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Gráficos em PHP - Como testar se a extensão GD está disponível na sua instalação do PHP

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Gráficos em PHP são gerados a partir da biblioteca (ou extensão) GD. É claro que você pode usar outras bibliotecas, mas esta é a mais comumente usada e disponível nas hospedagens compartilhadas.

Antes de começar a gerar gráficos e imagens, porém, você precisa verificar se a GD está disponível no seu interpretador. A melhor forma de verificar isso é usar a página

phpinfo()
......


e procurar a seção "GD". Você deverá ter algo assim:

GD Support        enabled
GD Version        2.0 or higher
FreeType Support  enabled
FreeType Linkage  with freetype
JPG Support       enabled
PNG Support       enabled
WBMP Support      enabled


A partir da versão 4.3 do PHP, uma versão da GD (equivalente à GD 2.0 ou mais recente) já vem instalada por padrão. Isso dispensa a instalação da biblioteca.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

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Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter:

a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura.

b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco.

c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão.

d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas.

e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe.

f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo.

g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo.

Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Retangulo.java

package estudos;

public class Retangulo {
  private double largura; // largura do retângulo
  private double altura; // altura do retângulo
  
  // O exercício pede que TODOS os retângulos tenham a mesma cor
  // consulte a dica http://www.arquivodecodigos.net/dicas/1158 para mais
  // detalhes sobre o modificador static
  private static String cor = "branco"; // cor do retângulo

  // construtor sem argumentos
  public Retangulo(){
    this.largura = 1;
    this.altura = 1;
  }

  // construtor que permite especificar a largura e a altura
  public Retangulo(double largura, double altura){
    this.largura = largura;
    this.altura = altura;
  }

  // obtém a altura
  public double getAltura() {
    return altura;
  }

  // define a altura
  public void setAltura(double altura){
......


Agora o teste no método main():

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma instância da classe Retangulo com
    // os valores padrões
    Retangulo a = new Retangulo();
    
    // agora vamos informar a largura e a altura
    Retangulo b = new Retangulo(10, 5);
    
    // os dois retângulos terão a cor verde
    Retangulo.setCor("verde");
    
    // vamos mostrar os resultados do primeiro retângulo
    System.out.println("Primeiro retângulo");
    System.out.println("Largura: " + a.getLargura());
    System.out.println("Altura: " + a.getAltura());
    System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor());
......



C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como retornar a quantidade de elementos que podem ser armazenados na List do C# sem redimensioná-la

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O objeto List do C# possui uma propriedade Capacity que nos retorna a quantidade de elementos que podem ser inseridos na lista antes que ela tenha que redimensionar o seu array interno. Quando o tamanho da lista excede essa capacidade, automaticamente o array interno é redimensionado de forma a acomodar esses novos itens.

Nessa dica eu mostro como podemos retornar o valor dessa propriedade. Veja:

using System;
using System.Collections.Generic;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      List<int> valores = new List<int>();

      // insere valores na lista
      valores.Add(4);
      valores.Add(2);
      valores.Add(87);
      valores.Add(23);
      valores.Add(100);

      // obtém a capacidade da lista
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A capacidade da lista é de 8 elementos.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Python

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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x e y
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
  
  # vamos calcular a norma do vetor
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.22

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes

Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem R

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A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc).

Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras:

1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc.

2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número.

3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_).

4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes.

5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos.

Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R:

> x <- 10 [ENTER]
> nome <- "Osmar" [ENTER]
> pago <- TRUE [ENTER]
> y <- x + 15 [ENTER]
> x [ENTER]
......



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número inteiro aleatório em Ruby usando a função rand() do módulo Kernel

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rand() do módulo Kernel da linguagem Ruby para gerar um número randômico dentro de uma determinada faixa. No exemplo nós vamos gerar um número aleatório entre 0 e 6 (não incluído).

Veja o código completo para o exemplo:

# gera um número aleatório entre 0 e 5
numero = rand(6)
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O numero aleatório é: 5


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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