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Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO

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O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

abstract String nome;

Estudos.java:2: modifier abstract not 
allowed here
  abstract String nome;
                  ^
1 error


Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente(); 
   
    System.exit(0);
  }
}

abstract class Cliente{
  public Cliente(){
   
  }
}

Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be 
instantiated
 Cliente cliente = new Cliente();
                    ^
1 error


A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

abstract class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does 
not override abstract method obterNome() in Cliente
class Cliente{
^
1 error


As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.

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PHP ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern

Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações PHP

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O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementados extensivamente nas linguagens Java e C#. Como o PHP, a partir de sua versão 5, suporta praticamente todos os recursos da programação orientada a objetos, este padrão pode ser implementado também nesta linguagem sem muitas dificuldades.

Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação.

Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente.

Vamos ver um exemplo deste padrão em PHP. Observe o código a seguir:

<?
  // Uma classe Singleton responsável por gravar 
  // logs no sistema
  class Logger{
    // variável estática e privada que guarda a instância
    // atual da classe
    private static $instancia = NULL;    

    // Método estático que retorna uma instância já existente, ou
    // cria uma nova instância
    public static function getInstance(){
      if(self::$instancia == NULL){
         self::$instancia = new Logger();
      }
      return self::$instancia;
    }

    // Construtor privado para evitar que instâncias sejam
    // criadas usando new
    private function __construct(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    // Método clone() também privado para evitar a criação
    // de clones desta classe
    private function __clone(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    public function registrarLog($dados){
      echo "Vou registrar o log: " . $dados;
    }
  }

  // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
  Logger::getInstance()->registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
?>

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial C# - Como usar o laço while (enquanto) da linguagem C#

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O laço while (enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  int valor = 1;

  while(valor <= 10){
    Console.WriteLine("{0}", valor);
    valor++;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que antes de cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A iteração acontece somente se esta condição for satisfeita, o que nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (o que aconteceria se a condição fosse falsa já na entrada). Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente.

Veja um outro exemplo de laço while, desta vez simulando um menu de opções:

static void Main(string[] args){
  // variável que registra a opção do usuário
  int opcao;
  
  // lê a opção
  Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
    " (-1 para sair): ");
  
  // laço while que mostra as opções do menu enquanto
  // o valor -1 não for informado
  while((opcao = int.Parse(Console.ReadLine())) != -1){
    switch(opcao){
      case 1:
        Console.WriteLine("Executando a opção 1");
        break;
      case 2:
        Console.WriteLine("Executando a opção 2");
        break;
      case 3:
        Console.WriteLine("Executando a opção 3");
        break;
      default:
        Console.WriteLine("Opção incorreta");
        break;
    }

    // mostra o texto das opções novamente
    Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
    " (-1 para sair): ");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Se você é realmente iniciante em C#, notará que este exemplo é um pouco mais elaborado. Desta forma, estude-o atentamente. É uma técnica muito útil quando estamos escrevendo programas console, uma vez que a maioria deles possui um menu de opções.


AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment

Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# API

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Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API.

O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela.

Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity().

Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Alinhamento")]
    public void Alinhamento() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento
          PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions(
            "\nSelecione um alinhamento");
          opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n");
          opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false);
          
          // vamos obter o id do alinhamento selecionado
          ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId;

          editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " +
            id_alinhamento + '\n');
        }
        catch (System.Exception e) {
          // vamos tratar o erro 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496)


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como obter valores dos atributos de um elemento HTML usando a função attr() do jQuery

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O exemplo abaixo mostra como obter os valores dos atributos de um elemento HTML usando a notação attr(). O retorno é uma string contendo o valor do atributo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterAtributo(){
    // Este exemplo mostra como obter o valor do 
    // atributo value de uma caixa de texto com 
    // o id "nome"
	
    var valor = $('#nome').attr("value");
    window.alert(valor);
  }
//-->
</script>



PHP ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Expressões Regulares em PHP - Como usar expressões regulares em PHP

Quantidade de visualizações: 8984 vezes
Expressões regulares são padrões pré-definidos que permitem pesquisar ou substituir uma substring em uma string. Isso quer dizer que expressões regulares são uma ferramenta muito útil para validar CEPs, números de telefones, cartões de crédito, endereços de e-mail, entre outros.

Várias linguagens de programação suportam expressões regulares, entre estas Perl, JavaScript, Java, C#, Python e VB.NET. Porém, o domínio destas expressões é privilégio de poucos. Talvez por sua complexidade ou até mesmo pelo fato de que alguns programadores se contentam em aprender apenas as características básicas de uma linguagem de programação. Quando precisam escrever um programa realmente avançado, vão em busca de códigos prontos e que satisfaçam suas necessidades depois de algumas pequenas alterações.

O PHP suporta dois tipos de expressões regulares: PCRE (Perl-Compatible Regular Expression) e POSIX Extended. O grupo de dicas apresentadas nesta seção de nosso site abrange estes dois tipos de expressões regulares.

Algumas funções de expressões regulares PCRE são: preg_grep(), preg_last_error(), preg_match_all(), preg_match(), preg_quote(), preg_replace_callback(), preg_replace() e preg_split(). Estas funções são abordadas com mais detalhes nesta seção.

Algumas funções de expressões regulares POSIX Regex são: ereg_replace(), ereg(), eregi_replace(), eregi(), split(), spliti(), sql_regcase().

Veja um trecho de código que usa a função eregi() para verificar se uma URL começa com http ou https:

<?
  $url = "http://www.arquivodecodigos.com.br";

  // vamos verificar se a URL começa com http ou https
  if(eregi("^http|https", $url))
    echo "A URL começa com o padrão analisado";
  else
    echo "A URL NÃO começa com o padrão analisado";
?>



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

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