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Como criar uma tabela MySQL usando o comando CREATE TABLE e as funções mysql_query() e mysqli_query() do PHPQuantidade de visualizações: 21945 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função mysqli_query() do PHP para disparar uma instrução SQL CREATE TABLE para criar uma nova tabela na base de dados MySQL. Esta dica foi atualizada. Removi a função mysql_query(), já que esta não funciona mais nas versões atuais do PHP. Em seu lugar eu coloquei mysqli_query() e ajustei o código. Note que inclui neste exemplo o código para efetuar a conexão PHP + MySQL usando a função mysqli_connect(). Novamente vale lembrar que removi a função mysql_connect() e deixei apenas a versão mais atual. Se você pretende escrever seu primeiro CRUD PHP + MySQL, este é o exemplo ideal para você começar. Veja o código completo: <?php // vamos efetuar a conexao com o banco $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = "osmar1234"; $base_dados = "estudos"; $conexao = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $base_dados); // Comando SQL para criar a tabela $sql = "CREATE TABLE my2_usuarios( id int(11) NOT NULL auto_increment, usuario varchar(50), senha varchar(10), data_cadastro datetime, PRIMARY KEY(id) )"; // Executa o comando SQL $result = mysqli_query($conexao, $sql); // Verifica se o comando foi executado com sucesso if(!$result){ die("Falha ao executar o comando: " . mysqli_error($conexao)); } else{ echo "Comando executado com sucesso."; } // fecha a conexão mysqli_close($conexao); ?> |
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VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço Do...While...Loop do VB.NETQuantidade de visualizações: 17272 vezes |
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita. O laço Do...While...Loop é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado. Veja um exemplo de laço Do...While...Loop que nos permite exibir os números de 0 a 10: Dim numero As Integer = 0 Do While numero <= 10 Console.WriteLine(numero) numero += 1 Loop Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0: Dim numero As Integer = 10 Do While numero >= 0 Console.WriteLine(numero) numero -= 1 Loop Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço pára. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita: Dim pode As Boolean = True Dim valor As Integer = 1 Do While pode Console.WriteLine(valor) valor += 1 If valor > 20 Then pode = False End If Loop |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 12069 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite excluir um cookie. Pode // ser necessário reiniciar o navegador function excluirCookie(nome){ var exdate = new Date(); exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 == null) ? "" : "; expires=" + exdate); } // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos excluir o cookie excluirCookie('nome_visitante'); // verifica se o cookie "nome_visitante" existe // e obtém seu valor var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + "Seu valor é: " + nome_visitante); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante não existe |
C# ::: Dicas & Truques ::: Validação de Dados |
C# Windows Forms - Como validar o conteúdo de uma caixa de texto usando o evento Validating da classe ControlQuantidade de visualizações: 16884 vezes |
O evento Validating (disponível para todas as classes que herdam de System.Windows.Forms.Control) é muito útil quando precisamos verificar a validade dos valores inseridos nos controle Windows Forms. Neste exemplo mostrarei como usá-lo para validar o conteúdo de um TextBox. Aqui veremos como verificar se o conteúdo inserido é um valor inteiro válido. Tudo começa com a propriedade CausesValidation da classe Control. Esta propriedade nos permite definir se o controle provocará uma validação de seus dados quando o mesmo estiver prestes a perder o foco, ou seja, o usuário começara a interagir com outro controle após inserir dados no controle alvo da validação. Se o valor desta propriedade for true a validação ocorrerá. Em seguida voltamos nossa atenção para o evento Validating (também declarado originalmente na classe Control). Este evento é disparado quando a propriedade CausesValidation é true e o controle está prestes a perder o foco (o usuário está saindo para interagir com outro controle). Veja a ordem dos eventos quando estamos saindo do controle usando o teclado: a) Leave b) Validating c) Validated d) LostFocus Se estivermos saindo do controle usando o mouse (clicando em outro controle), a ordem é: a) Leave b) Validating c) Validated Veja um exemplo do uso do evento Validating de um TextBox: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ MessageBox.Show("Meu conteúdo pode ser validado agora"); } Experimente executar este código, coloque o foco na caixa de texto e depois "saia" para outro componente. Você verá a caixa de mensagem ser exibida. O tratador de evento Validating recebe um objeto da classe CancelEventArgs. Esta classe possui apenas uma propriedade chamada Cancel. Se o valor desta propriedade for definido como true, o evento Validating (e todos que viriam após ele) é cancelado. Isso faz com que o foco fique preso no controle até que o usuário informe o valor correto. Veja: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ // vamos verificar se a caixa de texto contém um valor inteiro válido try{ // vamos tentar converter o texto recebido em um valor inteiro int valor = Int32.Parse(textBox1.Text); MessageBox.Show("Validação ocorreu com sucesso!"); } catch(FormatException fe){ // não conseguimos converter o texto em um valor inteiro MessageBox.Show("Valor inválido! Tente novamente! " + fe.Message.ToString()); // limpamos a caixa de texto textBox1.Text = ""; // e "prendemos" o foco na caixa de texto e.Cancel = true; } } Neste trecho de código nós usamos um bloco try...catch para tentar converter o texto do TextBox em um valor inteiro. Se houver falha na conversão nós avisamos o usuário, limpamos a caixa de texto e forçamos o usuário a fazer a correção. Para finalizar, entra em cena o evento Validated. Este evento é disparado imediatamente após o evento Validating finalizar sua parte e é um bom lugar para avisarmos o usuário sobre o sucesso da validação ou remover quaisquer efeito visual que tenhamos inserido durante o processo de validação. Veja: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ // vamos verificar se a caixa de texto contém um valor inteiro válido try{ // vamos tentar converter o texto recebido em um valor inteiro int valor = Int32.Parse(textBox1.Text); } catch(FormatException fe){ // não conseguimos converter o texto em um valor inteiro MessageBox.Show("Valor inválido! Tente novamente! " + fe.Message.ToString()); // limpamos a caixa de texto textBox1.Text = ""; // e "prendemos" o foco na caixa de texto e.Cancel = true; } } private void textBox1_Validated(object sender, EventArgs e){ MessageBox.Show("Validação ocorreu com sucesso!"); } Veja que tudo que fizemos aqui foi remover a mensagem de sucesso de validação do evento Validating para o evento Validated. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas |
Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 141 vezes |
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ. O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc. Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho"); // vamos escolher o tipo de snap ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints | ObjectSnapTypes.Intersections; // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na // variável ponto, do tipo XYZ XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção"); // acessamos as coordenadas do ponto string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y + "\nZ = " + ponto.Z; // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + coordenadas); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com: As coordenadas do ponto são: X = 4.7533122 Y = 11.429872 Z = 23.3871198 |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 4800 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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