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Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
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Programação orientada a objetos em Java - Como usar o modificador protected em suas variáveis e métodos JavaQuantidade de visualizações: 10363 vezes |
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O modificador protected pode ser aplicado às variáveis e métodos de uma classe. Membros de uma classe marcados como protected podem ser acessados por qualquer classe no mesmo pacote (package) ou por suas classes derivadas (subclasses), mesmo que estas classes estejam em pacotes diferentes. Contudo, a discussão sobre este modificador é um pouco mais profunda. Subclasses residentes em outros pacotes tem algumas limitações em relação ao acesso de variáveis e métodos marcados como protected em suas superclasses. Em resumo, uma subclasse em um pacote diferente pode sobrescrever métodos protected de suas superclasses. Além disso, instâncias destas subclasses podem acessar ou modificar variáveis protected herdadas de suas superclasses, assim como chamar os métodos protected herdados. Porém, estas instâncias não têm liberdade para efetuar estas ações em outras instâncias das mesmas subclasses. Veja um exemplo no qual mostramos como acessar variáveis marcadas como protected em uma classe a partir de sua classe derivada: // superclasse class Pessoa{ protected String nome; public String getNome(){ return this.nome; } } // subclasse class Aluno extends Pessoa{ public Aluno(){ this.nome = "Osmar J. Silva"; } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um objeto da classe Aluno Aluno a = new Aluno(); System.out.println(a.getNome()); } } |
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários |
Validação de formulários em JavaScript - Como validar um formulário contendo usuário e senha em JavaScriptQuantidade de visualizações: 33475 vezes |
A validação de formulários em JavaScript é uma das primeiras técnicas que devemos aprender, pois ela avita a perda de tempo que ocorre com a validação somente do lado do servidor (não se esqueça: as duas são necessárias). Ao validar no navegador, o usuário já vai as devidas correções sem ter que esperar o processamento de seus dados para, só então, ser comunicado de que alguma informação está incorreta. Assim, nesta dica, mostrarei como podemos validar um nome de usuário e senha em JavaScript. Deixei o exemplo bem mais, mas você pode melhorá-lo, adicionando até expressões regulares para ampliar as situações que podem ocorrer. O código abaixo vai gerar o seguinte formulário HTML: E agora o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <style type="text/css"> input {margin-bottom: 3px; margin-top: 3px} </style> <script language="JavaScript"> function validar(){ // só permitirá o envio se os dados forem fornecidos if(document.login.nome.value == ""){ alert("Forneça o nome do usuário"); document.login.nome.focus(); return false; } else if(document.login.senha.value == ""){ alert("Forneça a senha do usuário"); document.login.senha.focus(); return false; } else{ return true; } } </script> </head> <body> <form name="login" action="gravar.php" method="post" onsubmit="return validar()"> Usuário:<br> <input type="text" id="nome" name="nome"><br> Senha:<br> <input type="password" id="senha" name="senha"><br> <input type="submit" value="Entrar!"> </form> </body> </html> |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 16614 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar o item selecionado em uma ListBox do Delphi usando a propriedade ItemIndexQuantidade de visualizações: 19886 vezes |
O item selecionado em uma TListBox pode ser obtido fornecendo-se o índice do ítem selecionado como índice para a propriedade Items (do tipo TStrings) da ListBox. Veja como isso é feito no trecho de código abaixo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item_selecionado: String; begin // vamos obter o item selecionado na ListBox item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]; // mostra o resultado ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado); end; Contudo, este código provocará uma exceção do tipo EStringListError com a mensagem "List index out of bonds(-1)" se nenhum item estiver selecionado na ListBox. Para evitar tal erro, certifique-se de verificar se algum item foi selecionado antes de tentar obtê-lo. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item_selecionado: String; begin // vamos obter o item selecionado na ListBox if ListBox1.ItemIndex > -1 then begin item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]; // mostra o resultado ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado); end else ShowMessage('Nenhum item selecionado.'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
JavaScript para Trigonometria - Como converter radianos em graus na linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 3406 vezes |
Todas os métodos e funções trigonométricas em JavaScript recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do objeto Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código JavaScript (incluindo a página HTML): <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // valor em radianos var radianos = 1.5; // obtém o valor em graus var graus = radianos * (180 / Math.PI); // mostra o resultado document.writeln(radianos + " radianos convertidos para " + "graus é " + graus); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt()Quantidade de visualizações: 9433 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de remover um elemento em uma determinada posição da List<T>. Para isso podemos usar o método RemoveAt(). Veja sua assinatura:public void RemoveAt( int index ) Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser removido. Veja um exemplo: static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<int> valores = new List<int>(); // vamos inserir quatro valores na lista valores.Add(5); valores.Add(2); valores.Add(6); valores.Add(9); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos remover o terceiro elemento (com índice 2) valores.RemoveAt(2); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Elementos na lista: 5 2 6 9 Elementos na lista: 5 2 9 Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou igual ou superior à quantidade de itens na lista. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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Códigos Fonte |
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