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Efetuando arredondamentos para cima usando o método ceilQuantidade de visualizações: 9657 vezes |
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/* O método: public static double ceil(double a) recebe um valor double e retorna o menor valor inteiro (ainda que do tipo double) maior ou igual ao argumento fornecido. */ public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double numero = 4.17; System.out.println( numero + " arredondado para cima é " + Math.ceil(numero)); } } |
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C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir arquivos em C usando a função remove()Quantidade de visualizações: 18948 vezes |
A função remove(), disponível no header stdio.h, pode ser usada para excluir arquivos. Veja sua assinatura:int remove(const char *filename); Veja que esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna um valor inteiro. Se o arquivo for excluído com sucesso, o valor 0 será retornado. Veja um exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // nome do arquivo a ser excluído char *arquivo = "c:\\testes.txt"; // vamos excluir if(remove(arquivo) == 0) printf("Arquivo foi excluido com sucesso."); else printf("Nao foi possivel excluir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um arquivo existe usando a função file_exists() do PHPQuantidade de visualizações: 12543 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar a existência de um arquivo ou diretório no sistema de arquivos de um determinado site. Para isso nós podemos usar a função file_exists() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se o arquivo ou diretório existir no caminho especificado, e false em caso contrário. Veja um exemplo completo de seu uso: <?php // pesquisa no diretório atual $arquivo = "testes.txt"; if(file_exists($arquivo)){ echo "O arquivo já existe."; } else{ echo "O arquivo não existe ainda."; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O arquivo já existe. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Python para Engenharia - Como multiplicar um vetor por um escalar usando Python e NumPyQuantidade de visualizações: 2951 vezes |
Esta dica de Python e NumPy é direcionada, principalmente, aos estudantes de Engenharia, que se deparam, logo no início do curso, com o estudo da Geometria Analítica e gostariam de entender melhor a multiplicação de vetores por um escalar. Lembre-se de que um escalar é um valor único, enquanto vetores e matrizes são estruturas que guardam vários valores ao mesmo tempo. Nosso primeiro exemplo será feito em cima de um vetor no R3, ou seja, no espaço, com os seguintes valores: [3, -5, 4]. O escalar usado será o valor 2, ou seja, temos que multiplicar cada valor no vetor pelo valor 2 e, dessa forma, obtermos um novo vetor, também no R3. Vetores no R3 possuem valores para x, y e z (três dimensões), enquanto vetores no R2 possuem apenas o x e y. Veja como a linguagem Python facilita a operação da multiplicação de um vetor R3 por um escalar: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # declara e cria o vetor vetor = np.array([3, -5, 4]) # agora vamos multiplicar este vetor pelo escalar 2 escalar = 2 novoVetor = vetor * escalar # vamos exibir o resultado print("Vetor inicial: ", vetor) print("Valor do escalar: ", escalar) print("Novo vetor: ", novoVetor) if __name__== "__main__": main() Este código Python vai gerar o seguinte resultado: Vetor inicial: [3 -5 4] Valor do escalar: 2 Novo vetor: [6 -10 8] Agora, saindo da Geometria Analítica e indo para a Álgebra Linear, veja como podemos efetuar a mesma operação em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas (recorde que, em Python, uma matriz nada mais é do que um vetor de vetores, ou seja, cada elemento do vetor contém outro vetor): # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # declara e cria a matriz matriz = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1), (11, 9, 7)]) # agora vamos multiplicar esta matriz pelo escalar 2 escalar = 2 novaMatriz = matriz * escalar # vamos exibir o resultado print("Matriz inicial: ", matriz) print("Valor do escalar: ", escalar) print("Nova matriz: ", novaMatriz) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Matriz inicial: [[4 12 50] [5 3 1] [11 9 7]] Valor do escalar: 2 Nova matriz: [[8 24 100] [10 6 2] [22 18 14]] |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com DartQuantidade de visualizações: 560 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; // construtor da classe Circulo Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; // construtor da classe Ponto Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema Circulo c; Ponto p; double dx, dy; // vamos criar um objeto Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){ stdout.write("O ponto está dentro do círculo"); } else{ stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Haskell ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Haskell Básico |
Exercícios Resolvidos de Haskell - Como escrever uma função que recebe dois números inteiros e retorna a sua somaQuantidade de visualizações: 517 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função Haskell que recebe dois números inteiros e retorne a sua soma. A função deverá ser chamada a partir da função main do programa. O usuário deverá informar os dois números a serem somados. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 11 Veja a resolução comentada deste exercício usando Haskell: import System.IO import Text.Printf -- declaração da função somar somar :: Int->Int->Int -- definição da função somar -- recebe dois inteiros e retorna a -- soma como um inteiro somar a b = a + b -- função principal do programa main = do -- vamos desabilitar o buffer de quebra de linha hSetBuffering stdout NoBuffering -- vamos pedir para o usuário informar dois números -- inteiros putStr "Informe o primeiro número: " n1 <- readLn::IO Int putStr "Informe o segundo número: " n2 <- readLn::IO Int -- agora vamos chamar a função somar e obter -- a soma dos dois números fornecidos let soma = somar n1 n2 -- agora mostramos o resultado printf "A soma dos dois números é: %d" soma |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Haskell |
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