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Você está aqui: Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
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Como retornar os minutos em Ruby a partir de um objeto da classe Time usando a função minQuantidade de visualizações: 6080 vezes |
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Muitas vezes precisamos obter os minutos de uma determinada hora a partir de um determinado objeto Time. Para isso a classe Time nos fornece o método min. Este método retorna um número inteiro na faixa 0..59. Veja uma demonstração de como usar este método no trecho de código a seguir: # constrói um objeto Time com a data e hora atual agora = Time.now # obtém os minutos minutos = agora.min # exibe o resultado puts "Os minutos são: " + minutos.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Os minutos são: 7 |
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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring em uma string VB.NET usando o método Substring() da classe StringQuantidade de visualizações: 11551 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Substring() da classe String do VB.NET para retornar parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma substring em uma string. Este método recebe o índice do caractere inícial da substring a ser obtida e a quantidade total de caracteres. O retorno é uma nova string. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET" ' vamos mostrar a frase original Console.WriteLine("Frase original: " & frase) ' vamos obter a substring "VB.NET" Dim substring As String = frase.Substring(15, 6) ' exibe o resultado Console.WriteLine("A substring é: " & substring) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de VB.NET A substring é: VB.NET |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 9546 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Python. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Python, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código Python completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: import math # função que permite calcular a distância # entre dois pontos no plano (R2) def distancia2d(x1, y1, x2, y2): a = x2 - x1 b = y2 - y1 c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2)) return c # função principal do programa def main(): # vamos ler os dados do primeiro ponto x1 = float(input("Informe o x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Informe o y do primeiro ponto: ")) # vamos ler os dados do segundo ponto x2 = float(input("Informe o x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Informe o y do segundo ponto: ")) # vamos obter a distância entre eles distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2) print("Distância entre os dois pontos: %0.2f" % distancia); if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.32 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Java - Java para GeometriaQuantidade de visualizações: 1712 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: Nesta dica mostrarei como podemos usar Java para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Java que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o raio do círculo System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos achar o diâmetro do círculo double diametro = 2 * raio; // agora calculamos a circunferência double circunferencia = 2 * Math.PI * raio; // finalmente calculamos a área do círculo double area = Math.PI * Math.pow(raio, 2); // vamos mostrar os resultados System.out.println("O diâmetro do círculo é: " + diametro); System.out.println("A circunferência do círculo é: " + circunferencia); System.out.println("A área do círculo é: " + area); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: URLs, Documentos e Páginas |
Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHPQuantidade de visualizações: 13538 vezes |
Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHP Em algumas situações nós precisamos obter o caminho do diretório raiz no qual o nosso documento ou código PHP está sendo executado. Para isso nós podemos usar a variável pré-definida $_SERVER['DOCUMENT_ROOT']. Esta variável costuma ser disponibilizada pela maioria dos servidores web. Veja um exemplo de seu uso: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php echo "A raiz do site é: " . $_SERVER['DOCUMENT_ROOT']; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A raiz do site é: C:/xampp/htdocs |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando força-brutaQuantidade de visualizações: 381 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; Sua saída deverá ser parecida com: Array na ordem original: 1 6 9 3 7 8 5 2 Rotação do vetor depois do passo 1: 2 1 6 9 3 7 8 5 Rotação do vetor depois do passo 2: 5 2 1 6 9 3 7 8 Rotação do vetor depois do passo 3: 8 5 2 1 6 9 3 7 Array depois de rotacionar 3 vezes: 8 5 2 1 6 9 3 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; // mostramos o array na ordem original System.out.println("Array na ordem original:"); exibirVetor(valores); // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita valores = rotacionarArray(valores, 3); // e mostramos o resultado System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:"); exibirVetor(valores); } // método usado para exibir o array public static void exibirVetor(int []vetor){ // percorremos cada elemento do vetor for (int i = 0; i < vetor.length; i++) { System.out.print(vetor[i] + " "); } System.out.println("\n"); } // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um // determinado número de vezes public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) { // um laço externo que repete a mesma quantidade de n for (int i = 0; i < n; i++) { // começamos no último elemento e regredimos até // o segundo elemento do vetor for (int j = vetor.length - 1; j > 0; j--) { // avançamos um elemento de cada vez para // a direita int temp = vetor[j]; vetor[j] = vetor[j - 1]; vetor[j - 1] = temp; } // mostramos o progresso System.out.println("Rotação do vetor depois do passo " + (i + 1) + ":"); exibirVetor(vetor); } return vetor; } } A solução que apresentamos aqui usa a força-bruta, isto é, uma solução não otimizada e pouco recomendada para arrays com um número exagerado de elementos. Por ser força-bruta, o laço interno percorre todos os elementos do vetor, trocando-os de lugares. Em outras dicas do site nós colocamos versões melhoradas deste código. |
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Códigos Fonte |
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