Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Como retornar e exibir todos os itens selecionados em uma TListBox do Delphi de seleção múltipla

Quantidade de visualizações: 14047 vezes
Este trecho de código mostra como podemos obter e exibir todos os itens selecionados em uma TListBox de seleção múltipla. Para executá-lo, coloque uma ListBox, um Memo e um Button em um formulário. Altere a propriedade MultiSelect da ListBox para True, adicione alguns itens e execute. Selecione um ou mais itens e clique no botão para visualizar o resultado. Note que usei um TStringList (classe concreta derivada de TStrings) para armazenar os itens selecionados. Veja o código:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  selecionados: TStringList;
begin
  // para que este exemplo funcione corretamente, a ListBox
  // deverá permitir seleção múltipla
  // ListBox1.MultiSelect := True;
  selecionados := TStringList.Create;

  // vamos obter os itens selecionados na ListBox
  if ListBox1.SelCount > 0 then
    begin
      for i := 0 to ListBox1.Count - 1 do
        begin
          if ListBox1.Selected[i] then
            selecionados.Add(ListBox1.Items[i]);
        end;

        // vamos exibir os itens selecionados em um TMemo
        Memo1.Lines.Clear;
        Memo1.Lines.Add('Os itens selecionados são:');

        for i := 0 to selecionados.Count - 1 do
          Memo1.Lines.Add(selecionados[i]);
    end
  else
    ShowMessage('Nenhum item selecionado.');

  // vamos liberar o TStringList
  selecionados.Free;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar linhas no Java Swing usando o método drawLine() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 15032 vezes
O método drawLine() da classe Graphics nos permite desenhar linhas retas. Observe atentamente a assinatura deste método:

public abstract void drawLine(int x1,
  int y1, int x2, int y2)


Neste método, os parâmetros x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Veja um trecho de código no qual desenhamos quatro linhas em um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // desenha linhas no JLabel
          graphics.drawLine(10, 15, 100, 10);
          graphics.drawLine(20, 30, 80, 150);
          graphics.drawLine(50, 50, 120, 30);
          graphics.drawLine(100, 100, 310, 100);    

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes()

Quantidade de visualizações: 2298 vezes
O método includes() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto possuir uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase contém a palavra "JavaScript":

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Gosto muito de HTML, PHP e JavaScript";
  
  if(frase.includes("JavaScript")){
    document.writeln("A frase contém a palavra JavaScript");  
  }
  else{
    document.writeln("A frase não contém a palavra JavaScript");  
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função includes() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como adicionar caracteres ao final de uma string C++ usando a função push_back()

Quantidade de visualizações: 8877 vezes
A função push_back() do C++ é útil quando precisamos adicionar caracteres individuais ao final de uma string. Veja um exemplo:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  string str = "Gosto muito de PHP";
  string temp;

  // vamos percorrer os caracteres da primeira string
  // e adicioná-los na segunda um de cada vez
  for(int i = 0; i < str.length(); i++){
    temp.push_back(str[i]);
  }

  // exibe o resultado
  cout << temp << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de PHP

Note que usamos um laço for para percorrer individualmente todos os caracteres da primeira string e adicioná-los um de cada vez na segunda string. Veja uma variação deste código, no qual exibimos o conteúdo da primeira string invertido:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  string str = "Gosto muito de PHP";
  string temp;

  // vamos percorrer os caracteres da primeira string
  // e adicioná-los na segunda um de cada vez.
  // desta vez vamos obter o resultado invertido
  for(int i = str.length() - 1; i >= 0; i--){
    temp.push_back(str[i]);
  }

  // exibe o resultado
  cout << "String original: " << str << endl;
  cout << "String invertida: " << temp << endl;;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este novo código C++ nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto muito de PHP
String invertida: PHP ed otium otsoG


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes Java

Quantidade de visualizações: 11605 vezes
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro:

Código para Livro.java:

package estudos;

public class Livro {
  // variáveis privadas
  private String titulo; // título do livro
  // variável estática que permitirá definir um
  // identificador único para cada livro
  private static int id;

  // construtor da classe Livro
  public Livro(){
    // vamos incrementar a variável estática
    Livro.id++;
  }

  // método que permite obter o id do livro
  public int getId(){
    return Livro.id;
  }

  // método que permite definir o título do livro
  public void setTitulo(String titulo){
    this.titulo = titulo;
  }

  // método que permite obter o título do livro
  public String getTitulo(){
    return this.titulo;
  }
}

Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação:

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um objeto da classe Livro
    Livro a = new Livro();
    a.setTitulo("Programando em Java 2");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + a.getId());
    System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo());

    // vamos criar mais um livro
    Livro b = new Livro();
    b.setTitulo("A biblia do C/C++");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + b.getId());
    System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo());

    // e mais um livro aqui
    Livro c = new Livro();
    c.setTitulo("PHP + MySQL");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + c.getId());
    System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo());
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro.id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

System.out.println(Livro.id);


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteiros

Quantidade de visualizações: 1437 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Seu método deverá ter a seguinte assinatura:

public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){
  // sua implementação aqui
}
Sua aplicação deverá solicitar ao usuário os valores do vetor e o valor a ser pesquisado. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1 valor: 2
Informe o 2 valor: 7
Informe o 3 valor: 4
Informe o 4 valor: 7
Informe o 5 valor: 1

Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7
O valor informado se repete 2 vezes.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[5];
    
    // vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + " valor: ");
      // efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado
    System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: ");
    int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // e vamos ver a quantidade de repetições
    int repeticoes = quantRepeticoes(0, valor, valores);
    System.out.print("O valor informado se repete " + repeticoes + " vezes.");
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que recebe um valor
  public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){
    if(indice == vetor.length - 1){ // caso base...hora de parar a recursividade
      if(vetor[indice] == valor){
        return 1; // mais um repetição foi encontrada
      }
    }
    else{ // dispara mais uma chamada recursiva
      if(vetor[indice] == valor){ // houve mais uma repetição
        return 1 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor);
      }
      else{
        return 0 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); // não repetiu
      }
    }
    
    return 0; // só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada
  }
}



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