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Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em Java

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Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:

// Classe Cliente
class Cliente{
  private String nome = "Osmar";
}

// Classe de teste
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente();
    System.out.println(cliente.nome);

    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:10: nome has private access in Cliente
  System.out.println(cliente.nome);


O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado:

public String nome = "Osmar";

É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso.

Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private.

Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse.

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Python ::: Pillow Python Imaging Library ::: Image

Como abrir uma imagem no Pillow do Python usando a função open() do objeto Image

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A função open() do objeto Image da biblioteca Pilow do Python é muito útil quando queremos abrir uma imagem para fins de edição ou exibição. Em sua forma mais simples este método exige apenas o caminho e nome da imagem e retorna um objeto PIL Image.

Veja um trecho de código no qual usamos a função open() para abrir a imagem e, em seguida, usamos a função show() para exibir a imagem no visualizador de imagens padrão definido em nossa máquina:

# vamos importar a biblioteca Pilow
from PIL import Image

# método principal
def main():
  # vamos abrir uma imagem
  imagem = Image.open("Mulher.png")

  # vamos exibir a imagem no visualizador padrão
  imagem.show("Foto a partir do Pilow")

if __name__== "__main__":
  main()

Note que o método show() do objeto Image é usado, na maioria das vezes, com o propósito de depuração de nossos códigos, já que ele cria um arquivo temporário e o envia ao visualizador padrão. Dessa forma nós podemos editar a imagem na memória e enviar para o visualizador todas as vezes que quisermos ver algum resultado.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como usar a propriedade Items da classe TListBox do Delphi

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A propriedade Items da classe TListBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc.

Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item na ListBox:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar um novo item na ListBox
  listBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos');
end;

É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens da ListBox indiretamente. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  lista: TStrings;
begin
  // vamos obter a lista de itens da ListBox
  lista := listBox1.Items;

  // vamos adicionar um novo item à lista
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
end;

Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em uma TListBox a partir de uma função ou procedure. Veja:

// procedure personalizada para inserir itens em uma TListBox
procedure inserirItensListBox(lista: TStrings);
begin
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
  lista.Add('Osmar J. Silva');
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos chamar a procedure que adiciona os itens na ListBox
  inserirItensListBox(listBox1.Items);
end;

Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher a ListBox:

// função personalizada que constrói e retorna uma lista
// de strings
function obterLista: TStrings;
var
  lista: TStringList;
begin
  lista := TStringList.Create;
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
  lista.Add('Osmar J. Silva');

  Result := lista;
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter a lista de strings
  ListBox1.Items := obterLista;
end;

Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date

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Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript que permite adicionar dias a uma data recebida como argumento e retorna um novo objeto Date. Como pequenas modificações esta função pode ser usada também para subtrair dias da data.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Data e hora em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que recebe um objeto Date e uma quantidade
  // de dias e soma esses dias ao Date recebido e
  // e retorna um novo objeto Date
  function adicionar_dias(data, dias){
    return new Date(data.getTime() + (dias * 24 * 60 
      * 60 * 1000));
  }

  // testa a função
  var hoje = new Date();
  document.write("Hoje é " + hoje.toLocaleDateString() + "<br>");
  
  // vamos adicionar 5 dias ao objeto Date
  var data_futura = adicionar_dias(hoje, 5);
  document.write("Daqui 5 dias será: " + 
    data_futura.toLocaleDateString());
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 06/02/2023
Daqui 5 dias será: 11/02/2023


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em JavaScript dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem JavaScript para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código JavaScript. Veja:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  var a = 20; // medida do cateto oposto
  var b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  document.writeln("O comprimento da hipotenusa é: " + c);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.05551275463989

Como podemos ver, o resultado retornado com o código JavaScript confere com os valores da imagem apresentada.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas)

Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem Ruby

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Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante.

Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo.

Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash.

Veja como criamos um hash usando notação literal:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = {'Goiás' => 'Goiânia',  'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 
  'Paraná' => 'Curitiba'}
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']

Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = Hash.new

capitais['Goiás'] = 'Goiânia'
capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá'
capitais['Paraná'] = 'Curitiba'
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']



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