores das incógnitas x, y e z.

Sua saída deverá ser parecida com:

x =

   6
   2
   7
Resposta/Solução:

Para resolver esse sistema nós temos que definir três matrizes para representarmos as equações lineares no formato de matriz:

Ax = b

onde A, x, e b são matrizes.

Dessa forma, para obter o conjunto de soluções, ou seja, as incógnitas, nós temos que escrever as equações lineares na forma:

x = A \ b

Veja agora o código Octave para a resolução (aqui eu fiz em modo interativo):

>> % vamos criar a matriz A [ENTER]
>> A = [4 3 2; 3 7 4; 8 9 5]; [ENTER]
>> % agora vamos criar a matriz b [ENTER]
......



Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elas

Quantidade de visualizações: 14209 vezes
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados.

No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing.

Veja o código Java completo:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
import javax.swing.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  int linha, coluna;
   
  public Estudos(){
    super("JTable");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
      Dimension(350, 50));
     
    class CellListener extends MouseMotionAdapter{
      public void mouseMoved(MouseEvent e){
    JTable tb = (JTable)e.getSource();
        linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint());
        coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint());
        tb.repaint();
......


Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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