Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
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Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 10031 vezes |
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Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:// Classe Cliente class Cliente{ private String nome = "Osmar"; } // Classe de teste public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println(cliente.nome); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:10: nome has private access in Cliente System.out.println(cliente.nome); O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado: public String nome = "Osmar"; É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso. Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private. Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse. |
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Python ::: Pillow Python Imaging Library ::: Image |
Como abrir uma imagem no Pillow do Python usando a função open() do objeto ImageQuantidade de visualizações: 1223 vezes |
A função open() do objeto Image da biblioteca Pilow do Python é muito útil quando queremos abrir uma imagem para fins de edição ou exibição. Em sua forma mais simples este método exige apenas o caminho e nome da imagem e retorna um objeto PIL Image. Veja um trecho de código no qual usamos a função open() para abrir a imagem e, em seguida, usamos a função show() para exibir a imagem no visualizador de imagens padrão definido em nossa máquina: # vamos importar a biblioteca Pilow from PIL import Image # método principal def main(): # vamos abrir uma imagem imagem = Image.open("Mulher.png") # vamos exibir a imagem no visualizador padrão imagem.show("Foto a partir do Pilow") if __name__== "__main__": main() Note que o método show() do objeto Image é usado, na maioria das vezes, com o propósito de depuração de nossos códigos, já que ele cria um arquivo temporário e o envia ao visualizador padrão. Dessa forma nós podemos editar a imagem na memória e enviar para o visualizador todas as vezes que quisermos ver algum resultado. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como usar a propriedade Items da classe TListBox do DelphiQuantidade de visualizações: 11161 vezes |
A propriedade Items da classe TListBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc. Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item na ListBox: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos adicionar um novo item na ListBox listBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos'); end; É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens da ListBox indiretamente. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var lista: TStrings; begin // vamos obter a lista de itens da ListBox lista := listBox1.Items; // vamos adicionar um novo item à lista lista.Add('Arquivo de Códigos'); end; Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em uma TListBox a partir de uma função ou procedure. Veja: // procedure personalizada para inserir itens em uma TListBox procedure inserirItensListBox(lista: TStrings); begin lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos chamar a procedure que adiciona os itens na ListBox inserirItensListBox(listBox1.Items); end; Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher a ListBox: // função personalizada que constrói e retorna uma lista // de strings function obterLista: TStrings; var lista: TStringList; begin lista := TStringList.Create; lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); Result := lista; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter a lista de strings ListBox1.Items := obterLista; end; Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto DateQuantidade de visualizações: 13218 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript que permite adicionar dias a uma data recebida como argumento e retorna um novo objeto Date. Como pequenas modificações esta função pode ser usada também para subtrair dias da data. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Data e hora em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que recebe um objeto Date e uma quantidade // de dias e soma esses dias ao Date recebido e // e retorna um novo objeto Date function adicionar_dias(data, dias){ return new Date(data.getTime() + (dias * 24 * 60 * 60 * 1000)); } // testa a função var hoje = new Date(); document.write("Hoje é " + hoje.toLocaleDateString() + "<br>"); // vamos adicionar 5 dias ao objeto Date var data_futura = adicionar_dias(hoje, 5); document.write("Daqui 5 dias será: " + data_futura.toLocaleDateString()); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Hoje é 06/02/2023 Daqui 5 dias será: 11/02/2023 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em JavaScript dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 761 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem JavaScript para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código JavaScript. Veja: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var a = 20; // medida do cateto oposto var b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); // e mostramos o resultado document.writeln("O comprimento da hipotenusa é: " + c); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.05551275463989 Como podemos ver, o resultado retornado com o código JavaScript confere com os valores da imagem apresentada. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 8972 vezes |
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: # cria um hash de estados e capitais capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 'Paraná' => 'Curitiba'} # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
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